Skip to main content

Timbó é declarada a Capital Nacional do Cicloturismo

Por 24 de agosto de 2023agosto 25th, 2023Cicloturismo, Notícias
Euwaldo Novaes Jr/ Euwaldo Fotografia

A cidade é o ponto de partida e chegada do Vale Europeu, que é o primeiro circuito de cicloturismo sinalizado no país

Timbó, cidade localizada a 170 km de Florianópolis (SC), acaba de ser declarada Capital Nacional do Cicloturismo. Nada mais propício, afinal o município é o ponto de partida e chegada do Vale Europeu, o primeiro circuito de cicloturismo a ser implantado no Brasil, em 2006.

O projeto de lei (PL 5227/19, do Senado), apresentado pelo senador Esperidião Amin e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reconhece a história e o trabalho consistente com o turismo que é realizado no local desde 1997, com a criação da Fundação de Cultura e Turismo.  “O título é apenas uma consequência dessa iniciativa pioneira e uma justa homenagem aos esforços empreendidos pela população local”, diz o senador.

A região turística está localizada no Vale do Itajaí e é conhecida pela presença de imigrantes alemães, italianos, austríacos, poloneses e portugueses. A bicicleta tem mesmo grande participação neste desenvolvimento. Anualmente ciclistas de todo o país e do exterior chegam à cidade para começar a percorrer os 300 km do circuito, que passa por nove municípios. Ao longo do caminho, desfrutam das belezas da natureza, dos encantos da cultura e gastronomia e hospitalidade de seu povo.

Além disso, explica Cintia Kaestner Kopch, gestora de turismo da prefeitura de Timbó, o Vale Europeu fez com que a cidade cada vez mais se adequasse para bem receber os ciclistas. “Atualmente temos um total de 40 km entre ciclovias e ciclofaixas na cidade, que beneficiam os cicloturistas que chegam por aqui, mas também os habitantes”, diz ela.

A expansão do cicloturismo na cidade continua. Segundo Cintia, há projetos de implantação de mais cinco rotas de cicloturismo em Timbó e cidades da região, além de uma tirolesa para bicicletas no topo do Morro Azul.

“Recebemos esse título com muita alegria, pois ele celebra a bicicleta e os ciclistas que nos visitam, além de reconhecer o trabalho sério que fazemos em toda a região”, diz a turismóloga Arlete Regilene Scoz, do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), que faz a gestão do Circuito do Vale Europeu.

Viva Timbó, a Capital Nacional do Cicloturismo! Confira abaixo a galeria de fotos de Euwaldo  Novaes Jr e visite seu Instagram aqui.

COMPARTILHE:
Adriana Marmo

Sou jornalista, formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo na PUC de Campinas, conclusão em 1989. Há oito anos troquei o carro pela bicicleta como meio de transporte e, desde então, sou ativista da causa e me especializei em mobilidade urbana

Entre na conversa 2 Comentários

Envie sua mensagem