Quem faz a Aliança Bike

Criada em 2003 e formalizada em 2009, a Aliança Bike é uma associação que tem como missão fortalecer a economia da bicicleta e o seu uso por brasileiras e brasileiros, atuando em diversas frentes de trabalho para promover o uso de bicicletas como transporte, esporte e lazer.

Conselho Deliberativo Biênio Outubro 2023 - Outubro 2025

O atual Conselho Deliberativo da Aliança Bike foi eleito na noite de 30 de outubro de 2023, durante Assembléia Geral Ordinária. Conheça um pouco mais sobre o corpo diretivo, que estará em ação nos próximos dois anos:

Rodrigo Coelho Pinto

Presidente do Conselho Deliberativo

Sócio diretor do Grupo JPP, empresa que atua no mercado de importação e exportação a mais de 50 anos. A partir do ano de 2006, passamos a nos destacar entre os principais distribuidores atacadistas do mercado de bicicletas, peças e acessorios do país. Com as marcas TSW Bike, RAVA Cycling e X-TIME parts atingindo todo o territorio nacional.

Alvaro Pacheco

1º Vice-Presidente do Conselho Deliberativo

Mais de 45 anos de experiência no setor de indústria de serviços, desempenhando posições de liderança em segmentos como produção e distribuição de conteúdo, food services, logística, imobiliário, segurança, telecomunicações, tecnologia e publicidade. Ocupou posições de liderança na WPP de 2008 a 2019 (CFO/COO do Grupo Newcomm e depois CFO/COO da Grey Latam). Em 2020 criou uma Produtora de Podcasts focada em Ciclismo (Gregario Cycling, Gregario Radio e MTB PASS), além de uma participação no Podcast 100idade. É membro do Conselho Virtual e atua também como Advisor de M&A e Planejamento Estratégico.

André Ribeiro

2º Vice-Presidente do Conselho Deliberativo

No mercado de bicicletas desde 1993 e por trás das empresas Dream Bike Triciclos e Dream BMX, é atleta profissional de BMX Freestyle e já competiu em dois X- Games. Atualmente atua como juiz e organizador de eventos em nível mundial. Participou de grandes projetos de desenvolvimento do esporte, como o Centro de Esporte Radicais, que é referência internacional de fomento e incentivo.

Conselho Fiscal biênio Outubro 2023 - Novembro 2025

Na mesma Assembleia na qual foi escolhido o Conselho Deliberativo, foi eleito também o conselho fiscal da Aliança Bike, que ficou assim composto:

Claudia Kligerman

Conselheira Fiscal

Formada em Engenharia Química, trabalhou no setor de Petroquímica no Rio de Janeiro. Ciclista desde 2002, competiu em diversas provas amadoras internacionais. A paixão pelo ciclismo se tornou profissão em 2014 quando decidiu trazer a marca Suíça ASSOS para o Brasil através da Galibier, sua distribuidora oficial.

Giancarlo Clini

Conselheiro Fiscal

CEO da IGP, empresa representante oficial da marca SCOTT no Brasil. Entusiasta e apaixonado por bicicletas, está no mercado profissionalmente a 35 anos, sendo 30 só com a marca SCOTT.
Ao longo da carreira esteve envolvido com diversos projetos visando fomentar o uso e o crescimento do mercado de bicicletas. Sendo um dos idealizadores e fundadores da ALIANÇA BIKE, essa foi uma das suas principais contribuições com o segmento.

Henrique Zompero

Conselheiro Fiscal

Apaixonado por bicicleta, esta no mercado desde os 13 anos de idade e foi atleta profissional. Formou-se em Administração e já foi gestor de bikeshop, mas foi na educação sobre mecânica onde se encontrou. Está a frente da Escola Park Tool.

Equipe executiva

Conheça nossa equipe executiva:

Daniel Guth

Diretor Executivo

Consultor e pesquisador em políticas de mobilidade urbana. Mestre em urbanismo pelo PROURB/UFRJ, é co-organizador dos livros "O Brasil que Pedala" (2018), "A Bicicleta no Brasil" (2015) e "Desistir Nunca foi uma opção" (2013). Ciclista urbano desde 2006, foi coordenador de implantação das ciclofaixas de lazer de SP, viabilizou mapeamento de ciclorrotas de São Paulo e Salvador (BA) e já coordenou dezenas de pesquisas e estudos sobre mobilidade e uso de bicicletas no país.

Juliana Maggi Lima

Assessoria Jurídica

Sócia do DBML Advogados, que atua em ações de impacto urbanístico. Entusiasta da mobilidade urbana, mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo.

Marina Lagareiro

Coordenadora Administrativa-Financeira

Graduada em Gestão Financeira (FATEC, 2016), Pós Graduada em Business Intelligence (Laureate International Universities, 2019), Especialização em Administração (ETEC, 2020); MBA em Gestão Empresarial e Inteligência Competitiva (Faculdade Metropolitana, 2022) e cursando Pós Graduação lato-sensu em Direito Empresarial (Faculdade Alphaville, 2025). Experiência de dez anos na área financeira/ administrativa.

Giuliana Pompeu

Coordenadora de Comunicação

Co-fundadora da HUB Conteúdo, é jornalista e produtora. Formou-se em Comunicação Social na Faculdade Cásper Líbero em 2017, onde dirigiu o documentário Ela Pedala. Assessora e idealiza projetos que usam a bicicleta para promover cidadania, cultura, saúde e diversão. Foi repórter no canal Bike é Legal, coordenadora de comunicação na Ciclocidade, assessora da vereadora Renata Falzoni e está sempre disposta a pôr um projeto pra rodar.

Andressa Gonçalves

Coordenadora de Relações Governamentais

Cientista política de formação pela Universidade de Brasília, com especialização em processo legislativo do Congresso Nacional. Autora da monografia sobre Frentes Parlamentares. Experiência tanto no âmbito público quanto privado na atuação de relações governamentais e institucionais. Alinhada à democracia, acredita no diálogo como peça fundamental na defesa de melhores políticas públicas visando sustentabilidade e vida saudável.

Michel Will

Designer

Cofundador da HUB Conteúdo, professor de fotografia, designer e jornalista. Tem experiência em gestão de projetos, em produções de ações e eventos, na criação e finalização de peças de comunicação, em produção de imagens fotográficas e na elaboração de programas de educação. Pratica BMX Freestyle e vê a bicicleta como uma ferramenta de transformação social.

Conselho Consultivo biênio Outubro 2023 - Outubro 2025

Conheça o Conselho Consultivo:

Felipe Caprioli

Conselheiro

Administrador e sócio da Alvoteq, fabricante de componentes e acessórios OEM para o mercado de bicicletas. Secretário da Comissão de Estudos 005:109.001 ABNT, onde desenvolveu trabalho para normatização de bicicletas elétricas e também bicicletas infantis a nível nacional e internacional.

Felipe Praça

Conselheiro

Engenheiro com MBA pelo INSPER, está a frente da Trek Bikes no Brasil e no Uruguai desde 2013, depois de 18 anos de carreira em multinacionais.

Giovanna Rezende

Conselheira

Ciclista de MTB e estrada desde 1991, mãe de Danton e Nicolle, em 1993 começou ao lado do falecido marido, a Bike Top, loja de bicicletas a qual é proprietária até hoje.
Também mecânica especializada e bike fitter, é uma apaixonada por bicicletas!
Em 2006 assumiu a Presidência da Associação Juizforana de Ciclismo pela primeira vez, e em alternância de mandatos, hoje é atual presidente.

Kleber Cincea

Conselheiro

46 anos, Casado e Empresário.
Engenheiro com MBA em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas
17 anos atendendo as indústrias montadoras de veículos e desde 2017 na indústria de bicicletas.
Sócio diretor da KSW Bikes
Representante da indústria nacional.

Luiz Rica

Conselheiro

Profissional com mais de 20 anos de experiência no varejo, indústria e mercado esportivo. Atuando nas áreas de logística, comercial e marketing. Atualmente gerente comercial para o mercado esportivo da HB Brasil.

Marcelo Maciel

Conselheiro

Engenheiro Naval formado pela Escola Politécnica da USP e pós graduado em Administração de Empresas pela FGV. Trabalhou na Petrobras, DOW Química e Unilever, e vem se dedicando, há mais de 30 anos, ao mercado de bicicletas. Foi o responsável pela implantação da subsidiária brasileira da Specialized. Atualmente se dedica à gestão da Proparts, que representa, no Brasil, algumas das marcas mais conhecidas do setor como SRAM, Rock Shox, Garmin, Mavic, Zipp, entre outras. Ainda, Marcelo é um dos fundadores da Aliança Bike.

Pedro Paulo Castro

Conselheiro

Fundador e Diretor da Athor Bikes, Sr. Pedro possui uma vasta experiência no mercado de bicicletas, são mais de 20 anos dedicados ao mundo das duas rodas. Em 2011 fundou a Athor, fabrica sediada em Lagoa da Prata, MG e grande promissora no mercado. A Athor é fabricante de bicicletas em aço, alumínio e carbono que são distribuídas por todo território brasileiro.

Rodrigo Affonso

Conselheiro

Advogado, pós graduado em direito tributário e privado pela Universidade Candido Mendes, construiu sua carreira na área jurídica nos escritórios de advocacia Veirano e Montaury Pimenta & Machado e posteriormente com a fundação do seu escritório Carvalho, Martins & Bonnard. Atualmente cofundador da empresa LEV BICICLETAS, montadora de veículos elétricos, com 40 lojas próprias em diversos estados, atuando como CEO e Head comercial em mais de 13 anos de mercado. Participa ativamente do setor de mobilidade elétrica através da diretoria da pasta levíssimo da ABVE – Associação Brasileira de Veículos Elétricos.

Sérgio Gallo

Conselheiro

Atua no mercado de bicicletas há mais de 20 anos, começando na Caloi como vendedor para canal especializado, após Gerente canal especializado na Sundown. Em 2010 como sócio fundador iniciou nova marca Brasil e distribuição da marca Lapierre até início de 2014. Nesse mesmo ano a criação da marca Groove Bikes como sócio. Naa Groove atua como comercial, marketing e desenvolvimento de produtos. Participo da aliança bike desde a fundação.

William Andó

Conselheiro

Começou a atuar no mercado de bicicletas desde 1975.
Acompanhou por décadas a evolução das bicicletas e do mercado brasileiro.
Sempre trabalhou na Julio Andó, que começou como varejo e evoluiu para a distribuição.
A empresa atende todo o Brasil com partes, peças e pneumáticos nacionais e importados.
A Julio Andó é detentora das marcas GTA, Paco, Sunrun dentre outras.
William Andó é o presidente do conselho da empresa. É formado em publicidade pela
Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Coordenadores de Grupos de Trabalho

A Aliança Bike mantém diversos Grupos de Trabalho atuando em várias frentes relacionadas ao uso e ao mercado de bicicletas. Os grupos são formados por pessoas ou empresas, associados ou não, diretamente ligadas ao tema em questão. Conheça os coordenadores dos grupos.

Luís Felipe Praça

Coordenador do GT Tributação

Está no comando da Trek Brasil, onde está desde 2013. Possui mais de 14 anos de experiência em marketing em empresas líderes de mercado.

Victor Hugo Cruz

Co-coordenador GT Bicicletas Elétricas

Formado em Engenharia Mecânica, é o fundados da Vela Bikes, uma das primeiras fabricantes brasileiras de bicicletas elétricas e nasceu a partir de um financiamento coletivo em 2014.

Nelson Pinto de Carvalho

Coordenador do GT Ciclologística

Experiência de 33 anos em logística Nacional e Internacional. Piloto de avião e ex empresário, hoje se dedica a novos negócios na Carbono Zero Courier, empresa que ama trabalhar e que já está há cinco anos. Atualmente cuida de novos negócios na empresa.

Álvaro Pacheco

Coordenador do GT Mídia

45 anos de experiência no setor de indústria de serviços. Ocupou posições de liderança na WPP de 2008 a 2019. Em 2020 criou uma Produtora de Podcasts focada em Ciclismo (Gregario Cycling, Gregario Radio e MTB PASS), além de uma participação no Podcast 100idade. É membro do Conselho Virtual e atua também como Advisor de M&A e Planejamento Estratégico.

Luiz Saldanha

Aliança pelo Cicloturismo (coordenador)

Turismólogo (UNIRIO), Mestre e Doutor em Engenharia de Transportes (COPPE/UFRJ). Atua em projetos e pesquisas relacionadas à mobilidade sustentável, ao turismo de base comunitária e ao uso público em Unidades de Conservação, com ênfase na interface dos modos ativos (ciclismo e caminhada). Sua linha de pesquisa é direcionada nos processos de governança frente ao desenvolvimento regional, pautando as análises de impactos socioeconômicos e ambientais junto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Veja também

Conheça os os projetos em andamento da Aliança Bike

Receba nossas novidades por e-mail