Comércio Varejista

As lojas de bicicletas representam a atividade da cadeia produtiva mais pulverizada pelo território nacional, estando presente em todas as Unidades da Federação e na maior parte dos municípios. É também o vetor da economia da bicicleta que mais emprega no país, com mais de 16,1 mil empregos diretos.

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Atualizado em: 15 de fevereiro de 2023

  • O Brasil possui 12,3 mil estabelecimentos voltados para a venda de bicicletas, acessórios e serviços*.
  • No Brasil, mais de 40% dos estabelecimentos estão na região sudeste, com destaque para a capital paulista, que concentra 540 empresas do Brasil no
    ramo.
  • O estado de São Paulo concentra 24% dos estabelecimentos do país, seguido de Minas Gerais com 12% deles e Paraná com 7% do total nacional. Entre os estados do Nordeste, destaque para a Bahia, com 6% do total de empresas e, na região norte, o Pará, com 3%.

* O cálculo é feito com base no número total de estabelecimentos de comércio varejista, somado ao número de total de estabelecimentos de reparação e 8% de estabelecimentos classificados em outras CNAE’s.

  • 95% das lojas estão enquadradas no regime Simples Nacional.
  • 79% estão registradas na CNAE 47.63-6-03 (Comércio varejista de bicicletas e triciclos, peças e acessórios).
  • 72% dos funcionários são contratados em regime formal (CLT).
  • 40% das lojas vendeu até 50 bicicletas em 2021.
  • 51% das lojas tem até 5 anos de idade.
  • 43% das lojas faturou até R$100 mil em 2021.
  • Quanto maior a idade da loja, maior seu faturamento médio.
  • O serviço de mecânica e revisão já representa 35% do faturamento das lojas.
  • A mountain bike con​tinua sendo o modelo mais ofertado nas lojas.
  • A oferta do modelo balance bike cresceu e chegou em 52% das lojas.
  • 77% das bicicletas vendidas custam em média até R$ 3 mil.
  • 52% das lojas vende na internet (e-commerce) e quanto maior o faturamento, maior a proporção de lojas com e-commerce.
  • 53% das lojas que vendem na internet​ uti​lizam plataformas já existentes (marketplace).
  • Maior parte das lojas apoia grupos de pedal ou intervenções e eventos no entorno da loja.

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