Vendas e utilização

Venda de bicicletas registra aumento de 50% no ano de 2020 em comparação a 2019

Bicicletas urbanas e MTB de entrada foram os modelos mais vendidos; levantamento ouviu centenas de lojistas, fabricantes e montadores de todo país. Clique no botão para mais informações.

Vendas de bicicletas (2020)

Mesmo com pequeno recuo, vendas de bicicletas no Brasil em 2021 mantêm patamar superior ao período pré-pandemia

Números tiveram queda de 2% em relação aos dados de 2020; levantamento da Aliança Bike ouviu centenas de lojistas de todo país. Clique no botão para mais informações.

Vendas de bicicletas (2021)

Venda de bicicletas tem queda de 35% em 2022, em comparação com 2021

Segundo dados exclusivos da Aliança Bike, saturação de mercado e cenário econômico levaram vendas para patamar do período pré-pandemia

Vendas de bicicletas (2022)

Estimativa de vendas de bicicletas inteiras no comércio varejista de bicicletas nos últimos anos¹:

2018: 4 a 4,5 milhões de unidades
2019: 4 a 4,5 milhões de unidades
2020: 6 milhões de unidades
2021: 5,8 milhões de unidades
2022: 3,77 milhões de unidades

¹Baseado no monitoramento da Aliança Bike com centenas de lojistas e nos dados de produção, montagem e importação de bicicletas e componentes. A estimativa contempla bicicletas novas e usadas, tanto adulto quanto infantil. O levantamento não inclui bicicletas e triciclos classificados como brinquedos.

Definir qual fonte confiável utilizar para falar sobre o uso de bicicletas no país é um desafio em si. Poucas regiões metropolitanas possuem pesquisas de origem e destino e poucos municípios – dos 5.570 municípios brasileiros – monitoram as viagens realizadas por cada modo de transporte. Os dados abaixo se referem ao SIMOB – um levantamento anual realizado pela Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP) para monitorar as viagens realizadas por cada modo de transporte nas cidades brasileiras. A bicicleta é responsável, em média, por 3% de todas as viagens realizadas diariamente no território nacional.

Conheça os os projetos em andamento da Aliança Bike

Receba nossas novidades por e-mail