Skip to main content

Retrospectiva 2024

30 de dezembro de 2024

O ano de 2024 foi mais um ano desafiador para o setor de bicicletas neste pós-pandemia de Covid-19, com baixa demanda, pressão inflacionária, dólar (câmbio) elevado e problemas estruturais no comércio exterior.

Para a Aliança Bike, seguimos atuando pelo mercado de bicicletas para vencer os desafios e buscar melhores condições para o setor. Nossos esforços estão sempre direcionados à melhoria do ambiente de negócios e também à promoção do uso de bicicletas de maneira ampla e irrestrita. 

Neste ano pudemos monitorar mais de perto o Congresso Nacional, rastreando quaisquer novidades para o setor de bicicletas. Qualificamos e disseminamos informações e conteúdos relevantes sobre o universo da bicicleta, seja através do Bicicleta News (whatsapp), seja pelas redes sociais e através de dados com nossos Boletins Técnicos. 

Como associação, nossa motivação principal é estarmos cada dia mais próximos de nossos associados, tanto em nossas redes e canais de comunicação, quanto em nossos encontros virtuais periódicos, onde o diálogo e as discussões possibilitam atuarmos em conjunto criando estratégias e frentes para alcançarmos bons resultados.

Confira abaixo a Retrospectiva 2024 da Associação:

Conselho Deliberativo
Mandato atual Out/23 a Out25

  • Rodrigo Coelho Pinto (Grupo JPP/TSW) – Presidente
  • Alvaro dos Santos Pacheco Jr. (Gregario Cycling) – 1º Vice-Presidente
  • André Sérgio de Castro Ribeiro (Dream BMX/ Dream Bike) – 2º Vice-Presidente

Conselho Fiscal
Mandato atual Out/23 a Out25

  • Giancarlo Clini (Scott/ IGP Clini)
  • Claudia Kligerman (Assos Brasil/ Galibier)
  • Henrique Zompero (Escola Park Tool)

Conselho Consultivo
Mandato atual Out/23 a Out25

  • Marcelo Maciel (Proparts)
  • Giovanna Rezende (AJF Ciclismo)
  • Kleber Cincea (KSW)
  • Luiz Rica (HB Brasil)
  • William Andó (Julio Andó)
  • Pedro Paulo (Athor Bikes) 
  • Sérgio Gallo (Groove Bikes)
  • Felipe Praça (Trek)
  • Rodrigo Affonso (LEV) 
  • Felipe Caprioli (Alvoteq)

188 associados atualmente, dentre eles:
61 lojistas
36 Startup/Ciclologística
49 Fornecedores
5 Redes de Loja e Market Place
26 Entidades Sociais
11 Imprensa e Eventos

Equipe Executiva:
Daniel Guth (diretor executivo)
Marina Lagareiro (coord. administrativa)
Andressa Gonçalves (relações governamentais)
Leandro Bittar (coord. comunicação)

Diego Bonifácio (designer)
Dr. Vitor Covolato e equipe, assessoria jurídica (DBML Advogados)
Ricardo Campos (website)

OFÍCIOS ENVIADOS EM 2024
89 ofícios

GRUPOS DE TRABALHO ATIVOS (2024)
GT Bicicletas Elétricas (DB)
GT Tributação
GT Estudos e Pesquisa
CicloTrilhas Brasil
Aliança pelo Cicloturismo


PESQUISAS E ESTUDOS DE REFERÊNCIA

Pesquisa Anual de Comércio Varejista (Mar. 2024) – Veja aqui

Boletim Técnico de Comércio Varejista (Mar. 2024) – Veja aqui

Monitoramento de Venda de Bicicletas (Mar. 2024) – Veja aqui

Boletim Técnico de Importação e Exportação de bicicletas e componentes (Maio 2024) – Veja aqui

Ranking de ciclovias e ciclofaixas nas capitais (Out. 2024) – Veja aqui

Boletim Técnico – Mercado de Bicicletas Elétricas 2023-2024 (Nov. 2024) – Veja aqui


DEBATES E ENCONTROS TÉCNICOS

Seminário Lançamento da Pesquisa Anual de Comércio Varejista, Boletim Técnico e Monitoramento de Vendas 2023 (Mar. 24) – Assista aqui

Seminário Lançamento do Boletim Técnico de Importação e Exportação de bicicletas e componentes (Mai. 24) Exclusivo para Associados

Encontros Técnicos Periódicos das três frentes de comitê de especialistas – Projeto ACT com o ICMBio – Estudo público de bicicletas nas Unidades de Conservação (Fev. a Jul. 24) 

Seminário Bicicletas Elétricas 2023-2024 (Nov. 24) – Assista aqui

13 novos episódios de Podcast com importantes players do mercado que se associaram recentemente e/ou temas atuais do setor de bicicletas – Assista aqui


PROJETOS ESPECIAIS

  • Termo de Cooperação Técnica assinado com o Instituto Chico Mendes de Conservação – ICMbio (Fev. 2024)
  • Apoio institucional a vários eventos, como UCI MTB World Series | Parque da Mobilidade Urbana | Shimano Fest | 3º Congresso Brasileiro de Trilhas 
  • Participação com conteúdo em dezenas de eventos através de palestras, criação de mesas e painéis, indicação de painelistas e convidados, etc.
  • Aliança Bike Podcast – manutenção de canal da Associação nas principais plataformas de podcast (acesse nos principais serviços de streamings).
  • Reunião Mensal de Associados – evento com todos os associados cujo intuito é atualizar sobre os principais assuntos da Associação e do Setor, promover debates, deliberações e apresentar questões estratégicas da associação e os resultados a cada mês.
  • Co-coordenação do Projeto “Bike nas FLONAS (Florestas Nacionais)” e apoio à abertura de trilhas e sinalização da Floresta Nacional de Lorena (SP)
  • Co-organização do evento de lançamento da UCI MTB World Series 2025 – Araxá (MG)
  • Contagem eletrônica de ciclistas para uso do GT Aliança pelo Cicloturismo. Locais já monitorados: Caminho da Fé (SP), Circuito Vale Europeu (SC), FLONA de Brasília (DF), Caminho de Cora Coralina (GO), Rota do Ferro (MG), Volta das Transições (MG).
  • Guia de Sinalização de Cicloturismo e Mountain Bike – publicação inédita no Brasil será lançada em janeiro de 2025, com apoio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e do ICMBio.

Rota do Cacau / Foto: Elo Bike Trips

AÇÕES DE RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS (RELGOV)

Este ano foi desafiador para o setor de bicicletas, marcado pelas eleições e pela baixa atividade legislativa no Congresso Nacional. Esses fatores impactaram diretamente a aprovação de pautas importantes para o desenvolvimento do setor e o fortalecimento da mobilidade ativa no Brasil. Apesar das dificuldades, seguimos trabalhando para representar os interesses do setor de bicicletas e dos ciclistas, buscando avanços que promovam um futuro mais sustentável e acessível para todos.

  • Programa MOVER: atuação para tentativa de inclusão das bicicletas no Programa Rota 2030.
  • Reforma Tributária: Atuação incisiva direta e constante acompanhamento das movimentações junto à Reforma Tributária, bem como a sua regulamentação. A Aliança Bike foi convidada e participou de diversas audiências públicas sobre o tema. Participou ativamente do GT da Regulamentação da Reforma Tributária na Câmara, com anuência de vários deputados para construção de um texto em apoio ao setor. No Senado, conquistou a apresentação de 9 emendas em prol do setor.
  • INMETRO/ Licença de importação: Atuação da Aliança Bike junto à equipe técnica do Inmetro para correção de destaques na NCM para obtenção de licença de importação nos produtos importados.
  • PL 4872/2020 (certificação de baterias): Trabalho junto ao Deputado Alceu Moreira para a construção de um texto conciso sobre a certificação de bicicletas elétricas.
  • Projeto de Lei 1504/2022 (exclusão de espelhinho retrovisor e campainha como item obrigatório): Aprovação na Câmara dos Deputados. Encaminhamento ao Senado e conta com a relatoria do Senador Alan Rick na CCJ.
  • FerryBoat na Bahia: atuação junto ao Senador Jaques Wagner para que a Agência Reguladora da Bahia (Agerba), fizesse a correção dos valores cobrados.
  • Apoio técnico ao Edital de Aperfeiçoamento de Rotas de Cicloturismo (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima)
  • Reuniões e diálogos técnicos com: Ministério da Fazenda (Reforma Tributária); MDIC (pleitos diversos); CAMEX; Itamaraty (Mercosul); Ministério dos Transportes; SENATRAN; Ministério do Esporte, Ministério do Meio Ambiente.
  • No Congresso Nacional, fizemos reuniões importantes com dezenas de deputados e senadores e suas equipes.

PLEITOS TRIBUTÁRIOS

  • Correntes para bicicletas (NCM 7315.11.00)
    Alteração de alíquota do II: De 14% para 0%
    Conquista: redução permanente do imposto de importação
  • Oito pleitos de redução permanente do imposto de importação, apresentados pela Aliança Bike, estão em tramitação final no Mercosul
  • Freios (NCM 8714.94.90) estão em fase final de renovação da redução do imposto de importação por meio do desabastecimento (GMC 49/19)
  • Pleitos da Aliança Bike indeferidos pelo governo federal
    • Redução do imposto de importação dos pneus de kevlar por meio do desabastecimento.
    • Renovação da redução do imposto de importação dos quadros de carbono e motores para bicicletas elétricas por meio do desabastecimento.

COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS EM 2024

Site
01 de jan/24 a 15 de dez/24
>> Mais de 194 mil usuários ativos
>> Mais de 316 mil visualizações de página

Instagram
Seguidores: 23,8 mil
1.195 publicações

Facebook
Seguidores: 4 mil seguidores

LinkedIn
Seguidores: 3 mil seguidores

Mailing (e-mail)
Mailing segmentado de profissionais do setor com mais de 40 mil contatos ativos. 

YouTube
1,14 mil inscritos 
16 novos vídeos enviados em 2024

Bicicleta News
Mais de 5 mil assinantes
4 a 5 notinhas por semana

Podcast Aliança Bike – Desde Nov/2022
Confira aqui
65 episódios
Mais de 10 mil downloads totais

ASSOCIADOS EM 2024

Número de associados em dezembro 2024: 188 associados

Categoria Total de Associados
Entidades 26
Fornecedor 49
Imprensa e Eventos 11
Lojista 61
Rede de Lojas 5
Start Up, Seguradoras e Logística 36
Total Geral 188

 

CONQUISTAS TRIBUTÁRIAS DA ALIANÇA BIKE NOS ÚLTIMOS ANOS

Criada em 2003 e formalizada em 2009, a Aliança Bike – Associação Brasileira do Setor de Bicicletas – é uma associação que tem como missão fortalecer o mercado e a economia da bicicleta e o seu uso por brasileiras e brasileiros, atuando em diversas frentes de trabalho para promover o uso de bicicletas como transporte, esporte, turismo, lazer e logística. Conheça dezenas de conquistas da aliança bike nos últimos 8 anos:


1. Exclusão da substituição tributária (ST/ICMS) para bicicletas e componentes (20
16)

A partir de 2016 foi revogado o regime de substituição tributária (ST) do ICMS para bicicletas (NCM 8712.00.10), bem como de “partes e acessórios das bicicletas” classificados na NCM subposição 8714.9.

2. Redução permanente do imposto de importação (Tarifa Externa Comum) para CINCO componentes (aprovadas entre 2021 e 2023):

a. Câmbio de velocidades – NCM 8714.99.10
De 16% para 2%
b. Cassetes (“pinhões de roda livre”) – NCM 8714.93.20
De 16% para 2%
c. Pedivela e coroa (excetuando o monobloco) – NCM 8714.96.19
De 16% para 0%
d. Cubos (sem rosca para pinhões do tipo cassete) – NCM 8714.93.11
De 16% para 0%
e. Caixas de direção sem rosca – NCM 8714.99.20
De 16% para 0%

3. Exclusão da substituição tributária (ST) para bicicletas elétricas no Estado de São Paulo (2022)

A partir de 1º de março de 2022, as bicicletas elétricas foram oficialmente excluídas do regime de substituição tributária (ST) do ICMS em São Paulo, conforme decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), publicada em 28 de janeiro daquele ano.

4. Isenção temporária do imposto de importação para SEIS componentes (aprovadas entre 2021 e 2023):

a. Freios – NCM 8714.94.90
Com validade entre 2022 e 2023 e pedido de renovado para 2023-2024
b.
Pedivela e coroa (exceto monobloco) – NCM 8714.96.00
Com validade entre 2022 e 2023 e depois substituído pela redução permanente do mesmo imposto
c. Quadros de fibra de carbono – NCM 8714.91.00
Com validade entre 2022 e 2023 e renovado para 2023-2024.
d. Quadros de cromo-molibdênio (cromoly) – NCM 8714.91.00
Com validade entre 2022 e 2023.
e. Motor para bicicletas elétricas – NCM 8501.31.10
Com validade entre 2022 e 2023 e renovado para 2023-2024.
f.
Correntes – NCM 7315.11.00
Com validade entre 2022 e 2023 e renovado para 2023-2024.

5. Redução de 10% na Tarifa Externa Comum (TEC) das bicicletas convencionais montadas (2021)

Em 2021 foi aprovado pleito da Aliança Bike para o retorno da alíquota do imposto de importação de 35% para 20%. Contudo, o governo federal recuou e a redução foi de 10%, passando de 35% para 31,5%.

6. Inclusão de mais de 10 componentes de bicicleta na Lista de Bens sem Similar Nacional – LESSIN (2021 a 2024)

A inclusão dos componentes na LESSIN, como câmbios, cassetes, pedivelas e coroa, quadros, etc, permitiu que um número muito maior de bicicletas montadas no Brasil pudessem ficar dentro do limite de 40% de conteúdo de importação, colhendo benefícios importantes de alíquota reduzida de ICMS.

7. Exclusão do setor de bicicletas do Imposto Seletivo da Reforma Tributária

Uma mobilização de dezenas de milhares de pessoas, lideradas pela Aliança Bike, pressionou o Senado Federal a derrubar a incidência do imposto seletivo para bicicletas, o que causaria uma sobretaxação equivocada das bicicletas, equiparando-as a cigarros e bebidas alcoólicas.

8. Mais de 40 Projetos de Lei, no Congresso Nacional, com iniciativas de redução da carga tributária sobre o setor de bicicletas

A existência de mais de 40 PL’s focados na desoneração tributária para o setor de bicicletas, escritos por deputados e senadores de diversos partidos políticos, sublinha a importância crescente que nosso setor tem recebido no contexto nacional. Essa mobilização legislativa transcende as barreiras partidárias, refletindo-se em um consenso sobre a relevância estratégica das bicicletas como uma solução sustentável para diversos problemas urbanos contemporâneos, incluindo a mobilidade urbana, a saúde pública e a sustentabilidade ambiental.

Esse trabalho só é possível graças às mais de 180 empresas e organizações associadas, que atuam e contribuem para o desenvolvimento do setor de bicicletas no Brasil. Faça parte você também e seja mais um elo desta corrente. Associe-se!

CLIQUE AQUI PARA SE ASSOCIAR

COMPARTILHE:

Receba nossas novidades por e-mail

Aliança Bike

Criada em 2003 e formalizada em 2009, a Aliança Bike tem como missão principal fortalecer a economia da bicicleta, além de trabalhar para que mais pessoas pedalem no Brasil. A entidade atua em diversas frentes de trabalho para atingir os objetivos. Conta com mais de 180 associados entre fabricantes, montadores, importadores, distribuidores e lojistas.

Envie sua mensagem