Pesquisa Anual de Comércio Varejista 2024

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A Aliança Bike lança os resultados da Pesquisa Anual de Comércio Varejista 2024, um estudo que a associação realiza desde 2018 e que é o mais completo retrato sobre as lojas de bicicleta em funcionamento em todo o Brasil.  Como vem acontecendo em todas as versões do estudo, neste ano também houve um aumento dos respondentes.

Ao todo, 355 lojistas de todos os estados do Brasil participaram da pesquisa respondendo a um questionário que abordou vários aspectos da atividade, dos modelos de bicicletas mais vendidos a participação de cada produto ou serviço no faturamento total do negócio, passando também por estratégias de vendas online, canais de exposição na loja e muito mais. O questionário (survey) foi enviado diretamente aos lojistas, no período de 15 de janeiro a 19 de fevereiro de 2024.

A amostra foi pensada em uma representatividade do universo considerando uma margem de erro de 5% e um intervalo de confiança de 95%.

Os números do estudo mostram a importância deste segmento na cadeia produtiva de bicicletas. Além da geração de empregos e renda, as bicicletarias seguem sendo o principal acesso de novos ciclistas.

Resumo Executivo 

  • Mais de 90% das lojas estão enquadradas no Simples Nacional.
  • 66% dos funcionários que trabalham nas lojas são registrados na CLT.
  • Cada loja tem uma média de 4 funcionários.
  • 50% das lojas respondentes venderam até 100 unidades de bicicleta em 2023.
  • 40% das lojas foram abertas nos últimos 5 anos e a idade média delas é de 12 anos.
  • Mais de 50% das lojas tiveram faturamento de até R$ 500 mil e mais de 25% de mais de R$ 1 milhão.
  • Mais da metade dos lojistas afirmou haver queda no faturamento e no volume de bicicletas vendidas entre 2022 e 2023.
  • Mais de 60% dos lojistas afirmaram que o modelo de bicicleta mais vendido em sua loja custa até R$ 3 mil.
  • A venda de bicicletas inteiras ainda é responsável pela maior participação média no faturamento das lojas de bicicletas, com 41%.
  • A venda de acessórios é mais representativa para lojistas das regiões norte, nordeste e centro-oeste.
  • Para lojas menores, a oferta de serviços de mecânica e revisão é muito relevante para o faturamento. Já para as lojas maiores, é a venda de bicicletas inteiras que se destaca.
  • A Mountain Bike (MTB) é o modelo de bicicleta mais comercializado, por mais de 90% das lojas.
  • A proporção de lojas que vendem bicicletas elétricas manteve-se em 50% entre 2022 e 2023.
  • Os modelos de bicicleta mais baratos tendem a ter maior representatividade no faturamento das lojas.
  • Capacetes e apetrechos de iluminação são os acessórios mais vendidos pelas lojas.
  • O e-commerce segue crescendo ano a ano e, quanto maior o faturamento da loja, maior a probabilidade de ela fazer vendas online.
  • O Mercado Livre segue sendo a plataforma com maior presença das lojas que comercializam online, sendo utilizado por mais da metade delas.
  • A maior parte das lojas (78%) organiza ou apoia grupos de pedal.
  • De todas as estratégias de divulgação, as plataformas online (impulsionamento nas redes e sites) e promoção/participação de grupos de pedal são as mais citadas.
  • Embora não estejam otimistas em relação à situação econômica do país para 2024, quase metade dos lojistas acredita que a situação financeira de sua loja irá melhorar neste ano.
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