Skip to main content

LOTUS TYPE 136 – O Futuro Hoje

Por 15 de novembro de 2023Indústria, Notícias

Durante o Rouleur Live 2023, a Lotus mostrou sua aposta para a super e-bike de estrada.

O DNA da 136 vem do premiado projetista inglês Mike Burrows, falecido em 2022. Em 1991, Mike projetou a Lotus 108 que deu medalha (perseguição 4.000 metros), para Chris Boardman na Olimpíada de Barcelona. Absolutamente revolucionária na sua época, a 108 mostrou um caminho tendo inclusive inspirado o garfo Lefty da Cannondale.

Na sequência, em 2020, nasceu a Hope Lotus, com o auxílio do engenheiro de aerodinâmica Richard Mill. Foi vencedora com a Equipe da Grã Bretanha várias vezes nos velódromos, desde a Olimpíada de Tokyo de 2022. Da dinastia da 108 e da Hope Lotus surge a 136, com um motor similar ao usado pela NASA para o veículo do Projeto Marte, ele pesa 300 gramas sendo instalado no downtube, e entregando 125 watts por quilo, e uma autonomia de 90 minutos, com uma bateria de 193 Wh. Ela está instalada na caramanhola do seat tube, similar a solução de bateria extra de outras e-bikes. O conjunto motor/ bateria pesa 1,2kg. A bicicleta completa pesa 9,8kg. O quadro é feito a mão na Itália pela HPS, e tem um visual aero único no qual poucos vão identificar ser uma bicicleta elétrica.

Nem tudo é alegria. Lotus está aceitando pedidos para entrega em maio de 2024. Os preços variam de R$90.000,00 a R$150.000,00, na Inglaterra. Estimando impostos no Brasil, sairia de R$200.000,00 a R$300.000,00, dependendo das configurações de grupo e rodas. Serão apenas 136 unidades a serem produzidas, o que cria a expectativa de se tornar um item de colecionador com a possibilidade de multiplicar de valor rapidamente.

A 136 confirma algumas tendências. Cada vez mais montadoras de carros e motos oferecerão bicicletas. Cada vez será visualmente mais difícil identificar uma bicicleta acústica (sem motor) de uma e-bike e, em um futuro não muito distante, bicicletas sem motor serão raridade, como é hoje uma bicicleta de freio no aro.

Se você não dispõe do valor para comprar uma das poucas que estarão disponíveis, calma. A 136 certamente já influenciou outras montadoras de bicicletas, que vão oferecer modelos a preços menores e com maior volume de fabricação.

Vai comprar ou vai esperar?

COMPARTILHE:
Alvaro Pacheco

Mais de 45 anos de experiência no setor de indústria de serviços, desempenhando posições de liderança em segmentos como produção e distribuição de conteúdo, food services, logística, imobiliário, segurança, telecomunicações, tecnologia e publicidade. Ocupou posições de liderança na WPP de 2008 a 2019 (CFO/COO do Grupo Newcomm e depois CFO/COO da Grey Latam). Em 2020 criou uma Produtora de Podcasts focada em Ciclismo (Gregario Cycling, Gregario Radio e MTB PASS), além de uma participação no Podcast 100idade. É membro do Conselho Virtual e atua também como Advisor de M&A e Planejamento Estratégico.

Envie sua mensagem