Henrique Avancini e Flávia Oliveira vencem o 1º Brasileiro de Gravel
Henrique Avancini e Flávia Oliveira venceram o Campeonato Brasileiro de Gravel, realizado em Rio Acima (MG). Eles se tornaram os primeiros campeões nacionais da modalidade no país. A prova marcou um passo importante na história do Gravel nacional, com uma disputa avalizada pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo). Apesar da presença de várias categorias, apenas os dois nomes consagrados da Elite do ciclismo brasileiro terão a honra de levar a camisa com a nossa bandeira pelo mundo.
O Campeonato Brasileiro de Gravel formaliza a presença da disciplina em nível nacional, em linha com o crescimento da modalidade em provas internacionais e eventos amadores. A corrida foi disputada em um duro percurso de terreno misto, combinando trechos de terra, cascalho e asfalto, característica central do gravel.
A inclusão da prova no calendário brasileiro reforça o movimento de integração entre diferentes disciplinas do ciclismo, com participação de atletas vindos tanto da Estrada quanto do MTB.
Henrique Avancini: dois brasileiros em 10 dias
Como vinho: Avancini comemora 2 títulos brasileiros em 10 dias (Foto: @paisdociclismo)
Henrique Avancini construiu sua carreira principalmente no mountain bike, com títulos nacionais e internacionais, que incluem dois campeonatos mundiais de XCE. Depois de um breve hiato, Avancini retornou ao ciclismo competitivo para correr na Estrada e, aos poucos, competições de gravel. No ano passado, Avancini representou o país nos mundiais das duas categorias.
A vitória no primeiro Brasileiro de Gravel reafirma Avancini na história da disciplina no país e adiciona um título nacional em uma nova especialidade ao seu currículo. Ele já havia vencido a etapa brasileira do circuito UCI, disputada em Camboriu, no primeiro semestre. Feito que lhe garantiu vaga no Mundial deste ano na Austrália.
Curiosamente, Avancini vive seu melhor momento na Estrada, onde venceu o Tour de Gila, prova UCI disputada nos Estados Unidos e, dez dias atrás, se tornou campeão brasileiro de contrarrelógio.
O título no Gravel veio com grande superioridade, colocando mais de 10min em dois polivalentes campeões: Sherman Trezza, segundo, e André Gohr, terceiro colocado.
Pódio Elite Masculina: Avancini veste a camisa de campeão brasileiro (@paisdociclismo)
Flávia Oliveira: uma veterana do Gravel
Dona do nosso melhor resultado em Olimpíada (7º, na prova de Estrada na Rio 2016), Flávia Oliveira tem trajetória consolidada no ciclismo de estrada, com participações em grandes voltas, provas de um dia e eventos internacionais representando o Brasil.
Uma escaladora nata, ela chegou a ser campeã brasileira de Estrada em 2018. Radicada nos EUA, ela já tem uma longa trajetória no esporte, com vitórias importantes no calendário norte-americano, como Belgian Waffle Ride. Agora, ela vai poder continuar sua trajetória internacional portando as cores da bandeira nacional com a tradicional jersey alusiva ao título.
Flavinha, como também é conhecida, superou na disputa pelo título duas ciclistas do mountain bike. A experiente Isabela Lacerda (Scott) e a jovem Ana Laura Oliveira (Soul Extreme Racing), segunda e terceira, respectivamente. O percurso desta primeira edição contou com 93 km e 3.000m de subida acumulada. As três chegaram com diferenças de 18 min entre elas.
Significado esportivo dos títulos
Ver essa foto no Instagram
Os resultados de Avancini e Flávia na edição inaugural do Brasileiro de Gravel ajudam a estabelecer referências técnicas para a modalidade no país. A presença de atletas com histórico consistente em MTB e Estrada eleva o nível competitivo da prova e tende a atrair mais participantes. A conquista dos primeiros títulos nacionais também cria um marco temporal claro para acompanhar a evolução da disciplina, tanto em número de eventos quanto em desenvolvimento de especialistas em gravel.
