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Transbike para bikes elétricas: como escolher o melhor modelo de suporte para carros

Levar no teto, na caçamba ou no engate do seu carro? Prender pelo quadro, pelo garfo ou pela roda? E o engate, como este deve ser? A seguir, listamos o que é preciso levar em conta para lhe ajudar nessa decisão

6 de maio de 2024

Já sabe como transportar sua bicicleta com segurança e dentro da lei (leia a matéria aqui)? Agora é a hora de ficar atento a algumas especificidades que as bicicletas elétricas exigem na hora do transporte. “Elas demandam uma atenção especial. A começar que a maioria dos modelos são mais robustos, são bicicletas mais pesadas que as convencionais principalmente devido a bateria – e em geral, são bicicletas com um custo médio mais elevado, o que torna ainda mais importante transportar estas bicicletas com máxima segurança e para isso é necessário um suporte de bicicletas que seja 100% compatível com este tipo de equipamento e que melhor atenda a necessidade do ciclista. Portanto há alguns detalhes cruciais que devem ser levados em conta na hora de fazer essa escolha. Eles garantem mais segurança e vida longa às e-bikes”, explica Giuliano Bertazzolo, gerente de marketing Thule Brasil, que mostra os principais pontos para ficar atento:

e-MTB Full Power

São os modelos com motores e baterias maiores e pesam em média acima de 20 kg, algumas chegam até 25 kg. Elas devem ser transportadas em suportes para bicicletas específicos acoplados no engate do automóvel, pois ultrapassam o peso permitido para os suportes de teto, ou na caçamba de caminhonetes com protetores acolchoados.

No caso do suporte para bicicletas de engate, é importante sempre somar o peso de cada bicicleta que será carregada e levar em conta a carga máxima permitida, que é de até 60 kg. Fazendo uma conta rápida, os suportes, em geral, podem levar até três bicicletas, porém com três modelos “Full Power” de 25 kg cada, ultrapassam o limite de carga em 15 quilos.

Suporte sugerido para esse perfil de e-bike: Thule Epos

Suporte de caçamba sugerido: Thule GateMate PRO

Exemplo e-MTB Full Power: Trek Rail

e-MTB SL

Elas têm um motor menor e mais leve que as e-bikes Full Power e pesam entre 15 e 20 kg. Por isso, podem ser transportadas em suportes de teto ou também nos suportes de engates traseiros. E, caso escolha o suporte de teto, os formatos mais indicados são os que fixam diretamente pela roda, sem nenhum contato com o garfo ou com o quadro da e-bike.

Suporte Sugerido: Thule UpRide

Exemplo de e-MTB SL: Scott Lumen

e-Road

É uma bicicleta mais robusta que uma a “road bike” convencional, especialmente pela presença do motor e pneus mais robustos. Estas normalmente possuem um peso médio por volta de 13 kg, enquanto que uma convencional varia de 7 a 10 kg. Neste caso, o peso não é exatamente uma restrição. Elas podem ser levadas no teto com bastante segurança ou também nos suportes de bicicletas para engate.

As e-roads, especialmente as feitas de carbono, pedem mais atenção ao sistema de fixação. O ideal é escolher aqueles que prendem a bicicleta pelo garfo (tirando a roda dianteira) e evitar os suportes que possuem fixação pelo quadro e que não possuem o  torquimetro, que evitam que o quadro de carbono possa ser danificado com o excesso de força na fixação pelo quadro (esta dica vale também para qualquer road bike).

Para evitar essa pressão no quadro, já existem modelos adequados de suporte que vem com uma proteção extra: um torquímetro que avisa o ponto certo da pressão para fixação segura da bicicleta.

Suporte sugerido com fixação pelo garfo (retirando a roda dianteira): Thule TopRide

Suporte Sugerido com fixação pelo quadro, mas que possui  o torquímetro para máxima proteção da bicicleta: Thule ProRide

Para qualquer suporte de bicicleta, seja um suporte de teto ou para engate, que exija a fixação pelo quadro da bicicleta existe ainda um acessório que ajuda a dissipar a pressão na trama do carbono da bicicleta, que é o Thule Carbon Frame Protector.

Exemplo de e-Road: Specialized Turbo Creo

E quanto aos engates?

Este é, com certeza, um detalhe fundamental, capaz de garantir 100% da segurança do conjunto, mas que pouca gente sabe. A começar que existem dois tipos de engate.

O chamado engate de tração tem a capacidade de rebocar trailer, food truck, carro etc. Mas pode não suportar o peso ou a carga vertical de um suporte de bicicletas. Por mais estranho que pareça, a física explica que este tipo de engate não suporta peso na vertical. Então, para o seguro transporte de bicicletas, é fundamental usar o engate reforçado, que é projetado justamente para suportar este peso na vertical. Tão importante quanto saber a diferença entre estes, é o consumidor comunicar ao instalador qual será a função do engate.

Ao volante

Importante frisar que nada adianta o engate correto e o suporte perfeito se o motorista dirigir de maneira relapsa. É preciso muita atenção a dois detalhes:

  • Velocidade – por maior qualidade que o suporte e o engate tenham, há limites para a segurança do conjunto (bike, engate e suporte para bicicletas) ao passar em velocidade em terrenos irregulares, lombadas, buracos e a condução em estradas de terra. A condução preventiva do motorista portanto é essencial.
  • Nova dimensão ao dirigir – você já deve ter sofrido ao ver aqueles vídeos mostrando alguém entrando na garagem depois do rolê e esquecendo que as bicicletas estavam no teto. Pois este é um cuidado que todo motorista deve ter ao transportar bicicletas no carro: o suporte e as bikes mudam as dimensões do carro. Atenção a portões de garagem, árvores nas ruas, pontes baixas e a qualquer obstáculo que possa estar na altura das bicicletas fixadas no teto do seu veículo.
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Aliança Bike

Criada em 2003 e formalizada em 2009, a Aliança Bike tem como missão principal fortalecer a economia da bicicleta, além de trabalhar para que mais pessoas pedalem no Brasil. A entidade atua em diversas frentes de trabalho para atingir os objetivos. Conta com mais de 180 associados entre fabricantes, montadores, importadores, distribuidores e lojistas.

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