Skip to main content

Shimano Fest 2024 tem aumento de 15% no volume de negócios e indica retomada do setor da bike

Na 14ª edição, o tradicional festival da bicicleta materializou a sensação de otimismo entre os fabricantes e marcas do setor que, juntos, faturaram 68 milhões de reais

19 de agosto de 2024

Foto: Divulgação/Shimano Fest

Release

O Shimano Fest 2024 ratificou o movimento de recuperação do mercado da bicicleta no Brasil no pós-pandemia. Na 14ª edição, o tradicional evento da marca japonesa de componentes, consolidado como referência no setor, transformou a cidade de São Paulo no epicentro do mundo do pedal durante quatro dias. E materializou a sensação de otimismo dos players do segmento por meio de ações, ativações e presença de um público ávido por consumir novidades, lançamentos e produtos de qualidade e tecnologia. Os números comprovam. O volume de negócios fechou na ordem 68 milhões de reais, aumento de 15% em relação ao ano anterior.

O festival da bike também cresceu em 10% em área para expositores, dedicados a mais de 230 marcas entre as mais importantes do mercado nacional e internacional, que receberam lojistas e profissionais de todos os estados do Brasil e dos países do Mercosul. “O Shimano Fest funciona, ao mesmo tempo, como um acelerador de negócios e termômetro do mercado. E, para nós, enquanto empresa que vive da bicicleta e para a bicicleta, é uma alegria e um orgulho constatar, no nosso evento, essa retomada do setor. Eu e toda a equipe Shimano conversamos com empresários, vendedores, consumidores, enfim, todas as pessoas e a constatação é uma só: estamos mais fortes”, comentou Susana Martin, gerente de marketing da Shimano Latin America.

O Shimano Fest foi realizado entre quinta-feira e domingo passados (15 e 18), no Memorial da América Latina, na capital paulista, e reuniu um público de cerca de 50 mil pessoas. Os dois primeiros dias foram exclusivos para profissionais do setor. No final de semana, pessoas de todas as idades, grupos de amigos e familiares, trouxeram um colorido especial, acompanhados pelo clima quente, com temperaturas na casa dos 30 graus durante os quatro dias do festival da bicicleta.

Para os expositores, os negócios também esquentaram

“Foi mais um Shimano Fest de grandes resultados para a empresa. Batemos nossa meta de vendas, aumentando em mais de dois dígitos os números do ano passado, e tivemos milhares de visitantes em nosso estande, conhecendo as novidades das marcas Caloi e Cannondale. Mais de 90% das bikes que apresentamos na feira eram novidades. Para a Caloi, destaco a Arenita, primeira bike gravel da marca. O modelo chegará nas lojas no fim de outubro e foi sucesso de venda para os lojistas – registramos números impressionante de pedidos. Destaco também a Caloi Elite Carbon FS Sport, que foi lançada oficialmente no Shimano Fest, e a Caloi Elite Carbon FS Team Farewell, modelo que homenageia a carreira do atleta Henrique Avancini em edição limitada e numerada e que já abrimos pré-venda”, explica Eduardo Rocha, diretor de marketing e comercial da Caloi.

“Com a Cannondale tivemos um estande muito maior que o de 2023, e isso se deve a extensa linha de produtos que trouxemos para o público, que esteve em nosso espaço conferiu mais de 10 bicicletas da marca de diferentes segmentos, com destaque para a linha de carbono Scalpel e a road SuperSix”, completou Eduardo Rocha.

Foto: Divulgação/Shimano Fest

“A experiência no Shimano Fest 2024 foi um sucesso, como tem sido nos últimos anos. Fizemos um estande cheio de ações para o público, o que é ótimo para a interação com as pessoas. O balanço é extremamente positivo. Sempre importante parabenizar toda a organização por mais um evento de sucesso”, afirmou Francis Resende, gerente de marketing da Isapa.

“Nossa perceção do evento é que tivemos mais público interessado nos produtos. Tivemos lançamentos e isso trouxe valor agregado e ajudou no aumento do volume de negócios, que, acredito, foi 18% acima do que o ano passado. O Shimano Fest é um evento muito importante para nós. Estabelecemos novos contatos com clientes e isso representa movimentação de que o mercado de bike está voltando a ser como era, se recuperando após momentos de baixa. Estamos muitos otimistas para o segundo semestre e a feira veio mostrar que estamos no caminho da recuperação”, disse César Tonoli, diretor ProShock.

Etapa da Copa do Mundo de XCE

O Shimano Fest 2024 promoveu a inédita etapa da Copa do Mundo de XCE – Cross Country Eliminator no Brasil. A alemã Marion Fromberger e o sueco Edvin Lindh levantaram o título, com os brasileiros Luiz Henrique Cocuzzi e Iara Caetano Leite em segundo lugar nas categorias masculina e feminina.

Luiz Henrique Cocuzzi levou a medalha de prata, com um gostinho de quero mais, pois cruzou a linha de chegada colado a Edvin Lindh. O terceiro colocado foi o romeno Ede-Karoly Molnar, atual campeão europeu da modalidade. Iara Caetano chegou perto da vitória após avançar em segundo lugar nas semifinais. Na decisão, chegou a 57 centésimos da alemã. Em terceiro terminou a holandesa Didi de Vries.

Foto: Divulgação/Shimano Fest

Foto: Divulgação/Shimano Fest

Modalidade apontada como o futuro do mountain bike em centros urbanos, o XCE conta com provas curtas, rápidas e eliminatórias. Organizada pela Avelar Sports, a competição começou com as tomadas de tempo para definir os grids de largada, seguiu com baterias compostas por quatro ciclistas, classificando os dois primeiros para as etapas seguintes, até a decisão.

A City Mountain Bike aprovou a realização da Copa do Mundo em São Paulo, garantindo que a etapa servirá de exemplo para as próximas edições no Brasil e as demais do calendário mundial. ”Aqui, a grande experiência dos ciclistas europeus fez a diferença, mas os brasileiros, como Cocuzzi e Iara, foram empurrados pela torcida local. Do ponto de vista do evento, a Avelar Sports e a Shimano fizeram um excelente trabalho, com um nível alto! É um grande exemplo para a família do City Mountain Bike”, observou o belga Kristof Bruyneel, CEO da empresa, elogiando também o apoio do público brasileiro.

Sustentabilidade

O Shimano Fest também atua para cuidar do meio ambiente. Na edição 2023, doou todo o material de envelopagem do Memorial da América Latina para a Associação Pedala Queimados. Dessa reciclagem foram criadas ecobags e alforges, confeccionadas a partir das lonas utilizadas no evento, que foram comercializados para levantar fundos para a comunidade da periferia carioca.

Em retribuição, a Shimano recebeu 100 ecobags, que foram distribuídas entre os palestrantes do Auditório Diversidade. Ao final da edição 2024, a Pedala Queimados receberá novamente a lona descartada do festival para bike para produzir novos produtos com pegada sustentável.

Foto: Divulgação/Shimano Fest

Atrações variadas

O Shimano Fest terminou neste domingo, após quatro dias de imersão no universo da bike. O público se divertiu, conheceu novos modelos e tecnologias e aprendeu sobre as diferentes vertentes de segmentos ligados à bicicleta. Enquanto adolescentes e adultos pedalavam no Test-Ride, as crianças aprendiam e brincavam na Arena Kids. Simultaneamente, o Auditório Diversidade apresentava palestras sobre assuntos variados, desde sustentabilidade, cidadania, políticas públicas e mobilidade urbana, passando por empreendedorismo, saúde, bem-estar, nutrição, cicloturismo, diversidade, entre outras. Ao longo da programação do Shimano Fest, o Estúdio em parceria com o Canal do YouTube Pedaleria produziu conteúdo diferenciado com Edu Capivara e Fernando Campoi. Apresentações musicais no Palco Show e os tambores japoneses do Taiko trouxeram um ambiente de espetáculo ao evento.

COMPARTILHE:

Receba nossas novidades por e-mail

Aliança Bike

Criada em 2003 e formalizada em 2009, a Aliança Bike tem como missão principal fortalecer a economia da bicicleta, além de trabalhar para que mais pessoas pedalem no Brasil. A entidade atua em diversas frentes de trabalho para atingir os objetivos. Conta com mais de 180 associados entre fabricantes, montadores, importadores, distribuidores e lojistas.

Envie sua mensagem