Skip to main content

Rede Brasileira de Trilhas ganha prêmio internacional

Por 21 de março de 2023Cicloturismo, Notícias

A iniciativa brasileira foi destaque pela American Trail, a maior organização de trilhas no mundo

A Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso acaba de ganhar o Prêmio Advancing Trails Award na categoria internacional, da American Trails. Conhecida pela marca da pegada amarela e preta, a iniciativa conecta trilhas para caminhantes e ciclistas pelo Brasil. Além da recreação e desenvolvimento do turismo ecológico, o objetivo é conservação da fauna, flora e geração de renda e emprego para as comunidades ao redor desses percursos.

“O prêmio tem um valor inestimável para nós, pois representa o primeiro reconhecimento internacional deste trabalho como política pública”, diz Pedro da Cunha e Menezes, um dos fundadores da Rede e atual diretor de comunicação. “A Rede ganhou esse prêmio por possuir algumas características revolucionárias, como o ter a conservação da fauna e flora como um de seus pilares, pensar em trilhas para bicicletas, caminhada e caiaques e ter a sinalização padronizada.” 

E que reconhecimento, afinal a American Trails, criada em 1971, é a maior e mais respeitada organização de trilhas do mundo e reúne instituições gestoras de trilhas e de áreas protegidas, profissionais, empresas, voluntários, conservacionistas e usuários. Das dez categorias do prêmio, apenas uma é dedicada a iniciativas fora dos Estados Unidos. 

Atualmente, a Rede já conta com mais de 70 trilhas sinalizadas, sempre com as pegadas amarelas e pretas personalizadas com algum elemento característico eleito por cada rota integrada, que já contabilizam mais de 14 mil quilômetros de trilhas em implementação nos seis biomas brasileiros. 

Para fortalecer ainda mais esta Rede, é muito importante que os grupos regionais, poder público, academia que estejam envolvidos na criação de trilhas de longo curso, abram esses caminhos já em diálogo com a Rede Brasileira de Trilhas. Como é o caso do Caminho do Xixá, em Goiás, o Vale dos Sertões, na Paraíba e o Caminho de Saint-Hilaire, em Minas Gerais. 

“Além de fortalecer a Rede coletivamente, as novas rotas podem contar com a experiência acumulada de dezenas de outras rotas e circuitos e ajudar ativamente nesta construção de uma identidade nacional para trilhas multimodais”, explica Daniel Guth, diretor de Cicloturismo e MTB da Rede Trilhas e Diretor Executivo da Aliança Bike, parceria técnica da Rede Trilhas para estruturação de ações conjuntas de organização, planejamento e disseminação de trilhas para a prática do cicloturismo e do ciclismo de montanha (mountain bike) em território nacional.

A Rede Brasileira de Trilhas é coordenada em conjunto pelos Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Turismo e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). E conta com muitos voluntários da sociedade civil. 

COMPARTILHE:
Adriana Marmo

Sou jornalista, formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo na PUC de Campinas, conclusão em 1989. Há oito anos troquei o carro pela bicicleta como meio de transporte e, desde então, sou ativista da causa e me especializei em mobilidade urbana

Envie sua mensagem