DOWNLOAD DO CADERNO TÉCNICOASSISTA O SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO

Pouco a pouco os pump tracks vêm ganhando espaço nos parques públicos e terrenos privados Brasil afora. Muito mais do que uma pista de bicicleta, os “pumps” são inclusivos a diversas modalidades sobre rodas e aliados a programas de esporte, educação e lazer podem ser uma política pública importante para as cidades e seus cidadãos.

Com o objetivo de tornar mais acessível o conhecimento sobre a concepção, construção e manutenção de pump tracks, a Aliança Bike organizou uma publicação inédita sobre o tema, tendo como ponto do partida a pesquisa a licitações públicas de todo o país, entrevistas com construtores conceituados e contribuições de profissionais do mundo da bike que há anos repercutem os benefícios das pistas de pump track.

Este é o primeiro documento em português sobre o tema com tantos aspectos reunidos e tem como objetivo ser uma referência para a construção de pump tracks, apresentando parâmetros de qualidade e subsídios necessários para que os gestores públicos possam realizar a contratação, execução, gestão e operação de forma a constituir uma política pública eficiente.

Faça o download do Caderno Técnico de Pump Track gratuitamente no botão abaixo:

O que é um Pump Track?

Pump Track é um circuito contínuo que combina obstáculos que permitem desenvolver fluidez e velocidade com a bicicleta sem pedalar. Para ganhar velocidade no traçado, utiliza-se os obstáculos e o movimento do corpo conhecido como “bombada” ou “pump”. Atualmente, são mais de 40 pistas de pump track no Brasil, sendo 28 públicos. Um Crescimento de 930% de 2016 (3) para 2022 (28).

10 vantagens de um Pump Track:

  1. É um equipamento esportivo ao ar livre, atraente para crianças, jovens, adultos e, porque não, idosos;
  2. Quando recebe pavimentação adequada, atende e promove a convivência de diversas manifestações esportivas e culturais contemporâneas, como: BMX, Mountain Bike, Skate, Patinete, Patins Inline entre outras manifestações esportivas sobre rodas;
  3. Promove a qualidade de vida e a saúde por meio da prática esportiva;
  4. A prática é intuitiva, de fácil assimilação, que permite a iniciação em diversas modalidades esportivas.
  5. Para crianças, promove o desenvolvimento motricidade e a sociabilidade, e também incentiva o espírito de iniciativa, a autonomia, o poder de decisões e a percepção de riscos;
  6. É um espaço de troca e convívio social democrático e diverso;
  7. É uma instalação permanente com manutenção de baixo custo;
  8. É um equipamento esportivo de baixo impacto ambiental, que possibilita adaptar seus trajetos em diferentes tipos de terrenos.
  9. Reúne modalidades esportivas que têm crescido no cenário nacional e despertado o interesse em crianças, adolescentes, jovens e adultos.
  10. É divertido e desafiador para praticantes de todos os níveis de experiência.

Navegue pelo mapa de pump tracks no Brasil!

Confira abaixo os destaques da publicação!

Você ainda pode assistir ao seminário de lançamento disponível no nosso canal no YouTube:

COMPARTILHE:

Receba nossas novidades por e-mail