Skip to main content

Nova regra reforça a diferença entre bicicletas elétricas, ciclomotores e cicloelétricos | Bicicleta News

Por 13 de abril de 2021abril 19th, 2021Bicicleta News, Bicicletas Elétricas

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) publicou uma série de novas regras sobre equipamentos para veículos e procedimentos. Uma delas é a Resolução 842/2021 que iguala com mais clareza ciclomotores e cicloelétricos.

A medida traz duas distinções importantes. Bicicletas com motor elétrico auxiliar e veículos individuais autopropelidos (patinetes elétricos por exemplo) não são ciclomotores. Sendo que as bicicletas elétricas podem circular por ciclovias e ciclofaixas. Já os patinetes elétricos e outros SÓ podem circular por áreas de pedestres e ciclovias e ciclofaixas.

Vale lembrar, que a resolução 315 do CONTRAN já estabelece, desde 2009, que cicloelétricos (bicicletas com acelerador) e ciclomotores devem seguir as mesmas regras de trânsito. Sendo proibida sua circulação em ciclovias e ciclofaixas.

Além disso, desde 2013 condutor e passageiro de ciclomotor devem usar capacete. Uma nova mudança, publicada na Resolução 846/2021, deixou claro que o capacete precisa também estar devidamente encaixado na cabeça e afivelado.

——–

Leia mais sobre as novas resoluções do CONTRAN de abril de 2021.

 

Em vídeo, explicações sobre as mudanças no Código de Trânsito e os impactos para ciclistas.

COMPARTILHE: