Skip to main content

Propostas da ONU para um futuro com mais bicicletas no pós-pandemia | Bicicleta News

Por 14 de abril de 2021abril 19th, 2021Bicicleta News
COMPARTILHE:

Uma força tarefa da Organização das Nações Unidas (ONU) quer garantir que os benefícios que as bicicletas trouxeram para as cidades europeias se tornem permanentes.

Um dos pontos centrais é justamente o incentivo à mobilidade ativa. O plano de ação da força tarefa começa por definir recomendações gerais para as cidades. O passo seguinte é transformar sugestões em políticas públicas de qualidade. Com regras bem definidas e os meios para se fazer cumprir a legislação, será possível revolucionar a mobilidade urbana em favor da bicicleta.

Uma das recomendações passa por rever o planejamento urbano para readequar as ruas e espaços públicos das cidades. Tudo para garantir que o uso da bicicleta e as caminhadas sejam alternativas cada vez mais convidativas.

A justificativa é bastante óbvia. A quarentena mais rígida nos países europeus deixou claros os impactos negativos do setor de transporte na qualidade de vida das pessoas. Entre março e abril de 2020, com menos carros nas ruas, as cidades espanholas tiveram uma queda de 58% nos índices de poluição do ar. 

Felizmente, muitas cidades comprovaram na prática a lógica de “construam e elas virão”. Um estudo recente mostrou que entre março e julho de 2020 as ciclofaixas temporárias aumentaram entre 11% e 48% o trânsito de bicicletas nas cidades europeias.

Os planos da ONU são para a Europa, mas as lições e melhorias urbanas em favor da bicicleta podem ser aplicadas também nas cidades brasileiras. O importante é sensibilizar e pressionar gestores públicos, desde deputados e vereadores até prefeitos e governadores, a acreditarem na bicicleta.

——-

Leia mais sobre os planos para incentivar o uso da bicicleta nas cidades européias

Conheça a importância das ciclofaixas temporárias para aumentar o uso da bicicleta na Europa. 

__________________________

Quer receber notícias do mundo da bicicleta em primeira mão? Mande uma mensagem para nós.