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Com apoio da Aliança Bike, Correios incorporam bicicletas cargueiras elétricas em sua operação

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Muitas das cartas e encomendas da Praia Grande, no litoral sul de São Paulo, já estão sendo entregues com bicicletas elétricas desde o final de junho. Com apoio da Aliança Bike, os Correios colocaram 33 bikes elétricas modelo long-tail para rodar. A fabricação e montagem das bicicletas foi desenvolvida pela associada Dream Bike.

A expectativa, segundo fontes na empresa pública, é expandir para todo o Brasil, somando mais de 5 mil bikes elétricas cargueiras na frota dos Correios. Atualmente, a empresa mantém uma frota de milhares de bicicletas convencionais – tradicionalmente utilizadas por carteiros ciclistas – e projetos pontuais com bicicletas elétricas como é o caso do Distrito Federal.

Esta implantação na Praia Grande é parte do desdobramento de um projeto-piloto comandado em 2019 pela Aliança Bike e pelo LABMOB, em parceria com os Correios e com apoio da GIZ, onde foi possível avaliar o potencial de modelos de bicicletas elétricas cargueiras em substituição principalmente às motocicletas a combustão. Foram avaliados os modelos long-tail e long-john. CONFIRA AQUI os resultados deste estudo inédito.

As bicicletas foram testadas por três carteiros – duas mulheres e um homem – que já tinham experiência com entregas em bicicletas. O projeto analisou aspectos como fit e ergonomia, comparou o desempenho entre os modelos, a eficiência nas entregas, mobilidade, autonomia da bateria, etc.

O resultado final foi a indicação da long-tail com grande potencial para a substituição de veículos motorizados. Potencialmente, quase 90% das rotas hoje feitas com motocicletas poderiam ser imediatamente substituídas por bikes elétricas long-tail. Em quase a totalidade das rotas e em todos os indicadores analisados, a bicicleta elétrica cargueira se mostrou mais eficiente do que a motocicleta.

Com esta frota de bikes elétricas cargueiras, o centro operacional dos Correios em Praia Grande (SP) se torna uma unidade referência, no Estado de SP, para o uso de bicicletas cargueiras elétricas no sistema dos Correios.

O principal objetivo no uso das e-bikes, segundo os Correios, é mitigar a emissão de poluentes e investir, cada vez mais, em frota limpa e sustentável.

Importante ressaltar que as bicicletas elétricas não serão utilizadas apenas nas entregas finais aos destinatários, mas também no transporte entre os centros de distribuição. Que este projeto se espalhe por todo o país!

Aliança Bike

Criada em 2003 e formalizada em 2009, a Aliança Bike tem como missão principal fortalecer a economia da bicicleta, além de trabalhar para que mais pessoas pedalem no Brasil. A entidade atua em diversas frentes de trabalho para atingir os objetivos. Conta com mais de 180 associados entre fabricantes, montadores, importadores, distribuidores e lojistas.