Skip to main content

Rumo à Glória Eterna: ciclista inicia cicloviagem com destino à final da Libertadores da América

Nesta semana, o jornalista e ciclista Diego Salgado inicia sua cicloviagem rumo à final da Libertadores da América. A convite da própria Conmebol Libertadores – órgão responsável pela realização do torneio – o ciclista irá percorrer 6 mil quilômetros do Uruguai até o Equador. A largada desta longa cicloviagem se deu nesta segunda-feira (22) do Estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai), com destino ao Estádio Monumental de Guayaquil (Equador), que sediará a final este ano.

Munido de uma bicicleta mountain bike personalizada com a logomarca do campeonato, alguns mantimentos, uma bola, uma câmera e as camisas dos semifinalistas Athletico Paranaense, Flamengo, Palmeiras e Vélez Sarsfield na mochila, o jornalista Diego Salgado, experiente em cicloviagens, será o elo entre os apaixonados por futebol e os amantes da bicicleta. Pedalando Diego representará a devoção do torcedor sulamericano pelo maior torneio futebolístico da América do Sul. Uma verdadeira glória.

Sobre o percurso 

Serão 6 mil quilômetros ao longo de 60 dias. No percurso, o ciclista atravessará cinco países e 90 cidades, passando pelos mais variados tipos de terrenos e climas, para finalmente chegar ao destino no dia 26 de outubro. 

Para cumprir com o prazo, Diego estipulou uma meta de percorrer em torno de 80 km por dia, quilometragem que, segundo ele, irá variar de acordo com a altimetria do trajeto. Em uma cicloviagem deste porte a preparação e o planejamento são fundamentais para o sucesso. “Eu já saio de casa com tudo pronto, todos os trajetos prontos. Mas, às vezes, a realidade é um pouco diferente e a gente tem que se adequar”, afirmou o ciclista à nossa reportagem

O jornalista, que percorrerá todo o trajeto sozinho, fez uma preparação física e mental especial para a viagem de bicicleta mais longa de sua vida. Na bike, Diego carrega o necessário para o dia a dia na estrada. Experiente, ele traz consigo uma barraca e um fogareiro, já que nem sempre poderá contar com um ponto de apoio, como postos de gasolina, hotéis e pousadas, para alimentação e hospedagem. 

“Eu consigo fazer minha comida em qualquer lugar, sempre carrego comigo macarrão, molho, atum… Porque se eu não tiver um lugar pra comprar eu consigo parar e me alimentar”

Além do cuidado pessoal, o ciclista necessita de alguns equipamentos para a manutenção da bicicleta. Antes de partir, a bike que já acompanhou o cicloviajante em outras aventuras passou por uma revisão rigorosa dos componentes e acessórios. E para mitigar eventuais problemas no caminho, Diego conta com uma espécie de “kit” próprio.

“Eu estou indo com dois pares de pastilha de freio, uma corrente e duas câmaras de ar. Então se acontecer alguma coisa eu mesmo consigo dar um jeito” 

Expectativa 

Antes de percorrer rumo à Glória Eterna, Diego Salgado já havia completado outras três cicloviagens: de Porto Alegre a Santiago em 2018 (1.939 km em 27 dias); de Barcelona a Amsterdã em 2019 (2.028 km em 29 dias); e de Milão a Estocolmo em 2022 (2.088 km em 23 dias). No total, já visitou 15 países e como jornalista cobriu 9 finais da Conmebol Libertadores. Mas esta será, de longe, a cicloviagem mais longa já feita por ele. 

Apesar de estar animado com a viagem, Diego reconhece que encontrará alguns desafios pelo caminho, e demonstra estar apreensivo com dois pontos:  a travessia do deserto do Atacama,  no Chile, considerado o mais alto do mundo; e o litoral peruano que, por ser um local muito próximo ao oceano Pacífico, é garantia de fortes ventanias. Mas, segundo ele, nada disso o desmotiva. 

Quanto à hospitalidade, o ciclista relembra como foi bem tratado em sua primeira viagem pela América Latina, principalmente na Argentina, onde já chegou a se hospedar na casa de moradores. Diego reserva grandes expectativas para esse retorno ao país.

“Eu fui muito acolhido na primeira viagem que eu fiz aqui na América Latina, muito mais do que na Europa, então você encontra muito mais pessoas boas do que ruins no caminho. Estou muito ansioso”

Lançada pela Conmebol Libertadores no primeiro semestre de 2022, a campanha “Devotos da Glória Eterna” busca destacar a paixão e a devoção dos torcedores sul-americanos por seus times que disputam a Copa Libertadores. E você pode acompanhar toda essa cicloviagem nos canais oficiais da Conmebol Libertadores e no perfil oficial do atleta: 

 @GloriaEterna @LibertadoresBR @Libertadores @diegosalgadobike 

COMPARTILHE:

Receba nossas novidades por e-mail

Envie sua mensagem