Skip to main content

IRONMAN Brasil 2023 se prepara para sua prova mais tradicional na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis

Por 26 de maio de 2023Esporte, Notícias

Jurerê Internacional, uma das praias mais badaladas de Florianópolis (SC), está em clima esportivo com a realização da 2a. etapa do Itaú BBA IRONMAN Brasil 2023 no domingo, dia 28. A prova, que chega a sua 21a. edição, tornou-se a mais tradicional do país e foi eleita por uma pesquisa da WTC (World Triathlon Corporation) a terceira mais recomendada de 2022.

Ao todo serão 1.800 triatletas de 36 países de quatro continentes – América, Europa, Ásia e Oceania – que enfrentarão os 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,2 km de corrida. Destes, 31 são da Elite, entre eles os campeões da etapa no ano passado, Reinaldo Colucci e Pâmella Oliveira. A vice-campeã de 2022, a suíça Joanna Rytter, também estará presente na busca do pódio mais alto.

A prova em Jurerê Internacional vai classificar 80 triatletas da classe Faixa Etária para o Campeonato Mundial de Ironman 2023. Metade das vagas são para atletas masculinos que irão competir em Nice, na França, em 10 de setembro. Já as 40 atletas do feminino classificadas se enfrentarão em Kona, no Havaí (EUA), em 14 de outubro.

Segundo a Unlimited Sports, organizadora do IRONMAN Brasil, o evento proporciona uma movimentação financeira de aproximadamente 45 milhões de reais entre o município, o estado e os patrocinadores. Nesta edição, uma das novidades é o co-patrocínio do Grupo Saga, sediado em Goiânia (GO), que chega com a Saga Moove, sua linha de bicicletas, componentes e acessórios iniciada em 2021.

Geraldo Maia, um dos socios do Grupo e diretor de operações da Saga Moove, já competiu em dez ironman – cinco na Europa, quatro nos Estados Unidos e um no Brasil – e  está animado com essa nova empreitada. A empresa tem a representação exclusiva das bicicletas suíças BMC que, com o co-patrocínio, ganharam o status de bike oficial das seis etapas do IRONMAN Brasil.

“O ciclismo é uma paixão responsável porque traz o mesmo DNA do Grupo Saga nessa questão de resultados. Não entramos para ser pequenos e a Aliança Bike é como a nossa mãe para nos nortear aonde podemos chegar no mercado”, declara Geraldo, prevendo conquistar 10% do segmento de bicicletas premium até 2025. Atualmente a empresa conta com 15 lojas conveniadas no país e estima chegar a 70 no final de 2023.

Além das bikes e componentes BMC, a Saga Moove fechou exclusividade com as rodas Princeton, dos Estados Unidos. No universo do ciclismo, a marca ainda oferece capacetes, óculos, sapatilhas, vestuário e acessórios de transporte do segmento premium. Em julho próximo, o Grupo entra no mercado das bicicletas elétricas com a chegada das MTB austríacas Husqvarna.

A expectativa da Saga Moove é posicionar a BMC no topo do ironman brasileiro. Florianópolis está sendo a grande vitrine dessa investida, já que a primeira etapa do Itaú BBA IRONMAN Brasil também foi na capital catarinense em abril passado. As próximas quatro provas serão no Rio de Janeiro (9 de julho), Maceió (27 de agosto), São Paulo (24 de setembro) e Fortaleza (19 de novembro).

COMPARTILHE:
Paulo Cabral

Paulo Cabral é jornalista formado pela Universidade de Brasília com anos de experiência em rádio, TV e revistas. Ciclista de passeio, acredita na bicicleta como forma de ocupação sustentável e democrática das cidades.

Envie sua mensagem