Skip to main content

Roteiros para viajar de bicicleta no Brasil, por Rafaela Asprino e Antonio Olinto

Por 29 de setembro de 2022março 7th, 2023Cicloturismo, Notícias

Rafaela Asprino e seu companheiro, Antonio Olinto, viajam pelo mundo em bicicleta. Eles integram o projeto Cicloturismo no Brasil, que desde 2007 tem como objetivo divulgar a atividade com guias, livros, vídeos e palestras. Para viabilizar as pesquisas de campo, o casal vive em um motor home, mas frequentemente desliga o motor e sai pedalando para explorar alguma região do planeta.

Pedimos a Rafaela e Olinto sugestões de cicloturismo pelo Brasil e eles traçaram alguns roteiros mostrando que o País é, sim, um bom lugar para se viajar de bicicleta. “Depois de 12 anos, podemos afirmar que, sim, existe uma rede de caminhos seguros, belos e interessantes para atravessar nosso lindo país. Eles estão mapeados detalhadamente em uma série de guias, somando mais de 6 mil quilômetros de rotas que pretendem suprir os mais variados gostos e sonhos de viagem”, declaram. Vamos às dicas:

Mantiqueira (MG e SP) – Natureza 

Belos pores de sol e milhões de litros de água em suas cachoeiras para aqueles que decidirem aproveitar desse presente gratuito. Os circuitos, mapeados no sentido de ida e volta, possibilitam ao cicloturista escolher o ponto de parada e mudar de direção quando quiser, proporcionando liberdade para que cada um faça seu caminho por 1.800 quilômetros planilhados em onze cidades da região.

Saiba mais sobre os Circuitos na Serra da Mantiqueira:

https://www.olinto.com.br/index.php/guia-livro-dvd-viagem-bicicleta/mantiqueira/

Caminho Da Fé (SP e MG) – Peregrinação

A melhor adaptação do Caminho de Santiago ao Brasil, com diversos pontos que se unem e seguem até Aparecida (SP). Esporte, aventura, paz, conhecimento, introspecção. Cada um, ao montar em sua bicicleta, parte em busca de algo e certamente encontrará, pois só aqueles que realmente percorrem o Caminho aprendem seus ensinamentos.

Saiba mais sobre o Caminho da Fé: https://www.olinto.com.br/index.php/guia-livro-dvdviagem-bicicleta/caminho-fe/

Estrada Real Caminho Velho (SP, MG e RJ) – Histórico & Cultural

Viajando de bicicleta vemos um pouco de tudo, de asfalto plano a duras subidas, grandes e movimentadas cidades e pequenas localidades esquecidas no tempo, com diversos tipos de vegetação: mata atlântica, florestas de araucárias, campos, cerrado. Com as informações contidas no guia, você pode optar em fazer o percurso de Paraty para Ouro Preto ou vice-versa. 

Saiba mais sobre o Caminho Velho da Estrada Real: https://www.olinto.com.br/guia-livro-dvd-viagem-bicicleta/estrada-real-caminho-velho/

Estrada Real Caminho Dos Diamantes (MG) – Histórico & Natureza

Orientado por monumentos naturais como a Serra do Caraça, do Tabuleiro e Espinhaço, que balizam o caminho desde a época dos primeiros exploradores, este é um roteiro cheio de desafios e belezas. O viajante do século XXI é convidado a conhecer essas riquezas percorrendo o caminho antigo entre dois Patrimônios da Humanidade, Ouro Preto e Diamantina. 

Saiba mais sobre o Caminho dos Diamantes da Estrada Real: https://www.olinto.com.br/guia-livro-dvd-viagem-bicicleta/estrada-real-caminho-diamantes/ 

Paraná I (PR) – Cultura & Aventura

A viagem começa com um passeio urbano pelos parques de Curitiba e segue com a opção de dois grandes circuitos: o Circuito Leste, pela Estrada da Graciosa, Morretes, Antonina, Paranaguá até Guaraqueçaba; o Circuito Oeste passa pelos antigos caminhos tropeiros e pela lendária Estrada do Cerne, chegando até o Terceiro Planalto Paranaense. 

Saiba mais sobre os Roteiros do Paraná: 

https://www.olinto.com.br/index.php/guia-livro-dvdviagem-bicicleta/parana-1/

Circuitos Do Sul (PR, SC e RS) – Contemplação & Aventura 

Para quem deseja iniciar suas viagens pelos circuitos de cicloturismo mais bem preparados do país, mas também tem a capacidade de levar aqueles sedentos por aventura enquanto percorre as belezas dos três estados do sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A rota vai desde a histórica cidade da Lapa até a turística Gramado, com 1.348,28 quilômetros de caminhos planilhados. 

Saiba mais sobre os Circuitos do Sul: https://www.olinto.com.br/index.php/guia-livro-dvdviagem-bicicleta/circuitos-sul/ 

Serra Do Espinhaço e Chapada Diamantina (BA e MG) – Aventura

Ligando a Estrada Real mineira à Chapada Diamantina, na Bahia, os mais de 1.200 quilômetros de caminhos planilhados do Guia seguramente trarão aos viajantes a sensação de estar em meio a uma verdadeira aventura de bicicleta: subidas íngremes, planícies arenosas e léguas tiranas testam os limites físicos, mas a beleza das paisagens e o carinho dos locais justificam todo o esforço. 

Saiba mais sobre os Roteiros pela Serra do Espinhaço e Chapada Diamantina: https://www.olinto.com.br/index.php/guia-de-cicloturismo-serra-do-espinhaco/ 

Agora que você já sabe onde pedalar, escolha seu roteiro, e pé no pedal! CONFIRA TAMBÉM: 

Mapa com os Roteiros: 

https://www.olinto.com.br/index.php/guia-livro-dvdviagem-bicicleta/roteiros-mapeados/ 

Assista a essa série de vídeos para saber mais sobre cada roteiro e para conhecer o conteúdo dos Guias de Cicloturismo produzidos pelo Projeto de Cicloturismo no Brasil: https://www.youtube.com/playlist?list=PLmuKJFKW1SnxgOLuMyCI0dGKvNE-y67-A 

Mais informações em www.olinto.com.br. 

Acompanhe Rafaela e o Olinto nas redes sociais: 

YouTube: http://www.youtube.com/user/OlintoCicloturismo 

Instagram: http://instagram.com/olintoerafaela 

Facebook: https://www.facebook.com/olintoerafaelacicloturismo/ 

Flikr: https://www.flickr.com/photos/137270292@N07/ 

Wikiloc: https://pt.wikiloc.com/wikiloc/user.do?id=704720

COMPARTILHE:
Paulo Cabral

Paulo Cabral é jornalista formado pela Universidade de Brasília com anos de experiência em rádio, TV e revistas. Ciclista de passeio, acredita na bicicleta como forma de ocupação sustentável e democrática das cidades.

Envie sua mensagem