Skip to main content

Da garagem de casa a mais de 100 lojas pelo país: a história de sucesso da franquia Conserta Bike

Por 4 de maio de 2023Lojistas, Notícias

É fato que cada vez mais pessoas estão pedalando e o consequente reflexo disso é o crescente mercado de oficinas e de serviços para o ciclista. Nessa onda, a Conserta Bike vem se firmando no cenário brasileiro com 120 lojas espalhadas pelo país, o que lhe permite se vangloriar com o título de “a maior rede de bike shops da América Latina”. E tudo começou há 12 anos numa garagem de uma casa em São Carlos, no interior de São Paulo.

Naqueles idos, Ricardo Hussein trabalhava na área de mecânica da companhia aérea TAM quando decidiu mudar de ramo e transformou sua garagem em oficina. Lá ele levava as bicicletas usadas que comprava para reformar e as revendia, oferecendo no pacote seus serviços de reparo e manutenção. O negócio deu certo e cerca de dois anos depois deixou a casa só para a família e abriu sua loja, já com o nome de Conserta Bike.

Com a loja, Ricardo foi deixando as bicicletas usadas e investindo nas novas para oferecer à clientela. Mas sem abandonar os serviços de mecânica e adicionando peças e acessórios, inclusive vestimentas, no negócio. Tudo estava indo de vento em popa quando ele resolveu dar mais um passo, transformar sua marca em franquia. Associou-se ao grupo Zero Zero Onze e em 2019 a segunda Conserta Bike foi aberta em Farroupilha (RS).

Mas eis que, meses depois, veio a pandemia. “Eu me lembro até hoje, vinham os boletos e eu dizia que não ia pagar nada”, conta Ricardo. “Só que a Aliança Bike fez um papel fora do normal nessa época com sua luta para reconhecer o nosso trabalho como serviço essencial, o que deu fôlego para continuarmos com o nosso trabalho de franqueamento”, reconhece.

Assim, as franquias se seguiram progressivamente, chegando a 16 por mês em plena pandemia. Com esse crescimento, a equipe da Conserta Bike também se expandiu, principalmente para dar treinamento aos novos franqueados e apoio para a manutenção do padrão de qualidade que a marca vem imprimindo.

Hoje são 120 bike shops abertas e outras 60 em fase de implementação, que fazem a Conserta Bike estar presente em 21 estados do Brasil. Os serviços de oficina correspondem a 60% do faturamento. “A oficina é o coração da loja, é onde vai atrair e fidelizar o cliente”, conta Ricardo. 25% são referentes à venda de bicicletas e os 15% restantes à comercialização de peças e acessórios.

Um dos segredos do sucesso é acompanhar a evolução do ciclismo, tanto que o atendimento às bicicletas elétricas já é completo. A novidade é que desde dezembro passado, a Conserta Bike passou a atuar diretamente na questão da mobilidade urbana com o aluguel de bicicletas, que são oferecidas com a própria marca graças a uma parceria com a fábrica de quadros First. “A bike já vinha num movimento crescente e a pandemia acelerou isso, mas ainda tem muito para crescer”, finaliza Ricardo com otimismo.

COMPARTILHE:
Paulo Cabral

Paulo Cabral é jornalista formado pela Universidade de Brasília com anos de experiência em rádio, TV e revistas. Ciclista de passeio, acredita na bicicleta como forma de ocupação sustentável e democrática das cidades.

Envie sua mensagem