Skip to main content

Pan-Americano de Santiago, no Chile, termina com três bronzes para o ciclismo brasileiro

Por 6 de novembro de 2023novembro 7th, 2023Esporte, Notícias

José Gabriel Marques e Raiza Goulão, no MTB-XCO, e Gustavo Bala Loka, no BMX Freestyle, são os atletas que subiram no pódio

Créditos: Daniel Apuy/Santiago 2023 via Photosport

O Brasil repetiu o feito de 2019 em Lima, no Peru, e bateu um novo recorde de medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, que terminaram no domingo (5). Do total de 205 medalhas, três foram conquistadas por ciclistas brasileiros.

As duas primeiras medalhas foram conquistadas logo no início dos Jogos, no sábado (21), ambas no MTB-XCO. No masculino, José Gabriel Marques garantiu o bronze, e no feminino o terceiro lugar ficou com Raiza Goulão.

A terceira medalha, também de bronze, veio para o ciclismo brasileiro no último dia do Pan. Gustavo Bala Loka fez uma final emocionante e conquistou o inédito terceiro lugar no BMX Freestyle.

Quase no pódio

Com 22 atletas e 12 suplentes convocados pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), a equipe não repetiu os resultados de Lima, quando terminou o Pan de 2019 com cinco medalhas, sendo quatro de prata e uma de bronze. Mas alguns dos nossos ciclistas chegaram perto do pódio em 2023.

No MTB-XCO, Ulan Galinski terminou a competição em quarto lugar, e a atual campeã brasileira da modalidade, Karen Olimpio, ficou na quinta colocação.

No ciclismo de estrada, disputado no domingo (29), a campeã brasileira de resistência feminina, Ana Vitória Magalhães, a Tota, terminou em quarto lugar. No masculino, Nicolas Sessler completou a prova na quinta colocação.

O quarto lugar brasileiro também se repetiu no ciclismo de pista, disputado na sexta-feira (27). Na prova feminina de velocidade individual, Carolina Barbosa pedalou forte pelo pódio até os últimos metros, mas não alcançou a americana Mandy Marquardt, que ficou com o bronze. Já no Madison feminino, a dupla Wellyda Rodrigues e Alice Melo mostrou entrosamento, mas não o suficiente para tirar o outro bronze dos Estados Unidos.

No BMX Racing, o Brasil conquistou um quarto lugar no feminino com Priscilla Stevaux, que terminou a prova com 38s700. Paôla Reis, que já é a representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, sofreu uma queda no meio da prova e terminou em oitavo lugar. No masculino, Bruno Cogo e Pedro Queiroz avançaram até as semifinais, completando a prova em 13º e 14º lugar, pela ordem.

Rumo às Olimpíadas de Paris

Esses resultados colocam os ciclistas brasileiros, principalmente os medalhistas do Pan, José Gabriel Marques, Raiza Goulão e Gustavo Bala Loka, mais perto de uma vaga para os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, França. Mas pelo menos no ciclismo de estrada o Brasil já tem duas vagas garantidas, uma no feminino e outra no masculino.

Como o Brasil ficou na 38ª posição no ranking feminino da UCI, a primeira vaga foi garantida. Já no masculino, a conquista se deu por causa da redistribuição de vagas entre os continentes, sendo que o Brasil ocupa a 54ª colocação no ranking da UCI. Esses dois atletas que representarão o país em Paris serão escolhidos futuramente pela CBC.

Como mencionado, no BMX Racing, já temos uma vaga garantida na modalidade para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, que será representada pela atleta Paôla Reis.

COMPARTILHE:
Aliança Bike

Criada em 2003 e formalizada em 2009, a Aliança Bike tem como missão principal fortalecer a economia da bicicleta, além de trabalhar para que mais pessoas pedalem no Brasil. A entidade atua em diversas frentes de trabalho para atingir os objetivos. Conta com mais de 180 associados entre fabricantes, montadores, importadores, distribuidores e lojistas.

Envie sua mensagem