Skip to main content

Edital de apoio ao cicloturismo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima recebe 277 propostas

Por 7 de novembro de 2023Cicloturismo, Notícias

O edital de Aperfeiçoamento de Rotas de Cicloturismo, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e que conta com o apoio da Aliança Bike, Rede Trilhas e Instituto Planett,, recebeu um total de 277 propostas de prefeituras, consórcios intermunicipais e governos estaduais de todo o país. Um feito histórico.

Neste momento, todos os projetos apresentados estão em fase de pré-aprovação para verificação dos documentos e, em seguida, aqueles que cumprirem todas as exigências legais seguem para a avaliação do mérito da proposta, conforme preconiza o edital.

Importante dizer que a expectativa do Ministério do Meio Ambiente é firmar os convênios até dezembro com as propostas selecionadas e empenhar os recursos ainda este ano. Cada proposta contemplada receberá no mínimo R$ 200 mil para serem investidos em melhorias e na elaboração ou aperfeiçoamento de planos de comunicação e divulgação das rotas.

“Este edital foi um sucesso, as 277 propostas recebidas comprovam a demanda da sociedade por investimentos em cicloturismo. O MMA pretende continuar ampliando esses programas em 2024 e 2025 com editais maiores e que possam incluir obras e a criação de corredores verdes ligando áreas verdes e unidades de conservação”, diz Adalberto Maluf, secretário Nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, do MMA.

As propostas foram apresentadas por prefeituras, pelo Distrito Federal, por Estados e consórcios públicos intermunicipais com atuação em atividades de interesse ambiental ou na promoção do turismo.

“A política pública RedeTrilhas, sob a liderança do MMA em parceria com a sociedade civil, veio para suprir essa lacuna que o edital provou existir de maneira sustentável, organizada e sistêmica. Vamos seguir avançando nos próximos anos”, explica Pedro Cunha e Menezes, diretor de Áreas Protegidas do MMA.

Antes mesmo de ser finalizado, os recursos totais destinados ao Edital poderão mais do que dobrar de valor, graças ao alto número de propostas inscritas. Para que o orçamento cresça, recursos não utilizados em outras políticas públicas, relativos ao orçamento de 2023, poderão ser destinados para atender um número ainda maior de rotas de cicloturismo.

COMPARTILHE:
Aliança Bike

Criada em 2003 e formalizada em 2009, a Aliança Bike tem como missão principal fortalecer a economia da bicicleta, além de trabalhar para que mais pessoas pedalem no Brasil. A entidade atua em diversas frentes de trabalho para atingir os objetivos. Conta com mais de 180 associados entre fabricantes, montadores, importadores, distribuidores e lojistas.

Entre na conversa Um comentário

Envie sua mensagem