Skip to main content

ArAltos MTB: difundindo a cultura do mountain bike desde o entusiasta até o atleta profissional

A iniciativa em Guararema (SP) promove o pleno desenvolvimento no esporte, desfrutando de belezas naturais e trilhas desafiadoras

Quando a paixão pelo esporte é contagiante não basta apenas praticá-lo, é necessário compartilhá-lo. É a partir desse pensamento que a ArAltos MTB busca capacitar e incentivar ciclistas na cultura do mountain bike em Guararema (SP). Desde o final de 2019 a ideia que inicialmente partiu de um ponto de apoio para os praticantes do esporte vem se ampliando na região: hoje o projeto calcula que existam cerca de 70 trilhas na região, estando 30 delas (somando 1.100 km) já mapeadas e prontas para ciclistas curtirem.

“É um grande sonho de quem pedala ter um local onde você consiga deixar sua bike, seus equipamentos, ter todo um bike service à disposição. Foi com esse intuito que nasceu a ArAltos MTB”, explica Frederico Aniya, idealizador e fundador.

Desde 2009 Fred é um entusiasta da cultura do MTB e grande admirador das regiões de Mogi das Cruzes e Guararema. Partindo da topografia desafiadora dos locais e da vasta possibilidade de usos da bicicleta, surgiu a possibilidade de explorá-los através do esporte. Fred, em parceria com grandes marcas do setor, criou então um sistema de locação de bike para movimentar a economia de Guararema (SP) e dar suporte e incentivo aos ciclistas a trilharem pelo mountain bike – desde os iniciantes até os mais experientes.

Serviços

Atualmente, além da praticidade na locação de bicicletas e equipamentos por um preço acessível, a ArAltos oferece também uma série de serviços para proporcionar uma melhor experiência aos praticantes: desde oficina mecânica profissional, até uma alimentação leve e rápida por meio de food trucks com opções de pré e pós treino. Sem contar o espaço em si, que funciona como um verdadeiro ponto de encontro.

Futuramente Fred pretende expandir o negócio, criando também um sistema de bike hotel, onde ciclistas vindos das mais variadas partes do Brasil e do mundo tenham a possibilidade de armazenar sua bicicleta e equipamentos com segurança. A ArAltos MTB não oferece serviço próprio de hospedagem, porém os mais de 200 ciclistas que passam pelo local todo final de semana contam com o conforto das pousadas da cidade, indicadas pela própria equipe da ArAltos.

Trilhas

Recentemente a ArAltos MTB mapeou 30 opções de trilhas dos mais variados níveis de dificuldade, para as quais eles podem dar orientações e onde há um trabalho contínuo de limpeza e monitoramento. Uma conquista que só saiu do papel a partir do esforço pessoal da equipe, em parceria com a comunidade local. Fred conta que já era do conhecimento de parte dos ciclistas locais a existência dessas trilhas, porém a utilização delas era mais reservada e pouco acessível ao grande público do MTB.

“Elaboramos um projeto com o intuito de compartilhar e expandir o acesso [às trilhas] a todos os mountain bikers. Ranqueando e classificando todas as trilhas por nível de percepção de esforço e grau técnico de dificuldade”, explica Fred Aniya.

Ao todo são 1.100 km de trilhas mapeadas e disponíveis online através dos aplicativos Wikiloc e Strava. Em breve o acesso a informações mais detalhadas de cada trilha estará estruturado e disponível no site do projeto. Tudo isso a 1 hora e 20 minutos da cidade de São Paulo.

Curiosamente, Frederico ainda evidencia que apesar de disponibilizarem bicicletas dos mais variados estilos para locação, ultimamente a busca tem se intensificado nas bikes com pedal assistido, já que propiciam a mesma experiência com menos desgaste, àqueles que não estão em um condicionamento físico adequado ou que desejam pedalar nas trilhas mais pesadas.

Muito além do MTB

Para além daqueles que buscam se aperfeiçoar na modalidade, a ArAltos MTB também oferece uma sequência de treinamentos assistidos de acordo com o objetivo pessoal de cada ciclista. Os treinamentos buscam alcançar todos os perfis e níveis de ciclistas.

Todo treino é pensado a partir do condicionamento cardiovascular do atleta, junto a uma equipe de apoio, as atividades são realizadas focando no desenvolvimento técnico do ciclista, de acordo com seus objetivos pessoais. Como foi o caso do atleta internacional Crispy Arriegada – atual campeão argentino de motocross – e do francês Adrien Metge – atual campeão do Rally dos Sertões – que já treinaram com a equipe da ArAltos.

Por meio de iniciativas como essa, Frederico Aniya busca tornar a cidade de Guararema referência na cultura do MTB, difundindo cada vez mais o uso de bicicleta na região.

“Acredito que essa é uma temática que transforma o indivíduo. Se desenvolver, se desafiar fisicamente e mentalmente, é uma terapia para o mountain biker”, finaliza.

Para quem deseja conhecer a ArAltos MTB está localizada na região da Vila de Luís Carlos, em Guararema (SP). Para mais informações acompanhe as redes sociais:

COMPARTILHE:

Envie sua mensagem