Skip to main content

Caminhos do Xixá: Goiás lança nova rota de cicloturismo já integrada à Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso

Por 1 de julho de 2022julho 11th, 2022Cicloturismo, Notícias

O Brasil acaba de ganhar mais um circuito para ciclistas e caminhantes: o Caminhos do Xixá, um roteiro circular de 160 km, que foi lançado em 17 de junho na cidade de Itapuranga, Goiás.

O Caminho passa por três Áreas de Proteção Ambiental (APAs): o Parque Municipal da Represa, que é o ponto de partida, Olhos D’água e a Serra dos Gigantes. Ao longo da trilha, além de paisagens para encher os olhos com a beleza do cerrado, há piscinas naturais, rios, mirantes e a cultura da região central do Brasil.

A rota pode ser feita em vários dias, conforme a disponibilidade de tempo e condicionamento físico do viajante, e está dividida em sete trechos. Ao longo dele já existe uma rede local para hospedagem e alimentação. “Em breve, esses estabelecimentos irão passar por uma qualificação, feita pelo Sebrae”, explica Flávia de Brito Rabelo, coordenadora da trilha Caminhos do Xixá. Segundo ela, que também participou da estruturação do Caminho de Cora Coralina, a região se destaca na agricultura familiar. São mais de 4 mil propriedades rurais que produzem hortaliças de forma orgânica, maracujá, rapadura, cachaça e até uma vinícola. “Estamos trabalhando para criar experiências rurais ao longo do Caminho”, diz ela.

Ao mesmo tempo, a equipe está trabalhando para conectar o Caminhos do Xixá ao de Cora e essa integração será pelas ruínas do Antigo Arraial de Ouro Fino, um povoado que desapareceu e está localizado em uma região repleta de sítios arqueológicos, que guardam muito da história de Goiás e do Brasil.

A ideia de se criar um caminho de cicloturismo, conta Flávia, foi a de colocar Itapuranga no circuito de turismo brasileiro e também regional. E, claro, fortalecer a economia local. Em pouco mais de um ano de trabalho, o roteiro foi criado, assim como a lei que criou o Conselho Municipal de Turismo, o que possibilitou à cidade vencer um edital da Goiás Turismo, que forneceu os recursos para a implantação.

O nome Xixá vem de uma árvore típica do Cerrado, cujas sementes servem de alimento aos animais e os frutos são aproveitados para fazer utensílios domésticos. O primeiro nome de Itapuranga era Xixá, justamente porque quando foi povoada a primeira missa foi rezada sob um Xixazeiro.

Para mais informações: @caminhosdoxixa

SERVIÇO

Início e fim do circuito:
Avenida Monteiro Lobato (GO-230), Lago da Represa Municipal Milton Camilo de Faria, Itapuranga-GO CEP 76680-000

Modos:
Bicicleta, caminhada

Entidade gestora da trilha:
Comitê de Guardiões da trilha Caminhos do Xixá

Distância planejada e implementada:
175,8 km

Duração:
Mínimo 2 dias (bicicleta) e 6 dias (a pé)

Altimetria Positiva:
2.550 metros

Altimetria negativa:
2.548 metros

Contatos:
caminhodosxixazeiros@gmail.com
(62) 98604-8124 Flavia Rabelo

COMPARTILHE:
Adriana Marmo

Sou jornalista, formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo na PUC de Campinas, conclusão em 1989. Há oito anos troquei o carro pela bicicleta como meio de transporte e, desde então, sou ativista da causa e me especializei em mobilidade urbana

Entre na conversa 4 Comentários

Envie sua mensagem