Skip to main content

Volta das Transições, no circuito Serras de Ibitipoca (MG), recebe contador eletrônico de ciclistas

Por 20 de fevereiro de 2024Cicloturismo, Notícias

A Volta das Transições, localizada no Circuito Serras de Ibitipoca (MG), acaba de receber um contador eletrônico para monitorar o fluxo de ciclistas em seu percurso. Instalado nesta segunda-feira, dia 19, na etapa 2, entre Lima Duarte e Olaria, o equipamento permanecerá no local por 30 dias, fazendo a contagem dos ciclistas. “Nossas expectativas são grandes e as melhores possíveis”, diz Gabriel Fortes, idealizador e responsável técnico da Volta das Transições.

Segundo ele, os dados irão ajudar a mostrar a importância de uma rota de cicloturismo inserida em uma área indutora do turismo, que é o Circuito Serras de Ibitipoca. “Sabemos de muitos turistas que são atraídos para este local para pedalar na Volta das Transições. Mas, tão importante quanto os dados é o engajamento que uma ação como esta proporciona, unindo entidades como a Aliança Bike, a IGR, a Rede Trilhas e os municípios ao longo da rota.”

Para Márcio Lucinda, gestor técnico da IGR (Instância de Governança Regional) da Serras de Ibitipoca, os dados obtidos serão fundamentais para os municípios por onde passa a Volta das Transições, pois eles poderão utilizar essas informações para potencializar o desenvolvimento do turismo regional, promover mais investimento e dar mais atenção às demandas do cicloturismo.

“Além disso, este contador tem dupla importância para nós. Ele foi instalado na etapa 2 da Volta das Transições e também vai atender outra a Estrada dos Cortes, uma rota de cicloturismo do município de Lima Duarte, que passa pelo mesmo local. Vai ser muito interessante, pois nesses 30 dias vamos mensurar dois roteiros ao mesmo tempo”, diz ele.

O equipamento foi comprado pela Aliança Bike e está “viajando” pelo Brasil desde abril do ano passado, quando foi instalado no Caminho da Fé (SP) e depois no Circuito do Vale Europeu (SC), Floresta Nacional de Brasília (DF), Caminho de Cora Coralina (GO), Rota do Ferro (MG). Da Volta das Transições volta para o Caminho da Fé em abril volta para recomeçar a contagem e criar a série histórica. O projeto é liderado pela Aliança Bike, em parceria com a Rede de Trilhas, Sacis/Eco-Counter e Instituto Planett.

A Volta das Transições 

É um roteiro que revela as belezas da Zona da Mata mineira. São 390 kms, divididos em 7 etapas, que passam por dez municípios e 25 localidades – entre vilas e povoados – do Circuito Serras de Ibitipoca. De todo trajeto, 10 km são de single track, 40km de estradas pavimentadas e todo o restante por estradas de terra intermunicipais.

O nome refere-se às transições geofísicas, biológicas e culturais que ocorrem ao longo do trajeto e podem ser identificadas no relevo (prepare-se para os 8.500 de altimetria acumulada) e na vegetação, Mata Atlântica e Cerrado. Além disso, há também os traços culturais deixados pelas Bandeiras, pelo Ciclo do Ouro, do Café e do Leite.

Partida/Chegada: Santa Rita de Jacutinga (MG)
Percurso total: 390 km
Altimetria acumulada: 8.500 metros
Entidade gestora: IGR Ibitipoca
Site: https://www.voltadastransicoes.com/

COMPARTILHE:
Adriana Marmo

Sou jornalista, formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo na PUC de Campinas, conclusão em 1989. Há oito anos troquei o carro pela bicicleta como meio de transporte e, desde então, sou ativista da causa e me especializei em mobilidade urbana

Envie sua mensagem