Vitória de Egan Bernal no Giro é glória latino americana | Bicicleta News

Por 31 de maio de 2021Bicicleta News, Esporte
COMPARTILHE:

Egan Bernal conquistou mais uma camiseta rosa para a América Latina. Mas o campeão do Tour de France 2019 está longe de ser talento único em seu país. Nas grandes voltas, Nairo Quintana já havia vencido o Giro em 2014 e a Vuelta a España em 2016. 

O que realmente impressiona, são os mais de 5 anos em que a Colômbia figura sempre entre os 10 países mais fortes no World Tour, brigando de igual com as tradicionais nações européias.

Nada disso é coincidência, ou talentos produzidos ao acaso. Há décadas, nossos vizinhos andinos produzem grandes campeões em diversas modalidades do ciclismo. Mas o segredo não se resume à Cordilheira dos Andes e a uma população acostumada ao ar rarefeito.

Desde pelo menos os anos 1950, a Colômbia investe com seriedade na bicicleta. Trata-se do esporte nacional que traz muitas glórias nas estradas, nos velódromos, pistas de BMX etc. A lista de grandes nomes da bicicleta vai da estrela maior do BMX Mariana Pajón até talentos mais antigos como Martín Emilio Rodríguez (o Cochise), Luis “Lucho” Herrera e Fabio Parra.

O Brasil já teve atletas no World Tour e tem hoje o campeão mundial Henrique Avancini no MTB. Mas para garantir presença contínua nos lugares mais altos do ciclismo, é preciso tratar com seriedade e investimento o esporte que tem inúmeras medalhas olímpicas em disputa, além de tantas outras glórias possíveis.

Os resultados completos do Giro d’Italia 2021 e os melhores momentos em vídeo. 

Leia mais sobre o histórico do ciclismo colombiano.

__________________________

Quer receber notícias do mundo da bicicleta em primeira mão? Mande uma mensagem para nós.