Skip to main content

Vinicius Henrique Lacerda, da BMX dos tempos de garoto aos pódios do MTB

Por 10 de agosto de 2022Esporte, Mountain Bike

Conheça a trajetória do atleta que está entre os sete mais lembrados pelas empresas de bicicleta

Em Lagoa da Prata, no interior de Minas Gerais, um garoto ganhou uma BMX e passou a se divertir com ela pela cidade. Na época, seu esporte era o futebol e a bike era apenas para dar um rolê com os amigos. Mas da casa de sua avó, onde passava boa parte do tempo, via um pessoal saindo de uma loja de bicicletas para pedalar. Achou o movimento legal e passou a frequentar o grupo. A paixão pelo pedal o arrebatou e hoje ele é Vinicius Henrique Lacerda, um dos grandes nomes do MTB brasileiro.

Já nos tempos em que se envolveu com a turma do pedal de Lagoa da Prata, Vinicius Henrique começou a competir. “Ficava sempre em último lugar, mas sempre voltava para casa querendo mais”, conta o atleta, que, apesar do gosto pelo novo esporte, deu um intervalo de dois anos das provas, mas não deixou de acompanhar os amigos nos passeios de bicicleta. Só que a própria cidade se encarregou de resgatar o seu filho ilustre para o ciclismo, mais especificamente para o mountain bike.

Foi em meados de 2014 que Lagoa da Prata começou a abrigar o projeto Escolinha MTB Team, que contava com um grupo organizado de ciclistas que saía diariamente às 17:30 com o propósito de treinar e formar atletas para competições. E Vinicius Henrique não ficou fora dessa. A partir daí, ele retomou os pedais com seriedade e dedicação e passou a apostar no seu potencial esportivo. Dois anos depois começou a ver os resultados e até conseguiu o seu primeiro patrocínio.

De 2016 para cá, Vinicius Henrique vem colecionando troféus. Atualmente é tetracampeão mineiro e campeão carioca de XCO e vice-campeão brasileiro na mesma modalidade em 2020 e 2021, além de bicampeão em seu estado de XCM e de outros títulos. “Eu me sinto muito bem em provas curtas como o XCC, mas tento ser um atleta o mais completo possível para andar em todas as modalidades, e está dando certo”, declara o ciclista, que já tem pela frente algumas provas como os campeonatos brasileiro e mineiro de XCO.

Apesar de não viver exclusivamente do ciclismo, Vinicius Henrique tem uma rotina de atleta. Entre treinos na bike e na academia, dedica de 12 a 15 horas semanais para a prática esportiva. Tal empenho lhe valeu a parceria com a fábrica de bicicletas Athor, que é de Lagoa da Prata e que o patrocina desde 2017. “A Athor é uma empresa que valoriza o atleta, dando total liberdade para que eu possa entregar o meu trabalho. E estamos crescendo juntos, estou muito feliz com tudo isso”, conta.

Por causa de seu empenho e de seus resultados, Vinicius Henrique também está entre os sete ciclistas mais lembrados pelas empresas de bicicleta segundo uma pesquisa realizada pelo GT Mídia da Aliança Bike. “Acho que por ser um atleta muito presente nas redes sociais, interagindo ao máximo com o público, na minha opinião isso hoje é fundamental, não é somente ter resultados e andar bem”, reflete o atleta, que dá um conselho aos novatos: “tenha paciência e trabalhe duro que o resultado vem, e quando isso acontecer você vai olhar para trás e ver que tudo valeu a pena”.

COMPARTILHE:
Paulo Cabral

Paulo Cabral é jornalista formado pela Universidade de Brasília com anos de experiência em rádio, TV e revistas. Ciclista de passeio, acredita na bicicleta como forma de ocupação sustentável e democrática das cidades.

Envie sua mensagem