Skip to main content

Treze, uma bike tipicamente caiçara que nasceu para ser a cara de Santos

Por 8 de agosto de 2022Lojistas

A bicicleta foi criada por Giovanna Zanchetta e sua equipe da oficina Giro Bikes

Há cerca de cinco meses a turma da Giro Bikes percebeu que precisava ir além dos serviços de bicicletaria que oferece a partir da oficina localizada no bairro do Embaré, em Santos, litoral paulista. “Vamos fazer um projeto pensando numa bike para Santos”, conta Giovanna Zanchetta, que, juntamente com sua equipe formada por Vitor Mendes, André Mazzeo e Mariana Amarante, idealizou a Treze, uma bicicleta tipicamente caiçara que nasceu para ser a cara da cidade.

A necessidade de se aventurar nessa empreitada veio da infelicidade com o que vinham oferecendo e da insatisfação dos clientes com suas bicicletas, que procuravam a Giro atrás de uma manutenção nem sempre compensatória. “Acompanhamos, inclusive, os estudos da Aliança Bike e vimos que precisávamos, enquanto empresa, vender bike para aumentar o nosso capital de giro”, relata Giovanna. Foi a partir daí que a Treze passou a ser planejada até sair do papel completamente elaborada.

Em pouco tempo, mais precisamente no dia 13 de maio passado, a Treze foi oficialmente lançada, e com características bem próprias. “Não queria que fosse uma bicicleta igual às outras, ela nasceu para não ser igual a ninguém”, enfatiza Giovanna. De fato, a bike da Giro se destaca primeiramente pelas cores, com uma paleta própria que pode ser combinada no quadro e no garfo ao gosto do cliente e que contribui para a alegria da ciclomobilidade em Santos, com o colorido harmonizando com a paisagem à beira mar.

Além do estilo próprio, outras especificidades fazem da Treze uma bicicleta única, como o quadro, todo de aço, com opções alto e baixo. A roda, de aro 26, é de alumínio, assim como os manetes e os freios, e todos os seus componentes são pensados para garantir o conforto do ciclista. A versão básica, que ainda pode ser adquirida pelo preço de lançamento – cerca de R$ 1,3 mil -, vem sem câmbio, mas esse item pode tranquilamente ser incorporado a nova bike.

Como se pode ver no valor cobrado pelo modelo básico, o 13 é a grande inspiração da bicicleta desenvolvida por Giovanna e equipe. Além de corresponder ao DDD de Santos, La Familia 013 é o título do disco da banda santista Charlie Brown Jr., lançado em 2013 após a morte do vocalista, Chorão. O número também representa a cultura das ruas e praias na cidade litorânea, em que o espírito radical está impresso em atividades como skate, surf e ciclismo. E foi nesse contexto que o pessoal da Giro Bikes criou a Treze.

É um negócio feito por uma empresa jovem, com pouco mais de um ano de idade. “Estamos em processo de amadurecimento”, reconhece Giovanna, que antes de abrir a Giro Bikes atuava como mecânica de bicicletas pela cidade. Do lançamento até agora, dez unidades da Treze já foram comercializadas, e quem quiser conhecer melhor essa empreitada pode ir na oficina, que fica na Rua Álvaro Alvim 149, onde, além de conhecer toda a turma e poder relaxar no espaço, é possível testar uma das duas Treze que ficam lá na frente. É só chegar!

COMPARTILHE:
Aliança Bike

Criada em 2003 e formalizada em 2009, a Aliança Bike tem como missão principal fortalecer a economia da bicicleta, além de trabalhar para que mais pessoas pedalem no Brasil. A entidade atua em diversas frentes de trabalho para atingir os objetivos. Conta com mais de 180 associados entre fabricantes, montadores, importadores, distribuidores e lojistas.

Envie sua mensagem