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Retrospectiva 2025

19 de dezembro de 2025

Sim! Temos muitos motivos para celebrar 2025. Chegamos ao fim de um ano desafiador, cheio de aprendizados e que nos exigiu resiliência – especialmente em um cenário político turbulento, com tarifaços e Reforma Tributária. Graças aos nossos quase 200 associados, a Aliança Bike evoluiu, superou obstáculos e promoveu um ambiente melhor para o setor e o uso amplo das bicicletas.

Nossos esforços renderam resultados concretos. Monitoramos de perto o Congresso Nacional, rastreando projetos sobre bicicletas e seguimos disseminando informações qualificadas via Bicicleta News (WhatsApp), redes sociais e Boletins Técnicos.

No ano em que as Elétricas seguraram a onda do mercado, enfrentamos a desinformação, inclusive, com uma cartilha produzida pelos nossos associados. Entregamos o Guia de Sinalização para Rotas de Cicloturismo e Trilhas em parceria com grandes aliados. Participamos de eventos chave, com palestras e representações, aproximando-nos ainda mais dos associados e das tendências do mercado.

A proximidade com os associados é nossa maior força. Mantivemos o diálogo vivo em redes, canais de comunicação e encontros virtuais periódicos. Nossos grupos de trabalho (GTs) exemplificam isso: discussões que geram estratégias conjuntas e bons resultados.

Para 2026, cultivamos grandes expectativas. Com o time mais forte e unido, vamos pedalar rumo a conquistas ainda maiores. Afinal, todos queremos mais do próximo ano!

Confira abaixo a Retrospectiva 2025 da Associação

  • Conselho Deliberativo
    Mandato atual Out/25 a Out27

    • Rodrigo Coelho Pinto (Grupo JPP/TSW) – Presidente
    • André Sérgio de Castro Ribeiro (Dream BMX/ Dream Bike) – 1º Vice-Presidente
    • Felipe Gustavo Caprioli (Alvoteq) – 2º Vice-Presidente

     

  • Conselho Fiscal
    Mandato atual Out/25 a Out27

    • Giancarlo Clini (Scott/ IGP Clini)
    • Claudia Kligerman (Assos Brasil/ Galibier)
    • Henrique Zompero (Escola Park Tool)

     

  • Conselho Consultivo
    Mandato atual Out/25 a Out27

    • Álvaro Pacheco (Gregario Cycling)
    • Caio Ferreira (Athor Bikes) 
    • Eder Colli (Colli Bikes)
    • Felipe Praça (Trek)
    • Giovanna Rezende (AJF Ciclismo)
    • Jean Laub (JR Comercio)
    • Luiz Rica (HB Brasil)
    • Marcelo Maciel (Proparts)
    • Regina Thibau (Scooter Bee)
    • Rodrigo Affonso (LEV) 
    • Sérgio Gallo (Groove Bikes)
    • William Andó (Julio Andó)

198 associados atualmente, dentre eles:
62 lojistas
35 Startup/Ciclologística
49 Fornecedores
6 Redes de Loja e Market Place
29 Entidades Sociais
13 Imprensa e Eventos
4 Seguradoras

Equipe Executiva:

Luiz Saldanha (Diretor Executivo)
Marina Lagareiro (Administrativo/Financeiro)
Andressa Gonçalves (Rel Gov)
Daniel Guth (Rel Gov)
Leandro Bittar (Comunicação)
Diego Bonifácio (Designer)

Dr. Vitor Covolato e equipe – assessoria jurídica (DCMD Advogados)
Ricardo Campos – website

Confira aqui a nossa equipe

 

GRUPOS DE TRABALHO ATIVOS (2025)
GT Bicicletas Elétricas
GT Tributação
GT Estudos e Pesquisa
CicloTrilhas Brasil
Aliança pelo Cicloturismo
GT Ciclologística
GT Mídias e Associados
GT Eventos Ciclísticos
GT Digitalização do Setor

Grupo Exclusivo – Fundo de Relações Governamentais

Faça parte de nossos grupos de trabalho! Contate-nos


PESQUISAS E ESTUDOS DE REFERÊNCIA

Pesquisa Anual de Comércio Varejista (Abr. 2025) – Veja aqui

Boletim Técnico de Comércio Varejista (Abr. 2025) – Veja aqui

Monitoramento de Venda de Bicicletas (Abr. 2025) – Veja aqui

Boletim Técnico de Importação e Exportação de bicicletas e componentes (Jun. 2025) – Veja aqui

Guia de Sinalização para Rotas de Cicloturismo e Trilhas no Brasil (Jul. 25) – Veja aqui

Boletim Técnico – Mercado de Bicicletas Elétricas 2024-2025 (Ago. 2025) – Veja aqui

Cartilha Pedalando com Assistência (Ago. 25) – Veja aqui

Ranking de ciclovias e ciclofaixas nas capitais (Dez. 2025) – Veja aqui

DEBATES E ENCONTROS TÉCNICOS

Seminário Lançamento da Pesquisa Anual de Comércio Varejista, Boletim Técnico e Monitoramento de Vendas 2024 (Abr. 25) – Assista aqui

Seminário Lançamento do Boletim Técnico de Importação e Exportação de bicicletas e componentes (Jun. 25) – Apresentação ao vivo Exclusiva para Associados – Assista a gravação

Encontros Técnicos Periódicos das três frentes de comitê de especialistas – Projeto ACT com o ICMBio – Estudo público de bicicletas nas Unidades de Conservação (De acordo com o cronograma interno)

Lançamento do Guia de Sinalização para Rotas de Cicloturismo e Trilhas no Brasil (Jul. 25 em Brasília –  com apoio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e do ICMBio). Foi lançado em outras localidades também ao longo do ano de 2025.

Seminário Bicicletas Elétricas 2024-2025 (Ago. 25) – Assista aqui

Lançamento da Cartilha Pedalando com Assistência (Ago. 25) – Presencial no Espaço Trilhas – Shimano Fest 2025

14 novos episódios de Podcast com importantes players do mercado que se associaram recentemente e/ou temas atuais do setor de bicicletas – Assista aqui

Acompanhe nossos demais vídeos e publicações em nosso canal Aliança Bike no youtube!

PROJETOS ESPECIAIS

  • Em andamento – Termo de Cooperação Técnica assinado com o Instituto Chico Mendes de Conservação – ICMbio – Projeto Bike nas UCs
  • Apoio institucional a vários eventos, como Parque da Mobilidade Urbana | Shimano Fest | Congresso Brasileiro de Trilhas | EDESC | Festival Bike de Cria – Queimados | Evento E-commerce (parcerias especiais para associados)
  • Levantamento de Marketing Digital no setor de bicicletas e criação do GT Digitação do Setor
    Desenvolvimento dos GTs de Eventos Ciclísticos e Mídia
  • Co-organização do Espaço Trilhas – Área de exposição no Shimano Fest para gestores de rotas, agências ou criadores de conteúdos do setor
  • Participação com conteúdo em dezenas de eventos através de palestras, criação de mesas e painéis, indicação de painelistas e convidados, etc.
  • Aliança Bike Podcast – manutenção de canal da Associação nas principais plataformas de podcast (acesse nos principais serviços de streamings).
  • Reunião Virtual de Associados – evento com todos os associados cujo intuito é atualizar sobre os principais assuntos da Associação e do Setor, promover debates, deliberações e apresentar questões estratégicas da associação e os resultados bimestrais.
  • Co-coordenação do Projeto “Bike nas FLONAS (Florestas Nacionais)” e apoio à abertura de trilhas e sinalização da Floresta Nacional de Lorena (SP)
  • Contagem eletrônica de ciclistas para uso do GT Aliança pelo Cicloturismo. Locais com parceria: Caminho da Fé (SP), Circuito Vale Europeu (SC), Vale dos Encantos (SC), FLONA de Brasília (DF), UFMG (MG), Rota do Ferro (MG), Volta das Transições (MG).
  • Guia de Sinalização de Cicloturismo e Mountain Bike – publicação inédita no Brasil lançado em Julho de 2025 em Brasília, com apoio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e do ICMBio.

AÇÕES DE RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS (RELGOV)

O ano de 2025  foi marcado por um cenário de elevada instabilidade política, caracterizado pela intensificação de disputas ideológicas, pela polarização do debate público e por sucessivas crises institucionais que impactaram a previsibilidade das decisões governamentais. Esse ambiente desafiador exigiu das instituições, entidades representativas e atores políticos um esforço contínuo de diálogo, articulação e defesa de agendas estratégicas, em meio a um contexto de incertezas, pressões econômicas e tensionamentos entre diferentes visões de país..

Em razão desse contexto de instabilidade política e ideológica, o ano mostrou-se particularmente adverso para o setor de bicicletas, que enfrentou dificuldades de inclusão da pauta da bicicleta no Congresso Nacional. A ausência de um ambiente institucional estável e previsível comprometeu o avanço de pautas estratégicas para a mobilidade sustentável, a indústria e o comércio do setor, impactando negativamente toda a cadeia produtiva.

    • ABNT: A Aliança Bike participou ativamente da consulta pública da ABNT PR 1026, apresentando contribuições técnicas sobre os requisitos de segurança para bicicletas com pedal assistido. A atuação buscou apoiar a padronização e a proteção ao consumidor, ao mesmo tempo em que alertou para pontos que poderiam gerar aumento de custos, burocratização excessiva e entraves à produção, importação e inovação, defendendo uma regulamentação equilibrada e viável para o setor.
    • PL 4872/2020 (certificação de baterias): Com a troca do ano legislativo, a relatoria que estava com o Deputado Alceu Moreira passou para o Deputado Lafayette de Andrada (REPUBLICANOS/MG), o qual fortalecemos as relações governamentais e estamos trabalhando o assunto no GT das Bicicletas Elétricas, a fim de construir um texto conciso sobre a certificação de baterias para bicicletas elétricas.
    • Projeto de Lei 4870/2024: Institui a Política Nacional de Incentivo à Visitação a Unidades de Conservação e dispõe sobre a visitação a unidades de conservação. Transformado na Lei nº 15.180 de 25/07/2025. Forte atuação da Aliança para construção de um texto conciso, sobretudo na margem de restrição da unidade de conservação. Apesar da sanção, acompanhamos a regulamentação da matéria com afinco.
    • PL 456/2025: Estabelece diretrizes e normas para a mobilidade urbana sustentável e para a expansão urbana ordenada, visando à prevenção de desastres no âmbito urbano, à redução das desigualdades sociais e ao incentivo de práticas sustentáveis no desenvolvimento urbano. Trabalho em prol da inclusão das bicicletas no programa junto à Deputada Duda Salabert (PDT/MG) na Comissão do Meio Ambiente e do Deputado Dep. Yury do Paredão (MDB/CE) na Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU). A matéria aguarda apreciação pela Comissão de Finanças e Tributação, em que manteremos o acompanhamento.
    • PL 2583/2011 (Dispõe sobre a construção de bicicletários em órgãos públicos federais): O projeto é importante para a Aliança Bike por estimular o uso da bicicleta a partir do próprio exemplo do poder público, ao obrigar órgãos federais a oferecerem infraestrutura adequada e segura para ciclistas. A Aliança acompanhou a tramitação e a votação da matéria nas Comissões de Viação e Transportes (CVT) e de Desenvolvimento Urbano (CDU), por entender que é fundamental que o Governo Federal dê o primeiro passo na promoção da mobilidade ativa, criando condições concretas para ampliar o uso da bicicleta no país.
    • Reuniões e diálogos técnicos com: MDIC (pleitos diversos); CAMEX (Pleitos de desabastecimento e comércio exterior); Ministério do Esporte, Ministério do Meio Ambiente; Ministério das Cidades (Programa Bicicleta Brasil); Ministério do Desenvolvimento Social (Programas em Combate à Obesidade); MTur (Solicitação de Integração junto ao Conselho Nacional de Turismo).
    • No Congresso Nacional, fizemos reuniões importantes com dezenas de deputados e senadores e suas equipes.
    • BNDES/Fundo Clima para a Mobilidade: No âmbito do BNDES e das políticas de financiamento verde, a Aliança Bike atuou de forma propositiva ao apresentar sua posição no programa MOVER, defendendo o reconhecimento da bicicleta como vetor estratégico de mobilidade sustentável, descarbonização e política industrial verde. Como resultado desse trabalho institucional e do diálogo técnico com o Governo Federal, as bicicletas passaram a ser incluídas no escopo do Fundo Verde, ampliando o reconhecimento do setor como elegível a instrumentos de financiamento voltados à transição energética, inovação e redução de emissões. A Aliança segue acompanhando a operacionalização desses mecanismos para garantir que o acesso aos recursos se traduza em benefícios concretos para a cadeia produtiva de bicicletas, bem como, a redução dos juros.
    • Parceria com o CJE/FIESP para o estudo, desenvolvimento e defesa das políticas em prol da mobilidade elétrica: O Comitê de Jovens Empreendedores da Fiesp (CJE) reúne jovens empresários para fortalecer o empreendedorismo e a inovação no país. A Aliança Bike participou das discussões no âmbito do CJE, contribuindo para o debate sobre mobilidade sustentável e promovendo a bicicleta elétrica como solução estratégica para a descarbonização, a modernização dos negócios e o desenvolvimento de novos mercados.
    • Logística reversa e embalagens: A Aliança Bike avançou na estruturação da agenda de logística reversa no setor de bicicletas, reunindo e difundindo normas federais, estaduais e novos decretos, orientando fabricantes, importadores e varejistas sobre sistemas de reciclagem e comprovação de destinação adequada das embalagens, fortalecendo a sustentabilidade e reduzindo riscos regulatórios para o mercado.

PLEITOS TRIBUTÁRIOS

Para a Aliança Bike, não foi um ano positivo para o setor no campo do comércio exterior, marcado por um elevado número de pleitos indeferidos e por um ambiente regulatório e político adverso. O agravamento desse cenário foi potencializado pelo chamado “tarifaço”, que contribuiu para aumentar os custos, reduzir a previsibilidade e dificultar o acesso do setor de bicicletas a condições mais equilibradas de importação. Ainda assim, a Aliança Bike manteve sua atuação firme e técnica junto aos órgãos de comércio exterior, trabalhando de forma contínua para conter elevações adicionais de impostos e defender a competitividade do setor de bicicletas no país.

  • Pleitos da Aliança Bike indeferidos pelo governo federal
    • Outros Freios (travões) e suas partes.
    • Quadros de Fibra de Carbono
    • Motores para bicicleta elétricas, de potência não superior a 350W
  • Outros projetos em andamento, alinhados em estratégias com nossos associados em nosso Fundo de Relações Governamentais.

COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS EM 2025

Site aliancabike.org.br
01 de jan/25 a 15 de dez/25
>> Mais de 160 mil usuários ativos
>> Mais de 248 mil visualizações de página

Instagram
Seguidores: 25,8 mil
1.333 publicações

Facebook
Seguidores: 4 mil seguidores

LinkedIn
Seguidores: 3,3 mil seguidores

Mailing (e-mail)
Mailing segmentado de profissionais do setor com mais de 40 mil contatos ativos.

YouTube
1,3 mil inscritos
78 vídeos enviados

Bicicleta News
Mais de 4 mil assinantes (via comunidade)
4 notinhas por semana/média

Podcast Aliança Bike – Desde Nov/2022
Confira aqui
77 episódios
Mais de 13 mil downloads totais


ASSOCIADOS EM 2025

Número de associados em dezembro 2025: 198 associados

Categoria Total de Associados
Entidades 29
Fornecedor 49
Imprensa e Eventos 13
Lojista 62
Rede de Lojas 6
Start Up, Seguradoras e Logística 39
Total Geral 198

CONQUISTAS TRIBUTÁRIAS DA ALIANÇA BIKE NOS ÚLTIMOS ANOS

Criada em 2003 e formalizada em 2009, a Aliança Bike – Associação Brasileira do Setor de Bicicletas – é uma associação que tem como missão fortalecer o mercado e a economia da bicicleta e o seu uso por brasileiras e brasileiros, atuando em diversas frentes de trabalho para promover o uso de bicicletas como transporte, esporte, turismo, lazer e logística. Conheça dezenas de conquistas da aliança bike nos últimos 8 anos:

1. Exclusão da substituição tributária (ST/ICMS) para bicicletas e componentes (2016)

A partir de 2016 foi revogado o regime de substituição tributária (ST) do ICMS para bicicletas (NCM 8712.00.10), bem como de “partes e acessórios das bicicletas” classificados na NCM subposição 8714.9.

2. Redução permanente do imposto de importação (Tarifa Externa Comum) para CINCO componentes (aprovadas entre 2021 e 2023):

a. Câmbio de velocidades – NCM 8714.99.10
De 16% para 2%
b. Cassetes (“pinhões de roda livre”) – NCM 8714.93.20
De 16% para 2%
c. Pedivela e coroa (excetuando o monobloco) – NCM 8714.96.19
De 16% para 0%
d. Cubos (sem rosca para pinhões do tipo cassete) – NCM 8714.93.11
De 16% para 0%
e. Caixas de direção sem rosca – NCM 8714.99.20
De 16% para 0%

3. Exclusão da substituição tributária (ST) para bicicletas elétricas no Estado de São Paulo (2022)

A partir de 1º de março de 2022, as bicicletas elétricas foram oficialmente excluídas do regime de substituição tributária (ST) do ICMS em São Paulo, conforme decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), publicada em 28 de janeiro daquele ano.

4. Isenção temporária do imposto de importação para SEIS componentes (aprovadas entre 2021 e 2023):

a. Freios – NCM 8714.94.90
Com validade entre 2022 e 2023 e pedido de renovado para 2023-2024
b.
Pedivela e coroa (exceto monobloco) – NCM 8714.96.00
Com validade entre 2022 e 2023 e depois substituído pela redução permanente do mesmo imposto
c. Quadros de fibra de carbono – NCM 8714.91.00
Com validade entre 2022 e 2023 e renovado para 2023-2024.
d. Quadros de cromo-molibdênio (cromoly) – NCM 8714.91.00
Com validade entre 2022 e 2023.
e. Motor para bicicletas elétricas – NCM 8501.31.10
Com validade entre 2022 e 2023 e renovado para 2023-2024.
f.
Correntes – NCM 7315.11.00
Com validade entre 2022 e 2023 e renovado para 2023-2024.

5. Redução de 10% na Tarifa Externa Comum (TEC) das bicicletas convencionais montadas (2021)

Em 2021 foi aprovado pleito da Aliança Bike para o retorno da alíquota do imposto de importação de 35% para 20%. Contudo, o governo federal recuou e a redução foi de 10%, passando de 35% para 31,5%.

6. Inclusão de mais de 10 componentes de bicicleta na Lista de Bens sem Similar Nacional – LESSIN (2021 a 2024)

A inclusão dos componentes na LESSIN, como câmbios, cassetes, pedivelas e coroa, quadros, etc, permitiu que um número muito maior de bicicletas montadas no Brasil pudessem ficar dentro do limite de 40% de conteúdo de importação, colhendo benefícios importantes de alíquota reduzida de ICMS.

7. Exclusão do setor de bicicletas do Imposto Seletivo da Reforma Tributária

Uma mobilização de dezenas de milhares de pessoas, lideradas pela Aliança Bike, pressionou o Senado Federal a derrubar a incidência do imposto seletivo para bicicletas, o que causaria uma sobretaxação equivocada das bicicletas, equiparando-as a cigarros e bebidas alcoólicas.

8. Mais de 40 Projetos de Lei, no Congresso Nacional, com iniciativas de redução da carga tributária sobre o setor de bicicletas

A existência de mais de 40 PL’s focados na desoneração tributária para o setor de bicicletas, escritos por deputados e senadores de diversos partidos políticos, sublinha a importância crescente que nosso setor tem recebido no contexto nacional. Essa mobilização legislativa transcende as barreiras partidárias, refletindo-se em um consenso sobre a relevância estratégica das bicicletas como uma solução sustentável para diversos problemas urbanos contemporâneos, incluindo a mobilidade urbana, a saúde pública e a sustentabilidade ambiental.

 

Esse trabalho só é possível graças às quase 200 empresas e organizações associadas, que atuam e contribuem para o desenvolvimento do setor de bicicletas no Brasil.

  Agradecemos imensamente pela parceria de nossos associados neste ano e reforçamos que estaremos juntos, somando forças, para fazer um ano de 2026 repleto de realizações e melhorias para o nosso setor!

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Aliança Bike

Criada em 2003 e formalizada em 2009, a Aliança Bike tem como missão principal fortalecer a economia da bicicleta, além de trabalhar para que mais pessoas pedalem no Brasil. A entidade atua em diversas frentes de trabalho para atingir os objetivos. Conta com mais de 180 associados entre fabricantes, montadores, importadores, distribuidores e lojistas.

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