Propostas da ONU para um futuro com mais bicicletas no pós-pandemia | Bicicleta News
Uma força tarefa da Organização das Nações Unidas (ONU) quer garantir que os benefícios que as bicicletas trouxeram para as cidades europeias se tornem permanentes.
Um dos pontos centrais é justamente o incentivo à mobilidade ativa. O plano de ação da força tarefa começa por definir recomendações gerais para as cidades. O passo seguinte é transformar sugestões em políticas públicas de qualidade. Com regras bem definidas e os meios para se fazer cumprir a legislação, será possível revolucionar a mobilidade urbana em favor da bicicleta.
Uma das recomendações passa por rever o planejamento urbano para readequar as ruas e espaços públicos das cidades. Tudo para garantir que o uso da bicicleta e as caminhadas sejam alternativas cada vez mais convidativas.
A justificativa é bastante óbvia. A quarentena mais rígida nos países europeus deixou claros os impactos negativos do setor de transporte na qualidade de vida das pessoas. Entre março e abril de 2020, com menos carros nas ruas, as cidades espanholas tiveram uma queda de 58% nos índices de poluição do ar.
Felizmente, muitas cidades comprovaram na prática a lógica de “construam e elas virão”. Um estudo recente mostrou que entre março e julho de 2020 as ciclofaixas temporárias aumentaram entre 11% e 48% o trânsito de bicicletas nas cidades europeias.
Os planos da ONU são para a Europa, mas as lições e melhorias urbanas em favor da bicicleta podem ser aplicadas também nas cidades brasileiras. O importante é sensibilizar e pressionar gestores públicos, desde deputados e vereadores até prefeitos e governadores, a acreditarem na bicicleta.
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Leia mais sobre os planos para incentivar o uso da bicicleta nas cidades européias.
Conheça a importância das ciclofaixas temporárias para aumentar o uso da bicicleta na Europa.
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