Skip to main content

Nota de repúdio às “piadas” do humorista Murilo Couto

Assistimos consternados a um trecho do stand up de comédia do humorista Murilo Couto em que este zomba e, pior, concorda com atropelamentos e mortes de ciclistas no Brasil.

Nos últimos 10 anos, quase 14 mil ciclistas tiveram suas vidas ceifadas por motoristas de ônibus, automóveis e caminhões nas estradas, ruas e avenidas de todo o Brasil. Mortos no trânsito, em geral, somam em média mais de 50 mil pessoas por ano. É uma tragédia humanitária.

As falas do humorista atravessam como um afiado punhal os corações de milhares de famílias em luto e em busca de justiça por crimes de trânsito que ainda são negligenciados no país.

Não nos cabe dizer quais são os limites do humor, mas sim alertar que, quando se trata da vida e da sobrevivência de pessoas, o efeito imediato das falas do Sr. Murilo Couto é a banalização das mortes. Sim, uma piada pode promover mais mortes e a atitude do humorista pode ser interpretada como incitação ao crime (art. 286 do Código Penal) e discurso de ódio, camuflados de “humor”.

Como disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, enfrentar o discurso de ódio não significa limitar ou proibir a liberdade de expressão. Significa evitar que este discurso se transforme em algo mais perigoso, particularmente que incite discriminação, hostilidade e violência, o que é proibido pela legislação internacional.

Portanto, repudiamos com veemência as falas do Sr. Murilo Couto. As risadas de uma platéia em uma sala de teatro não podem justificar a morte de milhares de ciclistas e o luto de seus familiares e amigos. Basta de mortes no trânsito e de discursos de ódio.

* * *

Aliança Bike – Associação Brasileira do Setor de Bicicletas

COMPARTILHE:

Receba nossas novidades por e-mail

Aliança Bike

Criada em 2003 e formalizada em 2009, a Aliança Bike tem como missão principal fortalecer a economia da bicicleta, além de trabalhar para que mais pessoas pedalem no Brasil. A entidade atua em diversas frentes de trabalho para atingir os objetivos. Conta com mais de 180 associados entre fabricantes, montadores, importadores, distribuidores e lojistas.

Entre na conversa 40 Comentários

  • MARTA SOARES NEVES disse:

    Concordo em gênero, número e grau com o repúdio a esse que se diz humorista.

  • Daniel Lemees disse:

    Não faça piadas com vidas…

  • Lizi Pompeo disse:

    Peço que o Murilo e principalmente os motoristas de ônibus revejam seus conceitos, quanto ao minimizar e zombar de seres de sua própria espécie e mesmo aqueles que não o são, poderia ser pessoas de sua própria família, andando nas ruas e sujeitos a morte ou mutilações. Parece dramático, mas é a mais pura verdade e que vergonha!!!

  • Maria disse:

    Não tem graça nenhuma a piada deste que se diz humorista e brinca com a realidade cruel sobre os desportista do ciclismo no nosso país que ainda não dá o verdadeiro suporte para uma categoria tão importante.O ciclismo pode e muda muitas vidas .

  • Marcos disse:

    Esse Sr. É péssimo!!
    Não gosto do tipo de humor que ele faz. Aliás toda a equipa do The Noite são ofensivos.

  • MariaPKL disse:

    Estou em luto pelo falecimento brutal da minha irmã. Ela estava em acostamento, parada, quando uma carreta, mesmo tendo faixa dupla pra trafegar, colidiu com o corpo dela. O motorista se achou no direito de ficar irritado por tê-la atropelado, enquanto ela, já morta, recebia manobras de RCP de uma enfermeira voluntária que passava no local. A Lei de trânsito é clara: o maior cuida do menor. Todos tem direito de ir e vir. Se fosse um carro no acostamento a carreta passaria por cima? Acredito que não. Por quê?

    • Edu disse:

      Sinto muito pela sua irmã. Aprendi a pedalar com meu pai e ensinamos meus filhos. Oro sempre antes de sairmos, pois é perigoso pedalar em meio a tanto desrespeito. Deus conforte sua família!!

  • Carmen iglesias disse:

    Idiota, humor sem graça com esporte e os ciclistas!

  • César Ricardo de Andrade disse:

    O problema do Brasil é a IMPUNIDADE! Piada não mata ninguém!

  • simone farias disse:

    Falta de respeito com milhões de ciclistas, com vidas não se brinca ,pra mim ele não é ser humano.

  • Cibele Sala disse:

    Temos que ensinar o respeito e piadas com a tristeza de outros não tem graça!

  • Guimel disse:

    Sou ciclista e não me senti ofendido… É só acompanhar o trabalho dele pra entender que é humor galhofa… o problema não esta na piada, mas sim em quem a entende como verdade… E essas pessoas você não atinge com notas de repúdio…

  • André disse:

    Sou ciclista e ri com a piada.
    Deixem de ser chatos

  • Renan disse:

    Só uma coisa, concordo plenamente com tudo dito acima, só que a palavra travestida e suas ramificações não são mais usadas por serem palavras de cunho preconceituoso contra as travestis e mulheres trans

  • Pedro Chagas Fernandes disse:

    Honestamente, tenho certeza que a intenção do Murilo Couto não foi promover a violência no trânsito e nem a banalização da vida de ciclistas. Trata-se, tão somente, de uma piada…

    • Edu disse:

      Pela segunda vez? Sem intenção?
      Nossaaa…..

      Esse pseudo ser humano já havia dito que “foi lindo ver o ciclista (atropelado) voando sobre o carro”

      Faça um exercício:
      Pense no seu filho (depois mãe, pai) voando atropelados. Sentiu? Foi lindo??

      Acho que não, né?!

  • Myke disse:

    É burrice ou desonestidade? O Murilo Couto é conhecido por trabalhar com o absurdo no seus textos! Ele tem piadas que defendem a exploração e o abuso do trabalho infantil. Esse é o trabalho dele, arrancar risada do absurdo, do surreal… Piadas com Deus? Legal, livre expressão, democracia, mas quando sou zoado acabou a liberdade, aí se encaixa no código penal? Vocês de esquerda se sentem altruístas, mas estão bem mais próximo da misantropia, são incapazes de entender as pessoas, as suas idiossincrasias e talentos.
    Ao invés de encher o saco de um humoristas, vá cobrar políticos, pare de lamber as botas do seu estadista predileto, ele sim tem responsabilidade sobre o que fala e o que faz…

  • Luiz Edward disse:

    Um despreparado sem noção do que fala quer fazer humor bizarro e sem conteúdo artístico querendo se promover muito fraco artisticamente.

  • Max Carvalho disse:

    Discordo completamente, para mim ficou bem claro que eram piadas irônicas. E tem mais, muitos cadeirantes ou vítimas de acidentes se sentem excluídos de piadas, e conversas sociais, e a maioria gosta e faz piada da situação deles. É no mesmo nível que todos nós brasileiros, nosso país não está nos melhores dias, mas a gente faz piada com isso. É um jeito de ver o mundo.

  • Thi disse:

    Não se trata humor com seriedade. Quantas pessoas alcoólatras vc conheceu e de quantas piadas de bêbado já riu? Humor é a arte do absurdo.
    Geração de mimimi, a piada funcionou.

  • Lance Armstrong disse:

    O cara foi infeliz de fazer piada com uma das classes mais mimizentas da infernet…como ciclista prefiro pegar minha bike e ir conquistar um rp no strava invés de me preocupar com iadas…piadas são só piadas…ciclistas de internet nao sobem ladeiras 😉

  • Edu disse:

    Desculpe, mas isso não é piada, é incitar ao crime.

    Sou palmeirense e não ligo pra piada com “porco”.
    Sou protestante e não ligo pra “crente”.
    Sou narigudo e eu mesmo brinco com isso.

    Mas..

    “Dou razão pra quem atropela”… como assim?

    Dá-se razão pra quem estupra? Pra quem mata??

    Faça um exercício: coloque o nome de alguém que vc ama na frase: “dou razão pra quem atropela meu… amigo, ou filho, minha mãe, meu sobrinho…”
    Fica pesado, né… Pois foi isso que ele disse!! “Dou razão a quem atropela o S. Zé, a d. Maria, ou a Ana…”
    “Dou razão a quem atropela a mãe, ou a filha de alguém…”

    Que pobre infeliz e canalha!!!

    Quando se atropela alguém, é o parente amado de várias pessoas que morre. Filho fica sem pai, esposa sem marido.

    Ele não merece só repercussão, merece cadeia.

    É crime!!!

  • Alan disse:

    Crime? Falta só o DOLO. Tachar de criminoso indiscriminadamente também não é de bom tom.

  • VANDERLEY BENEDITO LEITE disse:

    Não conheço esse Sr que se diz humorista…. humor ? Que graça alguém vê num sujeito que brinca com a morte de um ser humano CICLISTA !!! BABACA !

  • Emerson Faria Rocha disse:

    Espero que ele não esteja cunhando em uma calçada e um motorista bêbedo não suba na mesma e atropele elel e pense: o que esse cara tava fazendo ali na calçada essa hora.

  • Emerson Faria Rocha disse:

    O cara tá de roupa colada p poder pedalar bem. Não tá fazendo papel de viado para se aparecer na tv

  • Emerson Faria Rocha disse:

    Aquele cara que vc tá vendo pedalando de roupa colada pode te baixar a porrada seu babaca.

  • Emerson Faria Rocha disse:

    Sabe é difícil lidar com um babaca de direita que acha que todo mundo tem bwue andar de carro ou estar na. Academia. Senão é anormal. Difícil isso. É por isso que essa doença é presidente.

  • Wagner Mageste disse:

    Sou ciclista e sinceramente eu não vejo motivo para tanto. Compreendo perfeitamente sobre o que acontece conosco nas ruas e estradas, mas a piada de humor “negro” em nada incentivara o desrespeito no trânsito, bem como o desrespeito a dor. Ao meu ver piada vinda de um humorista no exercício da sua profissão está dentro do contexto do seu ato. Muitos humorista já fizeram piadas mórbidas e nem por isso são considerados insensíveis.
    Temos que entender que ele não é representante de nada, apenas atuava no palco como humorista.
    Deixo aqui o meu profundo pesar a todas as vítimas de acidentes ciclístico, e peço a Deus o perdão aos que sem saber o mal que faria foram os algozes desse ato, desejo muito sucesso ao humorista e que compreenda que ele quis apenas trazer a alegria, algo que precisamos tanto.

    Vamos simplificar a vida para que ela seja mais leve e agradecer a Deus por tudo!

  • alex disse:

    Sinceramente o kra nem famoso é, até então eu não sabia da existência deste pseudo ser humano que se diz humorista, pelo nível de humor dele deve ser pago em refri e pastel dormido pelo dono do boteco onde ele importuna os fregueses. Um babaca sem noção que se auto intitula humorista.

  • Alejandro Santos disse:

    É um irracional, metido à artista, imitador de babaquices. Pensa ser humorista, e não tem graça nenhuma. Sem noção, sem discernimento do que é viver em sociedade e acima de tudo sem respeito à vida humana.

  • RONALDO LIMA LEONARDO disse:

    Lamentável e infeliz provocação aos ciclistas e em especial ao telespectador que estava presente e foi importunando com falas de repúdio ao esporte que praticava. Ao meu entender cabe processo coletivo.

  • Adriano Oliveira disse:

    Piada com a tristeza alheia não tem graça.

  • Josafa Alves de barros disse:

    A um ano atrás esse rapaz tentou fazer piadas com um dos maiores ícone da música nordestina , o cantor e compositor Assisão, agora com um ciclista ,assim como muitos outros episódios, é viciado nisso , não sabe fazer outra coisa , mas não toma jeito, vive de infernizar as pessoas. Lamentável ainda ter alguém que possa assistir qualquer tipo de evento desse rapaz, ou melhor, desse monstro.

Envie sua mensagem