Skip to main content

Niterói implementa o maior sistema de monitoramento de ciclistas do país

Por 6 de fevereiro de 2024Mobilidade, Notícias

A cidade de Niterói acaba de anunciar duas iniciativas que reforçam sua posição na vanguarda nacional ao transformar espaços urbanos em ambientes seguros para promover o uso da bicicleta. As novidades são o Nit Bike, sistema de bicicletas compartilhadas, e a instalação do CONTABIKE, com 10 contadores automáticos para coleta de dados sobre as viagens de bicicleta.

O Nit Bike, cujo nome foi escolhido pela população por meio de uma consulta pública que alcançou a marca dos 5.240 votos, pretende instalar 50 estações, sendo 46 para adultos e quatro para crianças, totalizando 600 bikes no município. A implantação já começou e, de acordo com o cronograma, já no mês de março as primeiras bicicletas compartilhadas estarão rodando. E o melhor: as viagens serão gratuitas por uma hora, excedendo esse tempo, será aplicada uma taxa proporcional.

“A presença das bicicletas nas ruas de Niterói já é uma realidade e faz parte da cultura do município. A implantação do serviço de compartilhadas une mobilidade urbana à sustentabilidade e, ao mesmo tempo, é acessível para todos”, explica o Prefeito Axel Grael.

O programa começa com 15 estações e as restantes serão implementadas ao longo do ano. Localizadas em um raio de 5 km do centro de Niterói, bairros como Icaraí, São Lourenço, Barreto, Ingá, São Domingos, Gragoatá e Boa Viagem são alguns que serão contemplados. O investimento anual é de R$ 8,5 milhões, que serão nesse primeiro estágio, assumidos pela Prefeitura, mas há planos de instalação de estações patrocinadas para expandir a área de cobertura e reduzir os custos municipais.

Para entender a eficácia de todas as iniciativas implantadas, incluindo o impacto da implementação das compartilhadas, e aprimorar o que já existe, chega o CONTABIKE para coletar os dados sobre o uso da bicicleta na cidade. Desenvolvido pela Eco-Counter, o sistema é composto por 10 contadores automáticos, que serão posicionados em pontos estratégicos para coletar dados de forma contínua.

“A introdução do sistema CONTABIKE é um passo importante para entender melhor o comportamento e as necessidades dos ciclistas em nossa cidade. Os dados ajudarão a fazer escolhas mais precisas e eficazes para continuar promovendo a bicicleta como uma alternativa de transporte”, explica Filipe Simões, Coordenador do Niterói de Bicicleta.

Os dados serão acessíveis ao público nesta a página e também em um totem informativo que será instalado na Av. Marquês do Paraná.

COMPARTILHE:
Adriana Marmo

Sou jornalista, formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo na PUC de Campinas, conclusão em 1989. Há oito anos troquei o carro pela bicicleta como meio de transporte e, desde então, sou ativista da causa e me especializei em mobilidade urbana

Envie sua mensagem