Skip to main content

Trilha da Petrobrás (Estrada do Rio Pardo) já registrou a passagem de 6.356 ciclistas desde a reabertura, em 2022

Por 24 de janeiro de 2024janeiro 26th, 2024Cicloturismo, Notícias

Uma ação da Fundação Florestal, ligada ao Governo do Estado de São Paulo, com apoio técnico da Aliança Bike, reabriu para ciclistas, em abril de 2022, a estrada do Rio Pardo, conhecida como Trilha da Petrobrás. Encravada na Serra do Mar e utilizada há décadas pela empresa como via de servidão, são dois percursos: Salesópolis – Caraguatatuba, com 60 quilômetros e 1.600 metros de subidas acumuladas; e Salesópolis – São Sebastião, com 76,8 km e 2.600 metros de desnível positivo. Ambas localizadas nas dependências do Parque Estadual da Serra do Mar.

Fechada ao público desde 2020, quando uma parte da trilha cedeu devido às chuvas, a trilha foi reaberta com algumas regras e procedimentos para controle e segurança dos ciclistas, como preenchimento de um cadastro com antecedência de 24h e número mínimo de três ciclistas juntos.

Quase dois anos depois, os resultados até aqui são bastante positivos. A começar pelos números: 6.356 ciclistas já passaram pelo local, desde abril de 2022, logo após a reabertura da trilha. Desse total, foram 3.791 de abril a dezembro de 2022 e 2.565 de janeiro até dezembro de 2023. A média é de 318 ciclistas por mês frequentando a trilha, o que dá quase 80 ciclistas por final de semana.

“Foi essencial ter os ciclistas ao nosso lado para que as medidas de gestão mais adequadas fossem tomadas de forma a garantir uma visitação segura na estrada do Rio Pardo”, diz Rodrigo Levkovicz, diretor executivo da Fundação Florestal. “A Fundação Florestal vem abrindo as unidades de conservação para os ciclistas e a continuidade dessa parceria é essencial para direcionar onde e quando devemos focar nossos esforços.”

Além de várias reuniões da Aliança Bike e parceiros com as equipes da Fundação Florestal para ajudar a entender as demandas para a reabertura, manutenção e melhoria das trilhas, foi realizada também uma visita técnica. Um grupo bastante heterogêneo de ciclistas, com idades e perfis variados, percorreu a trilha para uma avaliação técnica.

O sucesso da reabertura também pode ser medido pela reação da comunidade do entorno do parque, que aprovou a medida e pode, inclusive, ampliar as possibilidades de comércio ao redor. “No passado, quando a estrada era aberta e sem nenhum controle na portaria, estava à mercê de criminosos em fuga do litoral, portanto esse controle trouxe segurança para comunidade”, diz Ana Lúcia Wuo, gestora do Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Padre Dória.

Segundo ela, com os novos critérios não houve mais problemas de acidentes. “Mesmo sendo uma comunicação falha no percurso, pois não há sinal de celular, as guaritas se comunicam num grupo criado por WhatsApp, e um carro da vigilância sempre no QAP caso necessário”, explica.A trilha está inserida em uma área de Proteção Ambiental, controlada pela Fundação Florestal e, para acessar, é preciso preencher um cadastro online com 24h de antecedência.

Mais informações: https://padredoria.ingressosparquespaulistas.com.br/produto/ff-pesm-padre-doria-travessia-estrada-do-rio-pardo-padre-doria-x-caragua

COMPARTILHE:
Adriana Marmo

Sou jornalista, formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo na PUC de Campinas, conclusão em 1989. Há oito anos troquei o carro pela bicicleta como meio de transporte e, desde então, sou ativista da causa e me especializei em mobilidade urbana

Entre na conversa 2 Comentários

Envie sua mensagem