Skip to main content

Travessia Legado das Águas: conheça a trilha de MTB em meio a mata preservada

Por 25 de outubro de 2022Bicicleta News, Notícias

Pedale em meio à floresta, por visuais deslumbrantes típicos de mata em alto grau de conservação

 

A maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com de 31 mil hectares divididos entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira (interior do estado de São Paulo), inaugurou, no último mês, mais uma opção de trilha para praticantes de Mountain Bike que desejam desafiar seus próprios limites em meio à Unidade de Conservação. Com duas opções de percurso, a travessia é o pedal ideal para aqueles que buscam por aventuras.

Com curvas sinuosas e rochas soltas, o percurso – que definitivamente não é para amadores – possui duas opções de trajeto. No mais curto são cerca de 64 km que, partindo da portaria do Parque Estadual Jurupará, desembocam na área do Legado das Águas, em Tapiraí (SP). Já o mais extenso, com aproximadamente 72 km, tem início também na portaria do Jurupará e, descendo ao nível do mar, chega à extensão do Legado das Águas em Juquiá (SP). Ambos os caminhos permitem que ciclistas pedalem pelas duas unidades que são limites uma da outra.

Segundo o gestor de Uso Público, Ecoturismo e Esportes do Legado das Águas, William Mendes, as duas opções requerem preparo do ciclista e não são indicadas para iniciantes. Para quem não tem muita experiência, o gestor indica outras trilhas presentes no Legado para não “traumatizar” o ciclista.

“Não é um percurso de duas ou três horas, requer um preparo maior. São muitas subidas e descidas que exigem mais habilidade.” Explica William.

Por iniciarem em uma única estrada, independente da opção final escolhida, a sinalização é concentrada em áreas de desvio ou bifurcação, onde há algum risco de ciclistas eventualmente se perderem. Entretanto, para garantir a segurança dos visitantes, o percurso é totalmente monitorado tanto pela equipe do Legado das Águas, quanto pelo Parque Estadual Jurupará. William explica que o monitoramento é feito a partir da “velocidade de cruzeiro” – que seria o tempo estimado para o grupo de ciclistas atravessarem de um certo ponto a outro.

A ideia é proporcionar uma experiência autoguiada, embasada em um “plano de pedal”. Antes de liberar o acesso a trilha, a equipe conversa com os ciclistas para entender mais o quanto eles conhecem o percurso, e quão preparados estão. Além disso, como se trata de uma área de preservação, os ciclistas são lembrados de que não haverá pontos de apoio e alimentação, além da base do Legado, no percurso.

“A reserva é quase do tamanho de Curitiba, não tem uma farmácia ou uma padaria no meio do caminho. Pensando nisso, a gente tem que combinar o jogo. Não existe o plano de voo? Então, nós temos um plano de pedal”, explica o gestor.

A Travessia Legado das Águas e Parque Jurupará é a terceira atividade em parceria com a Fundação Florestal. A reserva privada que realiza outros trabalhos ligados ao ecoturismo, segundo William, preza incessantemente pela conservação ambiental, ao passo que utiliza de forma consciente a natureza para o esporte e o lazer.

“Sobre a sujeira, a gente não dá essa brecha aqui. É um impacto muito grande você chegar em uma área natural protegida, que tem uma equipe para conservar, e ver lixo, não dá!”, enfatiza William Mendes.

O Legado das Águas realiza atividades para diferentes públicos, como trilhas, passeios aquáticos, mirantes e canoagem. Proporcionando desde o desenvolvimento de pesquisas científicas à atividades da nova economia, como a produção de plantas nativas e o ecoturismo. Para realizar qualquer atividade, é necessário fazer o agendamento prévio através do site.

SERVIÇO

Endereço: Rodovia Régis Bittencourt, s/nº, km 348, CEP: 11850-000, Piraí

Entidade gestora da trilha: P.E Jurupará e Legado das Águas

Percurso:

Opção 1: Travessia entre Parque Estadual Jurupará e Legado das Águas (até a Serraria) – 72 km. 7h de duração.

Opção 2: Travessia entre portarias (Fumaça e Porto Raso), sentido Núcleos Alecrim e Tapiraí – 64 km. 8h de duração.

Altimetria Acumulada:

Opção 1: 2024 m

Opção 2: 2020 m

Contatos:

e-mail: contato@legadodasaguas.com.br 

WhatsApp : (11) 97278-3855 

Instagram: @legadodasaguas @willmendes_13 

YouTube: LegadodasÁguas

 

COMPARTILHE:

Envie sua mensagem