Ladrão que roubou Lance Armstrong teve prisão abrandada
No final do ano passado, o norte-americano Lance Armstrong teve 6 bicicletas de sua coleção furtadas em um depósito. Essa semana, um dos criminosos teve sua sentença anunciada pela justiça. Ethan Harms se declarou culpado pelo roubo estimado em US$ 105.000 (aproximadamente R$ 600 mil) e pelo arrombamento de um prédio. Assim, como pena, ele irá cumprir 100 horas de serviços comunitários e U$ 345 em custas do processo.
As seis bicicletas foram roubadas em um guarda-volumes próximo de Austin, cidade onde reside Armstrong. Heptacampeão do Tour, o norte-americano caiu em desgraça após ser banido do esporte por uma elaborada rede de corrupção e doping.
O valor atribuído às bikes, todavia, levou em conta a história do ciclista. Uma das bicicletas roubadas, uma Trek Madone 2010 com SRAM Red mecânico está estimada em U$ 50 mil sobretudo por ter sido usada por Armstrong entre 2010 e 2012. Entretanto, esse foi o valor alcançado em um leilão por uma bicicleta similar do ciclista.
Além dela, os bandidos levaram outras três bicicletas Trek, sendo um quadro de MTB customizado exclusivo, uma Cannondale SuperSix Evo 2016 com SRAM eTap, rodas de carbono Zipp e uma pintura personalizada, e uma bicicleta de Gravel Ventum GS1 2023, com Shimano GRX e rodas de carbono Zipp.
Câmeras de vigilância flagaram Ethan Harms na cena do crime e, assim, deram início à investigação. A polícia encontrou três bicicletas na casa de sua namorada. Um outro homem, Shaun Thompson, que a polícia suspeita de ter participado do crime, continua foragido.
Leia mais: (em inglês)
Confira também: Boletim de Mercado Bicicletas Elétricas 2023-2024