Skip to main content

Encontro com o Secretário de Transportes e Mobilidade

Por 24 de maio de 2019janeiro 31st, 2020Notícias

Ontem, 22/05, tivemos uma proveitosa reunião no gabinete do Secretário de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Edson Caram, para apresentar a redação do Projeto de Lei que cria a Política Municipal de Ciclologística, de co-autoria da Aliança Bike com o gabinete do Vereador Caio Miranda.

Além de apresentar o texto, reforçamos a importância da ampliação da malha cicloviária, tanto para a ciclologística quanto para o uso de bicicletas em geral. Como sustentação da importância do PL, mostramos os dados da pesquisa de entregas de bicicleta no Bom Retiro, realizada pela Aliança Bike e pelo LABMOB/UFRJ, indicamos também a importância das entregas através de ciclistas autônomos e empresas de bike courrier. Aliás, sobre esse tema, em breve realizaremos duas importantes e inéditas pesquisas sobre a atividade de entregas – bike courrier e entregadores de app – em SP e no Brasil.

Outro tema da reunião foi o pedido de fiscalização sobre a circulação de ciclomotores e motonetas nas ciclovias e ciclofaixas de São Paulo – que são proibidos -, levando em conta a Resolução 465/2013 do CONTRAN que equiparou as bicicletas elétricas (pedelecs) às bicicletas exclusivamente a propulsão humana. A circulação de ciclomotores, motonetas e scooters, nas ciclovias e ciclofaixas, coloca a vida das pessoas em risco e compromete o sistema cicloviário dedicado a mobilidade ativa.

Por fim, o grupo apresentou ao Secretário e equipe a preocupação crescente com o aumento de oferta de patinetes elétricos nas ciclovias e ciclofaixas, reforçando a necessidade de se limitar ainda mais a velocidade máxima destes veículos – pois o grupo considera o limite de 20 km/h ainda incompatível com as características do produto.

Estavam presentes na reunião membros dos Grupos de Trabalho de Bicicletas Elétricas e de Ciclologística: Adriana Marmo (Aliança Bike), Alexandre Jaen (eFlow), Caio Miranda (Vereador), Daniel Guth (Aliança Bike), Eduardo Gasperini (Specialized), José Wilson Oliveira Jr (Pedalla), Lucas Vitale (Vela Bike), Marco Felix (Assessoria do Ver. Caio Miranda), Marcelo Ribeiro (Dream Bike e Aliança Bike), Murilo Casagrande (Aromeiazero), Nelson Pinto de Carvalho (Carbono Zero Courrier), Ricardo De Feo (General Wings), Patrícia Loureiro (atleta).

COMPARTILHE:
Aliança Bike

Criada em 2003 e formalizada em 2009, a Aliança Bike tem como missão principal fortalecer a economia da bicicleta, além de trabalhar para que mais pessoas pedalem no Brasil. A entidade atua em diversas frentes de trabalho para atingir os objetivos. Conta com mais de 180 associados entre fabricantes, montadores, importadores, distribuidores e lojistas.

Envie sua mensagem