Downhill: Roger Vieira vence Cerro Abajo na Itália
A temporada do Red Bull Cerro Abajo não poderia ter começado melhor para o Brasil. O piloto brasileiro Roger Vieira foi o grande campeão da etapa de Gênova, Itália, abertura do circuito downhill urbano 2025-2026. Outros três brasileiros disputaram a final sob os olhares de um grande público.
A prova contou com um percurso de 2,2 km, com uma descida de aproximadamente 280 metros, passando por superfícies em constante variação. O trajeto teve início no Monte Peralto e terminou diante de uma multidão no Largo della Zecca, passando por ruas estreitas do centro histórico de Gênova, conhecidas como Creuze e Caruggi.
Entre saltos, degraus e curvas, os ciclistas atingiram velocidades de até 80 km/h, proporcionando um espetáculo emocionante para espectadores e atletas.
Ver essa foto no Instagram
Roger Vieira: vitória e superação
Com uma performance impecável, Roger Vieira, de 30 anos, marcou seu nome na história do evento ao conquistar o tempo de 2 minutos, 41 segundos e 7 milésimos. Em entrevista após a prova, Vieira celebrou sua vitória: “Estou sem palavras agora, forcei muito hoje. Tudo foi perfeito; todas as minhas linhas, pontos de parada, pedaladas. Hoje é o dia do Brasil.”

Roger Vieira celebra vitória ( Foto: Gabriele Seghizzi / Red Bull Content Pool)
Competição tensa e reconhecimento internacional
A disputa foi bastante equilibrada até o último instante. Johannes Fischbach, da Alemanha, terminou em segundo lugar, entretando expressou satisfação com sua performance: “Estou totalmente feliz com minha corrida, o meu último pódio no Red Bull Cerro Abajo foi há anos. Vieira estava em modo de ataque total — ele estava em ótima forma e super-rápido.”
Esta temporada, o Reb Bull Cerro Abajo vai contar com outras três etapas. Valparaíso (Chile), Guanajuato (México) e uma novidade: Medellín (Colômbia)
Ver essa foto no Instagram
Brasileiros no cenário mundial do downhill
A vitória de Roger Vieira reforça a presença do Brasil no circuito internacional de downhill. Em 2025, Vieira entrou para a equipe Pivot Factory Racing, considerada uma das maiores no cenário da Copa do Mundo de Downhill. Sua estreia em Bielsko-Biała, na Polônia, foi marcada por condições extremas de frio, lama e trilhas técnicas, mas rendeu um respeitável 30º lugar.

(Foto: Daniele Molineris/Red Bull Content Pool)
Como informado pela página Bike na Midia, essa experiência na Itália coloca Roger na lista dos brasileiros que marcaram presença em competições globais, ao lado de nomes como Markolf Bertchtold, Bernardo Cruz e Lua Oliveira. Esta última, todavia, representando o Brasil com destaque no downhill feminino internacional.
Resultados Red Bull Cerro Abajo (Gênova, Itália)

Pódio em Gênova (Foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool)
- Roger Vieira – BRA – 2m 37.798s
- Johannes Fischbach – GER – +1.503s
- Adrien Loron – FRA – +1.611s
- Sebatian Holguín – COL – +2.168s
- Douglas Vieira – BRA – +3.003s
- Pedro Burns – CHI – +3.343s
- Tomáš Slavík – CZE – +4.203s
- Gabriel Giovannini – BRA – +4.358s
- Jeronimo Paez – ARG – +4.921s
- Alex Marín – ESP – +5.118s
- Felipe Agurto – CHI – +5.119s
- Pedro Ferreira – CHI – +5.747s
- Gonzalo Gajdosech – ARG – +6.061s
- Hannes Alber – ITA – +6.143s
- Alberto Nicolas – PER – +6.451s
- Lucas Borba – BRA– +7.161s