Os melhores roteiros para pedalar em Santa Catarina
Quem já descobriu as maravilhas de viajar de bicicleta, já deve ter cogitado fazer um rolê em Santa Catarina. Além de ter implementado a primeira rota de cicloturismo no Brasil, o Circuito Vale Europeu em 2006, na região existem vários outros roteiros bem estruturados para bicicleta. Além da facilidade de pedalar por estradas com sinalização que permite uma viagem autoguiada, segura e com boa estrutura de hospedagem e alimentação, a região oferece uma série de atrativos. Desde as belezas naturais como cachoeiras, praias e montanhas até os fortes traços deixados pelos imigrantes poloneses, alemães e italianos na arquitetura, na gastronomia e no jeito de receber. Selecionamos aqui alguns dos melhores lugares para pedalar em Santa Catarina, partindo do critério de ser oficializado, com sinalização, site oficial e uma gestão ativa do circuito.
1- Circuito do Vale Europeu
Com 300 km de distância, o Circuito passa por 9 municípios com fortes marcas da cultura da colonização polonesa, alemã e italiana. Com início e fim em Timbó, percorre Pomerode, Indaial, Doutor Pedrinho, Rodeio, Apiúna, Ascurra, Benedito Novo e Rio dos Cedros. Pelo caminho, há muitas nascentes, belas paisagens, arquitetura com traços dos imigrantes, assim como ótima opções de alimentação.
O percurso é dividido na parte baixa, que acompanha o vale dos rios, com subidas e descidas, o que requer certa experiência e condicionamento nas bikes; e a parte alta, que segue em direção às represas da região e apresenta paisagens mais isoladas que permitem a conexão com a natureza.
Serviço:
- Partida: Timbó
- Percurso total: 300 km
- Altimetria acumulada: superior a 1.500 metros
- Período recomendado: sete dias
- Entidade gestora: CIMVI (Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí)
- Site: valeeuropeucatarinense.com.br/circuito-cicloturismo
2- Circuito das Araucárias
Ao longo dos 270 km de extensão, vales, montanhas, fauna e flora formam uma paisagem inesquecível. A Mata Atlântica é bem preservada, mesclada com florestas de imponentes e belas araucárias. A natureza se mostra presente também na grande concentração de nascentes e cachoeiras, como as da Rota das Cachoeiras, uma incrível sequência de 14 quedas em menos de 3 km. Some-se a isso, a culinária farta e saborosa, típica de Santa Catarina. O roteiro passa por quatro cidades do Planalto Norte Catarinense: Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul.
Serviço:
- Partida: qualquer uma das quatro cidades
- Percurso total: 270 km
- Altimetria acumulada: 6 mil metros
- Período recomendado: cinco dias
- Entidades gestoras: Consórcio Intermunicipal Quiriri
- Site: circuitodasaraucarias.com.br
3- Vale dos Encantos
É um circuito com 500 km de extensão, que abrange sete municípios do Vale do Itapocu: Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder. O roteiro é dividido em duas partes: Rota Serra e Rota Mar. A primeira é caracterizada pela passagem na área rural e pelas serras da região, acumulando grandes subidas, natureza diversificada, além de paisagens em meio a cachoeiras, montanhas e vales. Já a Rota Mar vai do litoral ao rural, abrange as encantadoras planícies litorâneas até chegar às estradas do interior.
Serviço:
- Vale dos Encantos – Rota Serra
- Ponto de Partida/Chegada: Jaraguá do Sul
- Percurso total: 248,90 km
- Altimetria acumulada: 2.650 m
- Período recomendado: cinco a sete dias
- Entidade gestora: CIGAMVALI – Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública Vale do Itapocu
- Site: circuitovaledosencantos.com.br
Vale dos Encantos – Rota Mar
- Partida: Barra Velha
- Percurso total: 233,30 km
- Altimetria acumulada: 2.198m
- Período recomendado: quatro a seis dias
- Entidade gestora: CIGAMVALI – Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública Vale do Itapocu
- Site: circuitovaledosencantos.com.br
4- Rotas do Aguaí
O Rotas do Aguaí é o primeiro roteiro catarinense elaborado no entorno de uma Unidade de Conservação, a Reserva Biológica Estadual do Aguaí, que tem 7.672 hectares de área e é a segunda maior do estado. Além desse contato próximo com a natureza e belas paisagens, o cicloturista também terá contato com a história da cultura e gastronomia italiana. A rota passa pelos municípios de Morro Grande, Nova Veneza, Siderópolis, Treviso e Bom Jardim da Serra.
Serviço
- Ponto de Partida/Chegada: Nova Veneza
- Percurso total: 166,5 km
- Altimetria acumulada: 2.445 m
- Período para percorrer todo o circuito/rota: cinco dias
- Entidade gestora: Instituto Alouatta
- Site: https://cicloturismorotasdoaguai.com.br/
5- Caminho do Louvor
O Caminho do Louvor une dois Santuários muito importantes em Santa Catarina: Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor e de Santa Paulina. São 110km que atravessam montanhas, trilhas, bosques e comunidades acolhedoras. Além disso, pelo trajeto, muitas igrejas, grutas e lugares para reflexão e oração
Serviço:
- Partida: Ituporanga e chegada em Nova Trento
- Percurso total: 100 km
- Altimetria acumulada: 3000 metros
- Período recomendado: três a quatro dias
- Entidades gestoras: Associação Caminho do Louvor
- Site: https://www.caminhodolouvor.org.br