Por Adriana Marmo
21 de setembro de 2023
Quem já descobriu as maravilhas de viajar de bicicleta, já deve ter cogitado fazer um rolê em Santa Catarina. Além de ter implementado a primeira rota de cicloturismo no Brasil, o Circuito Vale Europeu em 2006, na região existem vários outros roteiros bem estruturados para bicicleta. Além da facilidade de pedalar por estradas com sinalização que permite uma viagem autoguiada, segura e com boa estrutura de hospedagem e alimentação, a região oferece uma série de atrativos. Desde as belezas naturais como cachoeiras, praias e montanhas até os fortes traços deixados pelos imigrantes poloneses, alemães e italianos na arquitetura, na gastronomia e no jeito de receber. Selecionamos aqui alguns dos melhores lugares para pedalar em Santa Catarina, partindo do critério de ser oficializado, com sinalização, site oficial e uma gestão ativa do circuito.
1- Circuito do Vale Europeu

Com 300 km de distância, o Circuito passa por 9 municípios com fortes marcas da cultura da colonização polonesa, alemã e italiana. Com início e fim em Timbó, percorre Pomerode, Indaial, Doutor Pedrinho, Rodeio, Apiúna, Ascurra, Benedito Novo e Rio dos Cedros. Pelo caminho, há muitas nascentes, belas paisagens, arquitetura com traços dos imigrantes, assim como ótima opções de alimentação.
O percurso é dividido na parte baixa, que acompanha o vale dos rios, com subidas e descidas, o que requer certa experiência e condicionamento nas bikes; e a parte alta, que segue em direção às represas da região e apresenta paisagens mais isoladas que permitem a conexão com a natureza.
Serviço:
2- Circuito das Araucárias

Ao longo dos 270 km de extensão, vales, montanhas, fauna e flora formam uma paisagem inesquecível. A Mata Atlântica é bem preservada, mesclada com florestas de imponentes e belas araucárias. A natureza se mostra presente também na grande concentração de nascentes e cachoeiras, como as da Rota das Cachoeiras, uma incrível sequência de 14 quedas em menos de 3 km. Some-se a isso, a culinária farta e saborosa, típica de Santa Catarina. O roteiro passa por quatro cidades do Planalto Norte Catarinense: Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul.
Serviço:
3- Vale dos Encantos

É um circuito com 500 km de extensão, que abrange sete municípios do Vale do Itapocu: Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder. O roteiro é dividido em duas partes: Rota Serra e Rota Mar. A primeira é caracterizada pela passagem na área rural e pelas serras da região, acumulando grandes subidas, natureza diversificada, além de paisagens em meio a cachoeiras, montanhas e vales. Já a Rota Mar vai do litoral ao rural, abrange as encantadoras planícies litorâneas até chegar às estradas do interior.
Serviço:
Vale dos Encantos – Rota Mar
4- Rotas do Aguaí

O Rotas do Aguaí é o primeiro roteiro catarinense elaborado no entorno de uma Unidade de Conservação, a Reserva Biológica Estadual do Aguaí, que tem 7.672 hectares de área e é a segunda maior do estado. Além desse contato próximo com a natureza e belas paisagens, o cicloturista também terá contato com a história da cultura e gastronomia italiana. A rota passa pelos municípios de Morro Grande, Nova Veneza, Siderópolis, Treviso e Bom Jardim da Serra.
Serviço
5- Caminho do Louvor

O Caminho do Louvor une dois Santuários muito importantes em Santa Catarina: Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor e de Santa Paulina. São 110km que atravessam montanhas, trilhas, bosques e comunidades acolhedoras. Além disso, pelo trajeto, muitas igrejas, grutas e lugares para reflexão e oração
Serviço: