Skip to main content

Caminho da Fé recebe mais de 3.600 ciclistas durante 1 mês

Por 11 de dezembro de 2023dezembro 13th, 2023Cicloturismo, Notícias

O monitoramento foi obtido através de contagem eletrônica de ciclistas, uma iniciativa da Aliança Bike com apoio da Associação dos Amigos do Caminho da Fé

Entre abril e maio deste ano, o Caminho da Fé registrou a passagem de 3.614 ciclistas. A estimativa é que, por ano, 43.368 mil pessoas pedalem pela rota. Esses números foram obtidos a partir do contador eletrônico que foi instalado, durante 30 dias, em um ponto do Caminho, que liga várias cidades do interior de São Paulo ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, via Serra da Mantiqueira.

A contagem também revelou que a média diária é de 120 ciclistas e mostrou também como os feriados representam grandes picos na frequência de ciclistas. Durante o período de aferição, os feriados de Tiradentes (21/04) e Dia do Trabalho (01/05) estimularam as contagens mais elevadas,  com 429 ciclistas no dia 22/04 e 396 no dia 30/04. O contador também verificou que no sentido Paraisópolis – Luminosa há dois picos evidentes: pela manhã (8h – 10h) e à tarde (14h-16h).

A iniciativa da instalação deste contador é da Aliança pelo Cicloturismo, que envolve a Aliança Bike, Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, Observatório do Cicloturismo e Sacis/Eco-Counter. Desde o primeiro semestre, a Aliança já realizou contagens, além do Caminho da Fé, no Circuito do Vale Europeu (SC), na Floresta Nacional de Brasília (DF), Caminho de Cora Coralina (GO) e deve passar ainda por outros três circuitos pelo Brasil até voltar para o Caminho da Fé, em abril de 2024.

“A ideia é criar uma série histórica de dados sobre fluxos para monitorar a evolução das rotas consolidadas no país, conhecer mais profundamente a demanda e, claro, ajudar s no planejamento e na gestão desses destinos”, explica Daniel Guth, diretor executivo da Aliança Bike.

Apesar de ter sido implantado há pouco mais de 20 anos e ser um dos circuitos consolidados mais frequentado no país, esta é a primeira vez que é feita uma contagem no local. Em geral, os dados na maioria das rotas de cicloturismo são obtidos por meio de passaportes e inscrições em seus sites.

Segundo Camila Bassi, gestora executiva do Caminho da Fé, a implantação do contador naquele período só reforçou a necessidade de ter um equipamento desse de forma permanente. Os dados, explica ela, dão indicadores e, com eles, é possível fazer muitas análises e ter entendimentos para melhorar a experiência do cicloturista e a qualidade do serviço.

“O resultado surpreendeu. A gente tinha ideia que o fluxo era maior nesse período, mas não sabíamos qual era esse montante. O contador nos mostra de maneira precisa e real o volume de pessoas passando ali naquele momento. E podemos analisar esses dados em conjunto com as pesquisas de perfil que fazemos frequentemente”, diz Camila. “Com dados precisos a gente também consegue mostrar que um caminho bem estruturado gera um impacto muito positivo nas comunidades ao redor, nos negócios e na vida das pessoas que passam por ele.”

A gestora conta que o Caminho da Fé está se despedindo de 2023 com muita satisfação, especialmente pelas comemorações dos 20 anos de fundação. Mas os olhos já estão voltados para 2024. “Vamos começar com ações educativas com a rede empreendedora para que tenham mais oportunidade com  seus negócios”, conta ela. “Vamos também melhorar nossos processos internos e daremos uma atenção muito especial ao longo do ano à restauração ambiental.”

COMPARTILHE:
Adriana Marmo

Sou jornalista, formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo na PUC de Campinas, conclusão em 1989. Há oito anos troquei o carro pela bicicleta como meio de transporte e, desde então, sou ativista da causa e me especializei em mobilidade urbana

Envie sua mensagem