Skip to main content

Câmara Municipal de São Paulo aprova projeto que regulamenta a ciclologística

Por 13 de fevereiro de 2020fevereiro 14th, 2020Ciclologística, Notícias
Câmara Municipal de São Paulo aprova projeto que regulamenta a ciclologística

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou ontem ​um projeto de lei (PL) que cria a Política Municipal de Ciclologística na capital paulista.  O texto do PL 31/2019 foi construído pelo GT Ciclologística da Aliança Bike em conjunto com o vereador Caio Miranda Carneiro e sua equipe. 

Foi um trabalho que levou pouco mais de um ano entre o primeiro encontro e a aprovação. Tivemos também a colaboração, durante duas oficinas online, de vários profissionais ligados ao setor, como entregadores, gestores de empresas de entregas, representantes dos aplicativos, pesquisadores do tema. O texto ​ainda vai para a sanção do Prefeito ​Bruno Covas ​e, depois, para a regulamentação.

A principal ideia deste PL é estimular e regulamentar as entregas feitas por bicicletas e triciclos na cidade. Entre tantos pontos, ​o texto prevê regras de estacionamentos para bicicletas e triciclos de carga, cursos de formação para os ciclistas entregadores, regras para a dimensão das ciclovias e ​a prioridade de entregas por bicicleta nas licitações públicas.

Ciclologística é um tema bastante importante para a Aliança Bike, que já possui dois estudos relacionados com entregas por bicicletas e triciclos. Você conhece? Neste link você acessa os dados da pesquisa CICLOLOGÍSTICA: ENTREGAS POR BICICLETAS E TRICICLOS NO BOM RETIRO e aqui estão os dados da pesquisa de PERFIL DOS ENTREGADORES DE APLICATIVO.

Estamos finalizando o relatório de um terceiro estudo, desta vez focado nas empresas de bike courrier. Em breve teremos mais novidades sobre o tema e seguimos trabalhando pela ciclologística.

COMPARTILHE:
Adriana Marmo

Sou jornalista, formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo na PUC de Campinas, conclusão em 1989. Há oito anos troquei o carro pela bicicleta como meio de transporte e, desde então, sou ativista da causa e me especializei em mobilidade urbana

Envie sua mensagem