Skip to main content

Interior de São Paulo ganha novo bike park com pista desenhada por Marcio Ravelli, campeão brasileiro de MTB

Por 20 de junho de 2023Esporte, Mountain Bike, Notícias

São Paulo acaba de ganhar mais um bike park. O XPark Serra Azul, localizado no município de Itupeva, já está funcionando em um período de pré inauguração. O novo parque fica exatamente em frente, do lado oposto da rodovia, ao Hopi Hari e ao Wet´n´Wild. A região é bastante conhecida pelos ciclistas da capital por reunir mais de 120 km de trilhas e rotas, como o Quilombo e o Limoeiro.

Inicialmente o parque conta com três pistas, que garantem diversão para toda a família: um Pump Track e duas pistas de XCO. O Pump tem uma extensão de 1,5 km e comporta até 15 ciclistas rodando ao mesmo tempo. O XCO tem duas pistas e a menor delas é um circuito dedicado à iniciação ou treinamento e vai contar sempre com a presença de monitores.

A pista maior, de pouco mais de 5 km de extensão, foi projetada por Marcio Ravelli, que tem 13 títulos brasileiros e dois pan-americanos de MTB. “É uma pista muito democrática, pois o esportista de alta performance vai encontrar bons desafios com saltos e os iniciantes podem completar o circuito sem tirar a roda do chão. É tudo uma questão da velocidade que se imprime”, diz Ravelli.

O Xpark conta com vestiários, estacionamentos, lanchonete e uma área de hospitalidade com lojas e serviços. É possível também alugar bicicletas com preços que vão de R$ 100 a R$ 500 a diária, de acordo com o modelo escolhido.

A ideia, conta Max Meirelles, um dos idealizadores do empreendimento, é que o XPark fique aberto de quinta a domingo para o público em geral e, nos outros dias, acolha eventos corporativos. “Estamos entre quatro municípios e temos como vizinhos um resort com 150 apartamentos, dois parques de diversão, um shopping e alguns condomínios”, explica ele. “É um local de muito potencial.”

  • Local: Rodovia dos Bandeirantes, km 72 – sentido São Paulo (o parque está dentro do Cyan Resort)
  • Horário de funcionamento: sábados e domingos, das 8h às 17h

Fotos: Thiago Grau; Rafael Silva Souza de Almeida; Claudio Camargo

COMPARTILHE:
Adriana Marmo

Sou jornalista, formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo na PUC de Campinas, conclusão em 1989. Há oito anos troquei o carro pela bicicleta como meio de transporte e, desde então, sou ativista da causa e me especializei em mobilidade urbana

Envie sua mensagem