Skip to main content

Bicicleta se consolida como solução para a mobilidade pós-pandemia | Bicicleta News

11 de junho de 2021

A Dinamarca é o mais novo país a assinar a carta ciclística de Benelux, um compromisso europeu pela promoção da mobilidade em bicicleta. Os primeiros países signatários foram justamente Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo, os que formam a sigla Benelux.

O documento é uma carta de intenções conjunta que busca promover a bicicleta nos planos continentais, nacionais e locais. As sugestões começam pela inclusão da bicicleta nos planos de recuperação econômica do pós-pandemia e no “Green Deal” europeu. A carta traz ainda o pedido por mais investimentos e planejamento para garantir infraestrutura cicloviária por todo o continente, indo das cidades até conexões internacionais.

Dentre os destaques no âmbito da Comissão Europeia, chama atenção a sugestão para que os países europeus possam reduzir o VAT (imposto equivalente ao ICMS brasileiro) das bicicletas elétricas. Ainda na esfera continental, está posta a oportunidade de buscar rever a legislação sobre financiamento da rede transeuropeia de transportes para incluir a bicicleta. Além de conectar a Europa por trilhos e estradas, é importante garantir dinheiro para investir na expansão da conectividade internacional de ciclovias.

Mesmo que seja apenas uma carta de intenções, o documento certamente irá incentivar ainda mais nações a investirem na bicicleta.

Leia mais sobre a carta ciclística de Benelux.

COMPARTILHE:

Receba nossas novidades por e-mail