Skip to main content

A bicicleta dobrável mais leve do mundo é feita de linhaça | Bicicleta News

Por 21 de maio de 2021Bicicleta News, Indústria

A tecnologia por trás de um novo modelo da bicicleta dobrável mais leve do mundo é a fibra de linhaça. Trata-se de um material mais leve que a fibra de carbono, com maior potencial de absorção de impacto e muito mais sustentável.

Pioneira na fabricação artesanal de dobráveis ultra leves, a marca inglesa Hummingbird (beija-flor na tradução para o português) foi ainda mais longe. Optou pela fibra de linhaça para o quadro de seu novo modelo, uma colaboração com os franceses da ProDrive, empresa que fabrica desde carros de corrida até projetos aeroespaciais.

O peso final do modelo ecológico deve ficar perto dos 6,9 quilos dos modelos tradicionais em fibra de carbono. São apenas 100 gramas a mais do que o peso mínimo estabelecido pela UCI para as estradeiras.

Famosa entre entusiastas da alimentação saudável, a linhaça vem sendo testada em diversas aplicações onde normalmente se usa a fibra de carbono. Trata-se de um material sustentável cujos resíduos continuam sendo biodegradáveis mesmo durante a produção. Outra grande vantagem da fibra de linhaça em relação ao carbono é que ela não se estilhaça em um acidente.

O preço da nova linha em fibra de linhaça certamente não será para todos. Os modelos atualmente à venda custam, no Reino Unido, a partir de £ 3.495 (R$ 23 mil) pelo modelo sem marchas. Com as pedelecs saindo por £ 4.495 (R$ 33,6 mil).

Saiba mais sobre as bicicletas dobráveis mais leves do mundo em fibra de linhaça.

__________________________

Quer receber notícias do mundo da bicicleta em primeira mão? Mande uma mensagem para nós.

COMPARTILHE: