Skip to main content

Novos circuitos para agitar o cicloturismo em Juiz de Fora

Por 27 de outubro de 2022novembro 17th, 2022Cicloturismo, Notícias

Seis projetos de rotas já estão em andamento na cidade mineira

Rodeada de paisagens de encher os olhos e já conhecida pelos praticantes de mountain bike, Juiz de Fora (MG) está se preparando para incrementar o cicloturismo na região. Com dois projetos aprovados pela Secretaria Municipal de Turismo, outros dois concorrendo em um edital estadual e mais outros dois em andamento pela iniciativa privada, a cidade mineira está prestes a ganhar seis circuitos estruturados, com sinalização adequada e diversos níveis de dificuldade para agradar todos os ciclistas.

A proposta dos dois circuitos que ganharam o aval da secretaria municipal é da Associação Juizforana de Ciclismo, também conhecida como Bike JF, que tem outro projeto esperando ser contemplado pelo edital estadual. Esse mesmo grupo também vai fazer a governança da dupla de rotas da iniciativa privada, uma puxada pelo SEBRAE e outra pela mineradora Nexa.

Os dois circuitos que ganharam apoio da prefeitura de Juiz de Fora já estão em fase de implementação. Um deles é a Rota Fortaleza de Santana, que passa pelos arredores das cidades de Coronel Pacheco e Goianá, além da Pedra Quadrada e de várias cachoeiras. O outro é a Rota do Castelo Monalisa, na qual o cicloturista poderá apreciar um castelo construído perto de Carlos Alves. Ambos têm em média 100 quilômetros de trajeto.

O terceiro circuito, que concorre no edital da Secretaria Estadual de Turismo, é a Rota da Igreja Submersa, que passa ao largo de uma represa na qual se pode ver a torre de uma igreja coberta pela água. Seu percurso também gira em torno de 100 quilômetros. Já a quarta, a Rota Juiz de Fora-Conceição de Ibitipoca, é a maior delas, com 180 quilômetros, passando por Olaria, Pedro Teixeira, Lima Duarte e outras da região.

Esses quatro projetos fazem parte do que será chamado de Circuito Manchester de Cicloturismo, já que Juiz de Fora é conhecida como Manchester Mineira. “A ideia é fazer mais rotas”, conta Giovanna Rezende, presidente da Bike JF. “Com as rotas autoguiadas se perpetua os trajetos e evita o avanço dos empreendimentos imobiliários”, justifica, acrescentando que esses circuitos estão sendo planilhados e terão acesso pelos aplicativos Wikiloc e Strava.

 

COMPARTILHE:
Paulo Cabral

Paulo Cabral é jornalista formado pela Universidade de Brasília com anos de experiência em rádio, TV e revistas. Ciclista de passeio, acredita na bicicleta como forma de ocupação sustentável e democrática das cidades.

Envie sua mensagem