Skip to main content

Vingegaard busca seu espaço no Giro d’Italia

Dinamarquês repete plano de Pogacar e vai em busca do double Giro-Tour em 2026

A equipe Visma Lease a Bike anunciou nesta terça-feira o calendário dos seus principais ciclistas e confirmou a estreia de Jonas Vingegaard no Giro d’Italia 2026. A escolha parece lógica e merece elogios. Depois de duas vitórias no Tour de France e a conquista da Vuelta a España no ano passado, Vingegaard terá em maio a chance de colocar seu nome em uma seleta lista de vencedores das três grandes voltas. Hoje são apenas sete ciclistas. Definitivamente, nada mal para quem compete na Era de um fenômeno como Tadej Pogacar.

Os sete ciclistas que já venceram Giro, Tour e Vuelta são: Jacques Anquetil, Eddy Merckx, Bernard Hinault, Felice Gimondi, Vincenzo Nibali, Alberto Contador e Chris Froome

Nos últimos cinco anos, Pogacar e Vingegaard travaram um embate sem precedentes na prova mais importante do ciclismo mundial. Nunca havíamos visto dois nomes se alternaram no topo por cinco anos consecutivos. O esloveno venceu em 21, 24 e 25 com Vingegaard em segundo. O cenário se inverteu em 22 e 23. Tirando algum percalço como tombo ou doença, é difícil imaginar outro nome se metendo nessa briga este ano, com ou sem Giro nas pernas.

giro italia vingegaard

Vingegaard quer se juntar ao grupo dos vencedores das 3 grandes voltas. (Crédito: Rafa Gomez/SprintCyclingAgency©2023)

Pogacar ainda soma a vitória de 2020, naquela virada incrível sobre Primoz Roglic na Planche des Belles Filles. Assim, terá neste Tour de France a chance de chegar ao número mágico de cinco camisas amarelas. Mesma quantidade dos maiores campeões do esporte, como Jacques Anquetil, Bernard Hinault, Eddy Merckx e Miguel Induráin.

Vingegaard repete Pogacar

Curioso notar que a estratégia de Jonas Vingegaard e sua equipe se assemelha muito ao que seu rival fez em 2024. Tentar o ‘double’ Giro/Tour é para pouquíssimos nomes. E nenhum dos dois escolheu esse caminho movido pela sensação de domínio absoluto no pelotão.

Vingegaard e Pogacar seguem rivais no Tour de France em 2026 (Foto: A.S.O./Billy Ceusters)

Assim como Pogacar, Vingegaard chega em 2026 pressionado por duas derrotas consecutivas no Tour. Correr a prova francesa com um Giro no bolso poderia ser, entretanto, a válvula de escape para amortizar qualquer resultado em julho.

Vingegaard não é Pogacar

Pogacar fez isso com muito estilo. Seis vitórias de etapa e uma sensação de que brincava com o pelotão. Depois levou o Tour com outras seis etapas. Tornou fácil o que parecia impossível desde Marco Pantani, em 1998.

giro d'italia pogacar

Pogacar venceu o Giro d’Italia e depois voltou ao topo no Tour

Entretanto, não dá para negar que o grave acidente de Jonas Vingegaard naquele ano, na Volta ao País Basco, acabou “ajudando” o caminho do esloveno.

Giro abre a porta para as estrelas

Outro ponto em comum, e não é acaso, foi a decisão da RCS, organizadora do Giro, em fazer uma prova mais ‘light’. Será a Volta com menos subida acumulada entre as três grandes deste ano. A intenção é clara: permitir que os grandes nomes corram na Itália e consigam se recuperar para o Tour. Remco Evenepoel e Tadej Pogacar chegaram a ser especulados no start list, mas seguiram outros planos. João Almeida deve ser o líder da UAE, repetindo o embate da última Vuelta. A Red Bull, de Remco, vai correr por fora com Giulio Pellizarri e Jai Hindley.

A Visma, atual campeã do Giro e da Vuelta, também demonstra um respeito ao momento de Tadej Pogacar. Focando sua atenção ao que está mais ao alcance, sem deixar de colocar pressão no esloveno nas clássicas. Wout Van Aert e Matthew Brennan nas provas italianas de março vão apimentar a disputa.

Jonas Vingegaard não é um ‘showman’ como Pogacar e todavia não incluiu provas de um dia no seu programa. UAE Tour e País Basco serão, a princípio, seus dois eventos principais antes do Giro. Discretamente e com 42 vitórias até aqui, o dinamarquês escreve sua história. E isso não é pouco.

Falamos sobre os Recordes que podem ser batidos em 2026 no nosso Instagram.

Para saber mais sobre o Giro d’Italia 2026, visite o site oficial.

Receba nossas novidades por e-mail

Leandro Bittar

Leandro Bittar é jornalista e coordena o time de Comunicação da Aliança Bike

Envie sua mensagem