Skip to main content

Caminho da Fé comemora 20 anos com crescimento médio de 32% ao ano

10 de fevereiro de 2023

Expedição comemora os 20 anos da rota que já recebeu mais de 80 mil peregrinos, cresce 32% ao ano e já virou uma referência nacional

A Serra da Mantiqueira está em festa! O Caminho da Fé, uma das rotas mais tradicionais para ciclistas e caminhantes – entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais com destino final em Aparecida – está completando 20 anos neste mês de fevereiro. Para abrir as comemorações, uma expedição começa a percorrer neste sábado 11 de fevereiro o mesmo trajeto, idealizado por Almiro Grings, inaugurado em fevereiro de 2003.

Inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, a rota brasileira, em tão pouco tempo, já se transformou em uma referência nacional e vem registrando um crescimento médio anual de 32%, deixando um rastro de prosperidade por onde passa.

“O Caminho da Fé transformou a vida das pessoas que moram ao longo dele. A rota trouxe trabalho, recursos e muitas possibilidades” diz Mauro Lourenço Cavenaghi, peregrino e proprietário do Bar do Maurão, instalado em Inconfidentes, Minas Gerais, há mais de 38 anos. “Sem falar que esses peregrinos enchem a nossa região de alegria.”

A prosperidade espalhada pelo Caminho, como atestam as muitas histórias, ultrapassa os 2.500 km dos 19 ramais do percurso, movimentando a economia da região e também o mercado de bicicletas – especialmente levando-se em conta que os ciclistas representam 60% dos visitantes do Caminho. A Aliança Bike está assinando um Termo de Cooperação Técnica com a Associação do Caminho da Fé para esforços em conjunto, especialmente na geração de dados e de projetos que possam impulsionar ainda mais o cicloturismo e o MTB ao longo da Rota.

Crédito: Alécio Cezar

Ao todo, 80 mil pessoas já fizeram o percurso a pé ou de bicicleta, motivadas não apenas pela fé, mas também pela possibilidade de autoconhecimento, pelo esporte ou simplesmente para ver as belezas do território. Só no ano passado, foram 20.240 viajantes, que gastaram em média R$ 1.200 nos mais de 202 meios de hospedagem e 146 pontos de apoio distribuídos ao longo do trajeto. Vale ressaltar que o controle dos peregrinos é feito pela venda dos passaportes, estima-se que um percentual de 40% de viajantes fazem o caminho sem o registro. O Caminho está conectado com a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso.

O sucesso está diretamente ligado a um sistema profissional de gestão, em vigor desde 2015, quando a rota recebeu um aporte de recursos que possibilitou o desenvolvimento de um plano de negócios.

“Mudamos os sistemas de contratos financeiros, a metodologia da comunicação, identificamos novas oportunidades de negócios e os resultados começaram a aparecer”, explica Camila Bassi Teixeira, gestora executiva do Caminho da Fé.

Crédito: Fernando Assis

Parabéns, Caminho da Fé! Desejamos mais sucesso e crescimento! Para saber mais sobre as comemorações, acesse o site do Caminho da Fé.

Aproveitamos a comemoração dos 20 anos e pegamos depoimentos de algumas personalidades, para demonstrar a importância da Rota para os visitantes (ciclistas e peregrinos) e também para a economia local. Vejam abaixo:

Antônio Olinto e Rafaela Asprino
(autores do Guia Caminho da Fé para ciclistas e caminhantes)

“O Caminho da Fé é um sonho virando realidade, é muito bonito ver o que eles conseguiram fazer com o roteiro. É um trajeto muito especial e que devemos valorizar e cuidar, pois ele beneficia muita gente. Os peregrinos ganham com a sua forte capacidade terapêutica. Já as comunidades ao redor podem perceber os recursos sendo pulverizados e oportunidades geradas para que se mantenham no território. É um turismo que não polui e estimula a preservação. Além disso, a Mantiqueira está entre as mais belas paisagens do Brasil.”

Mauro Lourenço Cavenaghi
(proprietário do Bar do Maurão)

“O Caminho da Fé passa na porta da minha casa. Isso é uma grande  benção, pois por onde ele passa as pessoas estão sobrevivendo e bem graças a tudo o que ele oferece. O meu bar está neste local há 38 anos, mas se não fosse o caminho talvez eu não estivesse mais aqui. Além dos recursos financeiros que ele proporciona, trabalhar recebendo os peregrinos é motivo de alegria. São pessoas que dividem histórias e os sentimentos de um momento importante da vida. Antes de tudo sou um peregrino e já perdi as contas de quantas vezes realizei essa caminhada.  Sou muito grato!”

Weimar Pettengill
(atleta da 4Fun)

“Em janeiro percorri o Caminho da Fé pela 13ª vez. Não fazia o roteiro desde 2016 e fiquei impressionado em perceber o quanto ele cresceu e transformou aquela comunidade. O envolvimento das cidades, especialmente na parte mineira, é impressionante. Em cada viagem que faço, conheço histórias incríveis e inspiradoras de pessoas que se estabeleceram por lá. E, no final, a gente sempre chega diferente. É um roteiro que merece todo nosso carinho e atenção para que ele siga crescendo e espalhando tantas coisas boas.”

Jayme Alves Filho
(proprietário do Bike Ville e diretor financeiro do Caminho da Fé)

​“Sou ciclista há mais de 30 anos, já participei de várias competições esportivas e fiz muitas viagens de bicicleta. Fiz o Caminho da Fé pela primeira vez em 2014 e farei o percurso pela 15ª vez com a expedição comemorativa. Desta vez vou levar meus filhos. O Caminho mudou a vida das pessoas e a minha também. Montei um hotel para receber ciclistas e hoje o maior fluxo são hóspedes que chegam aqui pelo Caminho da Fé. O que eu mais gosto é ouvir a história de cada um.  O caminho é tão especial porque, de fato, é uma rota de muita energia e que se junta a belas paisagens da natureza, a arquitetura singela das igrejinhas e pessoas acolhedoras. É muito importante que este caminho e os benefícios que ele traz para quem o percorre e para quem vive perto dele seja reconhecido. Precisamos de mais investimentos do poder público e que os peregrinos entendam a importância de se comprar o passaporte. Temos muitos projetos de melhorias, como o plantio de árvores frutíferas e também estimular a volta das competições esportivas dentro do percurso.”
COMPARTILHE:

Receba nossas novidades por e-mail

Adriana Marmo

Sou jornalista, formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo na PUC de Campinas, conclusão em 1989. Há oito anos troquei o carro pela bicicleta como meio de transporte e, desde então, sou ativista da causa e me especializei em mobilidade urbana

Entre na conversa 6 Comentários

  • Edson Igor Malschitzky disse:

    Boa tarde<
    Gostaria de informações para fazer o percurso do caminho da fé de bike, teriam algum material, roteiros, etc para me auxiliar?

  • Murilo Manoel Salinas Joares disse:

    Ainda não fiz este caminho, ando de bicicleta e pretendo fazer este ano. Parabéns a todos que de alguma forma contribuem para melhorar este percurso. Grande Abraço a todos.

  • Parabéns pela bela reportagem, faço o caminho da fé com frequencia desde 2015 e, penso que estaria melhor ainda com uma foto do roteiro e o depoimento de outros grandes pais e mães do caminho como o Dna. Cidinha de Vargem Grande, Dna. Natalina da Luminosa, o Edson de Campos do Jordão e, mais recentemente o Carlão de Aparecida! Abraço!

  • Carlos Augusto Santos Pedro disse:

    Eu me chamo Carlos Augusto, sou peregrino a sete anos, e é muito bonito de ver está comemoração do caminho da fé, são 20anos de muitas histórias e testemunhos de vidas, muitas graças foram alcançadas que já percorreu este caminho, inclusive eu que fui curado da síndrome do Pânico, trás também 20anos de agradecimentos né, pois muitos vem agradecer a Nossa Senhora Aparecida pela bençãos recebidas, estou muito feliz pois com te falei quando fui curado da síndrome do pânico, no meu primeiro caminho, comecei a receber peregrinos na minha casa, ou arrumava um hotel pra eles ficarem por minha conta, em 2020 veio uma depressão muito forte na minha vida no começo do ano, o de conheci o pai Alemão que hoje nos consideramos pais e filhos mesmo, temos uma ligação forte que foi quando fizemos a primeira ação voluntária em prol do caminho e levantamos um bom dinheiro e pagamos as contas dos donos de pousada na época da pandemia, e isso foi me livrando da depressão, e logo em seguida me encabecei no projeto das capelas que dói árduo o trabalho pra levantar dinheiro, mais KgracadiDeus eu e o pai Alemão e com a ajuda de muitos empresários e amigos peregrinos que acreditaram em nosso trabalho, conseguimos deixar o caminho mais bonito e mais adequado pra peregrinação, vários pontos de apoio foram abertos devido as construções de capelas as próprias pessoas se animaram com isso, como eu falo o caminho não sai de de dentro do meu coração, pois amo o peregrino, e eu junto do pai alemão trabalhamos pra que o caminho fique cada vez melhor, montei uma pousada bem no caminho antes de chegar na basílica, onde cobro um preço justo pra que eles possam chegar e curtir o caminho, e fico feliz que cada dia o caminho vem crescendo, soya única coisa que não pode deixar de sumir é a essência do acolhimento, pois o peregrino merece ser recebido com muito amor e carinho, mais KgracadiDeus de Deus vamos melhorando o caminho pro peregrino conforme Deus vai nos ajudando, pois eu e o pai Alemão não paramos, e quando o caminho precisar de nós estaremos aí, pois o peregrino merece, traz uma bagagem muito abençoada na sua mochila, ali tem pedidos de oração, agradecimentos e muitos testemunhos de vidas restauradas, todo aquele que faz o caminho mesmo não acreditando na Nossa Senhora Aparecida e em Deus ou é de outra religião, termina ele modificado, pois Nossa Senhora Aparecida toca no coração do peregrino com seu amor de mãe, agradeço por me dar está chance de fala um pouco sobre o caminho e minha história com o pai Alemão
    Parabéns pelo Seu Almiro que foi abençoado junto com mais tres amigos por criar este caminho abençoado pra nós, só gratidão por tudo.

  • Flávio vieira machado disse:

    Olá meu nome Flávio ja fiz duas vezes o caminho da fé
    Fiz uma vez a pé outra de bike e maravilha o caminho da fé uma energia espiritual muito bom
    Recepção das pessoas em torno do caminho e diferenciado
    Vale apena fazer o caminho da fé
    Parabéns pelo aniversário
    Parabéns ao idealizador

Envie sua mensagem