Skip to main content

Volta das Transições (MG) contabiliza quase 600 ciclistas em 30 dias

Por 11 de abril de 2024Cicloturismo, Notícias

A Volta das Transições, localizada no Circuito Serras de Ibitipoca (MG), concluiu a contagem de ciclistas que faz parte de um esforço nacional da Aliança Bike para apoiar o cicloturismo brasileiro. Instalado entre Lima Duarte e Olaria, na etapa 2 da Volta, o contador teve apoio fundamental da IGR e dos municípios ao longo da rota e os resultados publicados agora apoiarão a expansão da Volta das Transições e do seu ecossistema.

Como destacado, foram 569 ciclistas contabilizados entre os dias cinco de março e abril de 2024, com uma projeção de 6.800 ciclistas ao longo do ano. Os picos de acesso, como de costume, acontecem aos finais de semana; dia 16 de março, um sábado, foram 35 ciclistas contados, maior índice do período com média diária de 18.

Para Márcio Lucinda, gestor técnico da IGR (Instância de Governança Regional) da Serras de Ibitipoca, “a iniciativa eleva a discussão sobre a importância do cicloturismo no desenvolvimento do turismo e da geração de renda advindas deste segmento no Brasil através de dados concretos, mensurados nas principais rotas do país”. Ele completa que na Volta das Transições, os dados gerados irão apoiar ações de governança e ainda justificar a formatação de uma outra rota, abrangendo importantes trajetos já utilizados e comprovados na recente contagem.

Com a instalação da contagem na Etapa 2 da Volta, também foi possível monitorar a Estrada dos Cortes, uma rota de cicloturismo do município de Lima Duarte, que passa pelo mesmo local e que também está sendo fortalecida com os resultados.

Dono da Sauá Turismo e Sócio-Colaborador da IGR, Gabriel Fortes explica que a ideia sempre foi conectar a região do entorno da Unidade de Conservação, que passa por 10 municípios e tem 25 vilas e comunidades. “Estamos valorizando seus costumes e suas identidades geográficas e culturais, por isso o nome Transições. O objetivo é trazer oportunidades econômicas sustentáveis, além da sensação de pertencimento a seu local. Com os resultados, temos mais força para seguir em busca de recursos para o desenvolvimento do turismo com nossos gestores municipais, regionais e federais”.

Sobre o projeto com o Contador da Aliança Bike

O equipamento foi comprado pela Aliança Bike e está “viajando” pelo Brasil desde abril do ano passado, quando foi instalado no Caminho da Fé (SP) e depois no Circuito do Vale Europeu (SC), Floresta Nacional de Brasília (DF), Caminho de Cora Coralina (GO), Rota do Ferro (MG) e Volta das Transições. Agora o equipamento volta ao Caminho da Fé para recomeçar a contagem e criar as séries históricas dos circuitos. O projeto é liderado pela Aliança Bike, em parceria com a Rede de Trilhas, Sacis/Eco-Counter e Instituto Planett.

Mais sobre a Volta das Transições

É um roteiro que revela as belezas da Zona da Mata mineira. São 390 kms, divididos em 7 etapas, que passam por dez municípios e 25 localidades – entre vilas e povoados – do Circuito Serras de Ibitipoca. De todo trajeto, 10 km são de single track, 40km de estradas pavimentadas e todo o restante por estradas de terra intermunicipais.

O nome refere-se às transições geofísicas, biológicas e culturais que ocorrem ao longo do trajeto e podem ser identificadas no relevo (prepare-se para os 8.500 de altimetria acumulada) e na vegetação, Mata Atlântica e Cerrado. Além disso, há também os traços culturais deixados pelas Bandeiras, pelo Ciclo do Ouro, do Café e do Leite.

Serviço

Partida/Chegada: Santa Rita de Jacutinga (MG)
Percurso total: 390 km
Altimetria acumulada: 8.500 metros
Entidade gestora: IGR Ibitipoca
Site: https://www.voltadastransicoes.com/

COMPARTILHE:
Aliança Bike

Criada em 2003 e formalizada em 2009, a Aliança Bike tem como missão principal fortalecer a economia da bicicleta, além de trabalhar para que mais pessoas pedalem no Brasil. A entidade atua em diversas frentes de trabalho para atingir os objetivos. Conta com mais de 180 associados entre fabricantes, montadores, importadores, distribuidores e lojistas.

Envie sua mensagem