Skip to main content

Nova bike da brasileira VELA chega ao mercado com velocidade máxima de 32km/h

Por 7 de julho de 2023Indústria, Mobilidade, Notícias

Modelo Vela X está dentro das novas normas da resolução do Contran e da legislação norte-americana, mercado onde a empresa opera há mais dois anos

A situação precária de muitas ciclofaixas e ciclovias nas cidades brasileiras causa um transtorno imenso aos ciclistas, mas também serve de inspiração para o lançamento de um modelo de bicicleta que se adapte a essas condições.

Foi o que aconteceu com a Vela Bikes, que depois de ouvir as demandas de clientes, que relataram usar a bicicleta de forma intensa e em regiões com trechos em condições ruins, criou a Vela X. “Os nossos clientes costumavam circular mais na região central das grandes cidades, onde as estruturas estão em melhores condições. Mas notamos uma mudança tanto de região de circulação, quanto distâncias percorridas e horários de uso”, explica Victor Cruz, fundador da fabricante. “Por isso, o novo modelo veio com uma atenção especial no que diz respeito à robustez, segurança e conforto.”

Uma das principais novidades em relação aos modelos anteriores da marca é a presença da suspensão, freio a disco, pneus mais largos e o motor com potência de 550 watts. A velocidade máxima da nova bicicleta é de 32 km/h, já em concordância com a nova resolução do Contran, além de estar de acordo com a legislação dos Estados Unidos, onde a Vela Bikes opera há mais de dois anos.

“A parte elétrica e física já estava atualizada pra chegar em 550w e 32km/h, mas a gente iria soltar uma atualização no futuro pra “desbloquear” essa performance adicional, pois achávamos que a resolução do Contran ia levar mais tempo para ser aprovada. Agora já faremos o lançamento com essa atualização!”, conta Victor.

Apesar de ser robusta e com algumas características de uma mountain bike, segue sendo uma bike urbana nascida e criada em São Paulo, onde a empresa começou a operar em 2012. Tanto que vem equipada com itens que facilitam muito a vida de quem usa a bicicleta como meio de transporte: paralamas, protetor de corrente e mud flaps.

O farol dianteiro, que  é três vezes mais forte, e a lanterna traseira integrados com o sistema. Além disso, é compatível com a grande maioria de acessórios do mercado, como bagageiros, cadeirinhas de criança, alforges etc. A bateria de lítio é integrada ao quadro e contém o sistema de segurança com rastreamento e bloqueio.

A Vela X possui quatro modos de condução, que parte do no assistance para pedalar sem o motor, passa pelo econômico (potência mais baixa e curva suave de aceleração), high assistance (potência alta e mais aceleração) e o automático (é o high assistance, mas que vai para o modo econômico quando a bateria chega a 20% de sua capacidade). A bicicleta também vem equipada com botão “boost”, que pode ser usado para empurrar a bicicleta (walk assistance) e também em momentos de retomada depois de um farol fechado ou antes de uma subida (start assistance).

A Vela X é vendida no site oficial da marca (www.velabikes.com.br/velax), que também tem agendado visitas à sua fábrica para que os clientes possam testar sua nova bike.

COMPARTILHE:
Aliança Bike

Criada em 2003 e formalizada em 2009, a Aliança Bike tem como missão principal fortalecer a economia da bicicleta, além de trabalhar para que mais pessoas pedalem no Brasil. A entidade atua em diversas frentes de trabalho para atingir os objetivos. Conta com mais de 180 associados entre fabricantes, montadores, importadores, distribuidores e lojistas.

Envie sua mensagem