Skip to main content

São Paulo: reduzir velocidades não atrapalha o trânsito

Trabalho da Ciclocidade analisou dados dos radares paulistas entre 2015 e 2016

11 de dezembro de 2025

A análise de radares colocados em 600 vias da capital paulista rendeu o estudo publicado pela Ciclocidade: “Impactos das políticas de redução dos limites de velocidades do transporte motorizado na cidade de São Paulo”. Os dados entre 2015 e 2016 serviram para medir efeitos das reduções de velocidade  na cidade, incluindo tempos de viagem, volumes de tráfego e probabilidade de congestionamento.

Entre as principais conclusões, o trabalho mostra que a diminuição dos limites gerou aumentos muito modestos nos tempos de deslocamento e não reduziu a atratividade das vias para motoristas. Ao mesmo tempo,contribuiu para um trânsito ligeiramente mais fluido e previsível.

Leia também: Ciclofaixas crescem lentamente nas capitais e representam menos de 3% da malha viária 

O estudo dialoga com evidências internacionais, como o levantamento australiano publicado recente da Aliança Bike, que indica que a redução dos limites em áreas urbanas melhora de forma consistente a segurança de pedestres e ciclistas. Impactos mínimos nos tempos de viagem, porém, relevantes na redução de colisões e mortes no trânsito.​

O estudo completo da Ciclocidade aqui

 

COMPARTILHE:

Receba nossas novidades por e-mail

Envie sua mensagem