23 de março de 2023
Roubos e Furtos de bicicletas em São Paulo (2018-2022)
Baixe aqui o Relatório 2018-2022Ouça o podcast sobre o tema
BAIXE AQUI O RELATÓRIO
Os dados apresentados neste relatório foram obtidos através de Lei de Acesso à Informação junto à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. São dados extraídos do sistema de Registro Digital de Ocorrências (R.D.O.), que é a ferramenta de registro dos boletins de ocorrência nas delegacias de polícia de todo o Estado de São Paulo.
Desta forma, buscou-se filtrar todos os boletins de ocorrência que tiveram a subtração de ao menos uma bicicleta e cujo registro se deu entre 01 de janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2022.
É importante ressaltar que os números relativos ao ano de 2020 foram sensivelmente impactados pela pandemia de Covid-19 e pelas medidas de restrição de circulação, o que ocasionou em uma redução drástica e atípica destes crimes.
Ainda, os dados aqui apresentados se referem à totalidade dos crimes que têm registro formal em boletim de ocorrência. Sabemos, pois, que muitas vítimas não chegam sequer a registrar um boletim de ocorrência, apontando para uma realidade de subnotificação que pode, segundo cálculos desta Associação, figurar entre 30 e 40% do total de crimes com bicicletas.
Além da subnotificação, outro elemento importante de atenção é o registro do número de série do quadro da bicicleta, razão pela qual existe, desde 2016, um banco de dados público mantido pela SSP-SP para consulta de bicicletas a partir justamente do número de série. Porém, em 2022 apenas 4.850 registros – ou seja, 27% do total – incluíram o número de série, dificultando a identificação de bicicletas eventualmente recuperadas e seus respectivos proprietários.
A Aliança Bike espera que os dados ora apresentados auxiliem as empresas, os gestores e a sociedade como um todo para a produção de melhores políticas públicas que se desdobrem em mudanças sensíveis nos indicadores de segurança pública e patrimonial para ciclistas.
PRINCIPAIS RESULTADOS
- Em 2022, foram registrados 17.872 roubos e furtos de bicicleta em todo o Estado de São Paulo, envolvendo a subtração total de 18.792 bicicletas – crescimento de 12% em comparação com o ano de 2021.
- Na cidade de São Paulo, foram registradas 3.795 ocorrências de roubos e furtos de bicicletas, um crescimento de 10% em relação ao ano de 2021. Trata-se de um recorde dos últimos cinco anos.
- Em 2022, furtos representaram 87,3% entre todos os crimes, enquanto roubos representaram 12,7%.
- Tanto no Estado de SP quanto na capital, os índices de furtos de bicicletas bateram recordes em relação aos últimos 5 anos, com 15.597 deste crime em todo o Estado e 3.186 somente na capital.
- Entre todos os boletins de ocorrência de 2022, apenas 27% apresentam o número de série das bicicletas roubadas ou furtadas.
- Os locais que concentram a maior parcela dos crimes de roubos e furtos de bicicleta, no Estado de São Paulo, são as vias públicas (51%) e os locais residenciais (28%).
- As marcas de bicicletas mais citadas nos boletins de ocorrência são aquelas que apresentam modelos mais populares, indicando que a população de mais baixa renda é a principal vítima de roubos e furtos de bicicleta.
- A região da cidade de São Paulo que concentra o maior número de registros de roubos e furtos é a zona sul, com 30,65% de todas as ocorrências, seguida da zona oeste, com 22,08%.
- Os distritos policiais da cidade de São Paulo com o maior número de registros destes crimes são o 78º (Jardins), 14º (Pinheiros), 16º (Vila Clementino), 96º (Monções) e 96º (Dr. Luc. H. Beiguelman/ Itaim), concentrando 21% de todos os registros de roubos e furtos de bicicleta na cidade de São Paulo.