Skip to main content

Comissão aprova PL que prioriza mobilidade ativa nas campanhas de trânsito

Por 14 de junho de 2023Mobilidade, Notícias

As campanhas educativas de trânsito, obrigatórias por lei, devem incluir a mobilidade ativa, na qual se encontra a bicicleta, em breve. Pelo menos é o que prevê um projeto de lei apresentado pelo ex-deputado federal Gustavo Fruet (PDT/RJ) e aprovado pela Comissão de Viação e Transporte (CVT) da Câmara dos Deputados no final de maio.

“A ideia é mostrar que nenhum modal, em especial o carro, tem prioridade no trânsito, na mobilidade. A ideia é o compartilhamento e o respeito a outros modais. O objetivo é justamente chamar a atenção para a importância de respeitar e, com o tempo, incentivar a utilização de novos modais”, conta Fruet.

A proposta de incluir um terceiro parágrafo no artigo 75 da Lei 9503/1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, tem a finalidade de tornar obrigatório nas campanhas de trânsito o incentivo à mobilidade ativa. Com isso, a bicicleta ganha protagonismo nas ações realizadas pelo poder público junto à população.

“De forma prática, a intenção do projeto é garantir que tenha um conjunto de medidas que facilitem e ampliem com segurança o trânsito de pessoas que utilizam a bicicleta, ou seja, que estejam amparadas pelas campanhas de segurança no trânsito”, explica Andressa Gonçalves, analista de Relações Governamentais da Aliança Bike.

Aprovada pelo relator da CVT, deputado Alfredinho (PT/SP), a matéria aguarda agora a designação do relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) para ser encaminhada ao Senado.

COMPARTILHE:
Aliança Bike

Criada em 2003 e formalizada em 2009, a Aliança Bike tem como missão principal fortalecer a economia da bicicleta, além de trabalhar para que mais pessoas pedalem no Brasil. A entidade atua em diversas frentes de trabalho para atingir os objetivos. Conta com mais de 180 associados entre fabricantes, montadores, importadores, distribuidores e lojistas.